Faça Parte

Sevilla: Empate copeiro rumo ao pentacampeonato

Gameiro e Carriço comemorando o gol de empate
Nesta quinta-feira, Shakhtar e Sevilla realizaram um grande jogo pela semifinal da UEFA Europa League, em Lviv, válida pela primeira partida. O jogo em si foi marcado por algumas possibilidades reais de gol, mas também por muita estratégia envolvendo as duas equipes. Melhor para os espanhóis, que saíram com um empate e continuam mostrando a cada competição o seu poder copeiro que o torna cada vez mais o time mais respeitado e temido no torneio.

O que se percebeu na partida foi um time, como o Sevilla, bem postado em campo e consciente do que almejava para a partida. A estratégia de jogo armada pelo seu treinador Unai Emery foi bem ousada e equilibrada e buscou explorar melhor as qualidades de sua equipe, que era o trabalho com a bola entre o meio campo e ataque, mesmo jogando com três volantes.

Banega exerceu um excelente papel de transição de jogo e foi um dos grandes responsáveis pelo toque de qualidade essencial para a movimentação de sua equipe. O meia argentino comandava as ações da meia cancha e era o responsável tanto pela marcação mais em cima do meia atacante Kovalenko quanto pela infiltração central com sua movimentação e qualidade no passe

Já no tridente de ataque, se percebia um destaque muito grande do centroavante Gameiro que infernizava a vida dos zagueiros com sua intensa movimentação e sua capacidade de abrir os espaços para a entrada em diagonal dos outros atacantes e jogadores de outros setores de campo. Era incrível perceber como o francês conseguia envolver de uma maneira tão fácil o miolo de zaga ucraniano fazendo com que a equipe espanhola pudesse obter maior êxito em suas jogadas. Por outro lado, o ucraniano Konoplyanka fazia uma partida bastante discreta e não conseguia obter êxito para cima dos seus marcadores, hora o lateral brasileiro Ismailly e hora o seu conterrâneo Stepanenko. Com isso, a efetividade do ataque do Sevilla só não foi ainda maior porque o meia atacante não estava no seu melhor dia e ainda foi substituído no segundo tempo pelo dinamarquês Krohn-Deli (que, pouco tempo depois saiu com uma lesão no joelho, para a entrada de Coke). Por fim, Vitolo teve uma atuação de pouca participação, mas de muito poder de decisão pela sua equipe, conseguindo se movimentar muito bem, tanto pela direita e pela esquerda, além de ajudar na recomposição defensiva.

O ponto negativo esteve na marcação pelos lados do campo. Tanto Escudero e Carrizo (pela esquerda) quanto N’zonzi e Mariano (pela direita) encontraram muitas dificuldades para parar as investidas do meia atacante Marlos, que desequilibrava pelo time ucraniano e foi o responsável pelas melhores jogadas do time adversário. Os centrais da equipe, Rami e Krychowiak, tinham certa dificuldade com o argentino Ferreyra devido a sua movimentação intensa na partida, mas ambos não deram muita chance para o centroavante realizar alguma finalização mais clara contra o gol de Sória.

Comemoração do gol de Vitolo, que abriu o placar para o Sevilla
O Sevilla começou a partida impondo o seu melhor futebol e logo com 6 minutos de partida, o argentino Banega iniciou a jogada pelo meio, foi avançando e tocou para Gameiro enfiar um belo passe para Vitolo limpar com categoria o zagueiro Rakistkiy e finalizar no canto direito de Piatov, marcando um belo gol para o time da Andaluz. Mas o gol de empate saiu aos 23 minutos após a desatenção mencionada no meio campo, onde um lançamento do zagueiro Rakistkiy encontrou Marlos, entre Escudero e o zagueiro Krychowiak, que avançou com sua velocidade e com extrema categoria tocou no canto direito de Soria.

Ainda no primeiro tempo, o time ucraniano cresceu no jogo e conseguiu envolver ainda mais o time espanhol. Marlos desequilibrava na partida e, numa jogada de ponta esquerda, deu um belo corte em Mariano e acertou um magnífico cruzamento para Stepanenko cabecear como um chute e marcar outro belo gol da partida. O jogo deu uma efervescência ainda maior e o time ucraniano continuou dominando o primeiro tempo, tendo chances para aumentar o placar antes do fim dos primeiros 45 minutos.

Cabeçada de Stepanenko após bela jogada de Marlos
No segundo tempo a equipe espanhola voltou melhor e muito bem postada em campo fazendo com que o time ucraniano sentisse ainda mais o peso de uma decisão contra uma equipe que conhece bem os atalhos da competição e o domínio espanhol foi aumentando ao longo da partida. Mesmo com a saída de Konoplyanka para a entrada de Krohn-Deli que ficou poucos minutos em campo a equipe ainda manteve a sua qualidade de jogo e o atacante Gameiro se mostrou ainda mais decisivo na partida. Mesmo com um gol mal anulado, sofreu um pênalti mal marcado aos 37 minutos e converteu no meio do gol, colocando o confronto a feição para os espanhóis para o jogo da volta. A equipe também contou com a inoperância do técnico adversário que foi realizar uma substituição somente nos minutos finais da partida, quando Bernard, Wellington Nem e Eduardo da Silva entraram nos lugares de Marlos, Taison e Ferreyra, respectivamente aos 45 minutos do segundo tempo.

A próxima partida será na quinta-feira seguinte, dia 05 de maio, no Sanchez Pizjuán, na Andaluzia. O time espanhol poderá jogar por um empate em 0X0 ou 1X1, ou então, por até uma vitória simples para classificar a mais uma final de UEFA Europa League. No final de semana, o Sevilla volta a jogar o campeonato local contra o Espanyol, no Cornélia Du Prat, em Barcelona.

Plano tático: Shakhtar Donetsk 2x2 Sevilla 

Escalações: Shakhtar Donetsk 2x2 Sevilla
Por Marcos Paulo Fernandes Alves

Postar um comentário

0 Comentários