Faça Parte

Federação de Kosovo é reconhecida pela UEFA

Na manha desta terça-feira (3), a Federação Kosovar de Futebol foi reconhecida oficialmente como membro da UEFA, se tornando a 55ª associada à entidade máxima do futebol europeu. Mesmo com a forte oposição da Sérvia, Kosovo teve maioria de 28 a 24 nos votos no Congresso Anual da UEFA, realizado em Budapeste, na Hungria.

40º Congresso Anual da UEFA, em Budapeste, na Hungria.
Foto: Uefa.com
O país fica localizado na península dos Bálcãs, antigo território da Iugoslávia, e declarou sua independência da Sérvia em 2008.  Metade dos países associados a ONU reconhecem Kosovo como um país, entre eles estão Estados Unidos, Reino Unido e Japão, a outra metade, que inclui Rússia, China e Brasil, ainda vê o território como uma província separatista da Sérvia.

Hashim Thaci, presidente da República do Kosovo, comemorou a decisão da UEFA com uma nota em sua página oficial no Facebook: “Kosovo na UEFA! A melhor notícia para os inúmeros fãs em nossa república. Agora vamos jogar em campeonatos internacionais, venceremos e perderemos jogos, mas ninguém nunca vai nos manter fora dos campos”.

Com o reconhecimento da UEFA, os clubes de Kosovo vão poder disputar competições continentais como a Liga Europa e a Liga dos Campeões. A seleção nacional também conquista o direito de fazer jogos oficiais e de estar nas próximas Eliminatórias para a Eurocopa de 2020. Há dois anos, o país já havia ganhado permissão para disputar amistosos, mas com restrições que incluíam a proibição de exibir símbolos nacionais durante as partidas.

A adesão a UEFA ainda abre caminho para Kosovo solicitar entrada também na FIFA. Na próxima semana, o país vai até a entidade máxima do futebol solicitar a inclusão entre as suas federações e, caso seja aprovado, o novo país pode até disputar as Eliminatórias para a próxima Copa do Mundo de 2018, que começam em setembro deste ano.


Futebol é coisa séria! Lucas Felipe (@lsouza73)

Postar um comentário

0 Comentários