Faça Parte

Arrecadação de TV na Premier League ultrapassa £1,6 bilhões

Existe uma grande parcela de saudosismo quando se diz que o Brasil é o país do futebol, já que na verdade esse título é muito mais aplicável aos ingleses. O futebol na terra da rainha é tratado com o devido respeito e atenção que ele realmente deve ter. O principal exemplo vem do dinheiro das cotas de TV, os valores são separados em três grandes pacotes: uma parcela fixa, uma por mérito e uma de acordo com a audiência.

A primeira parcela é dividida igualmente pelos clubes, na temporada 2015-16 esse valor foi em torno de £55,8 milhões por clube. A segunda parte obedece à colocação do clube no último campeonato, o campeão Leicester recebeu £24,8 milhões e o último colocado, Aston Villa, pouco mais de £1,2 milhões. A terceira fatia é dividida de acordo com o alcance de audiência atingido por cada clube, o Arsenal foi o que mais teve jogos ao vivo, 27 no total, o que gerou £21,4 milhões de arrecadação.

Valores distribuídos a cada clube na temporada 2015-16 na Premier League.
Somada toda a renda recebida pelos clubes, a Premier League distribuiu um total de £1.638.805,918 isso mesmo, mais de um bilhão e seiscentos mil euros. Destrinchando os valores, a bilionária liga separou pouco mais de £1,1 bilhões para serem divididos igualmente pelos clubes, valores que vem dos acordos de transmissão e uma parcela separada para desenvolver o marketing do clube. £260.904,868 foi à soma total dos valores pagos pelo alcance da audiência, em média, cada clube recebeu £800 mil por partida exibida ao vivo na TV. Finalizando, £260.905,050 foi o valor distribuído por mérito, pouco mais de £1,2 milhões por posição conquistada na tabela.

Mesmo se sagrando campeão, o surpreendente Leicester ficou em 5º lugar no ranking de arrecadação, recebendo pouco mais de £93,2 milhões, isso porque os Foxes só tiveram 15 jogos exibidos ao vivo durante o campeonato. O recorde de arrecadação é do Arsenal, mais de £100 milhões, valor nunca antes registrado na história do futebol. Manchester City (£96,9 milhões), Manchester United (£96,4 milhões) e Tottenham (£95,2 milhões) completam o TOP 5 de arrecadação.

A tristeza do rebaixamento também foi consolada com alguns milhões. O 17º colocado Newcastle somou £72,8 milhões em arrecadação de TV, o 18º Norwich ficou com £67,1 milhões e o lanterna Aston Villa teve que se contentar com £66,6 milhões. Para a próxima temporada, esses valores já surreais aumentam ainda mais com um novo acordo de £400 milhões pelas transmissões nacionais e outro de £600 milhões pelos direitos de TV no exterior.

Lucas Felipe (@lsouza73)

Postar um comentário

0 Comentários