Faça Parte

Tetracampeão, o vôlei masculino é mineiro

O campeão de tudo desta temporada de 2015/16 não deixou escapar a conquista da Superliga Masculina de Vôlei. Na manhã deste domingo (10), no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília, o Cruzeiro virou sobre o Campinas e levantou a taça do quarto título, terceiro consecutivo.

Cruzeiro, tetracampeão da Superliga (Divulgação/CBV)
A primeira final do Campinas faz a equipe paulista se orgulhar do jogo. Em uma partida disputadíssima, os mineiros reagiram no segundo set e fecharam a final em 3 a 1 (23/25, 25/23, 25/15 e 30/28). 

O jogo desta manhã reeditou a final de janeiro da Copa do Brasil, em que o Cruzeiro venceu pelo mesmo placar. O Campinas, por sua vez, não se intimidou, saiu na frente com a vontade de quem chegava a um lugar nunca antes alcançado. Desde 2010, o projeto de vôlei Campinas se apresenta no cenário nacional, porém a equipe nunca havia passado da semifinal e conquistado um terceiro lugar na temporada de 2013/14.

O primeiro ponto e o primeiro set da grande final foram campinenses. A equipe jogava com garra, os ataques eram rápidos e organizados, enquanto os cruzeirenses encontraram pela frente um bloqueio eficiente que foi o diferencial do primeiro set.

De um lado, uma equipe com atletas constantemente convocados para a seleção brasileira, do outro, atletas que não estão fazendo parte do grupo comandado pelo técnico Bernadinho, ultimamente. Mas uma coisa os dois times tinha em comum, os estrangeiros que se destacam. No dia de hoje, a válvula de escape foi o cubano naturalizado brasileiro Leal.

O cruzeirense Leal fez o time respirar. Uma equipe que participava da sua sexta final de Superliga, se mostrava ansiosa. Contudo, foi no segundo set, nos erros do Campinas que o Cruzeiro cresceu. Willian e Eder se encontram em quadra, Wallace e Isac apareceram para o jogo. Foi na segunda parcial que os cruzeirenses devolveram o placar e encaminharam a virada da final.

Enquanto os mineiros eram mais efetivos, os paulistas caíram de rendimento. O ponto franco estava na recepção deles, por outro lado a vontade de conquistar o título era presente na comemoração de cada um dos 15 pontos deste terceiro set. Haja coração para o quarto, que viria a ser, o último set.

O equilíbrio e a emoção do início da partida retornaram ao fim. O Campinas corrigiu os erros, o ponta Lucas Lóh fez a diferença na parcial. Já o Cruzeiro mantinha a confiança no entrosamento de seus jogadores e creditava seus pontos certos ao ponta Leal, o melhor da final. O set point que esteve nas mãos dos campinenses, passou ao match point cruzeirense, ou melhor, no victory point. Foi a parcial mais longa, ponto a ponto até fechar em 30/28.

O campeão do ano; Campeonato Mineiro, Supercopa, Mundial, Copa Brasil e Sul-Americano, reforçou sua hegemonia com a Superliga. Na fase classificatória do campeonato nacional, terminou em primeiro lugar. Do outro lado da quadra não estava apenas o terceiro colocado na tabela, mas sim um time corajoso e firme que conquistou o vice-campeonato nacional de vôlei.
Premiações individuais da Superliga 2015/16

MASCULINO
Maior pontuador – Escobar (Minas)
Melhor ataque – Wallace (Cruzeiro)
Melhor bloqueio – Maurício (Campinas)
Melhor levantador – William (Cruzeiro)
Melhor saque – Giovanni (Bento Vôlei)
Melhor recepção – Filipe (Cruzeiro)
Melhor defesa – Serginho (Cruzeiro)

FEMININO
Maior pontuadora – Alix (Praia Clube) 
Melhor ataque – Walewska (Praia Clube)
Melhor bloqueio – Carol (Rio de Janeiro)
Melhor levantadora – Macris (Brasília Vôlei)
Melhor saque – Carol (Rio de Janeiro)
Melhor recepção – Léia (Minas) 
Melhor defesa – Vanessa Janke (Rio do Sul)

Com carinho, Cássia Moura (@cassinha_moura)

Postar um comentário

0 Comentários