Faça Parte

Grêmio apático e o fantasma das oitavas

Foto: JUAN MABROMATA/AFP
Erros, nervosismo, apatia e falta de atenção: o Grêmio que caiu para o Rosário foi um retrato perfeito do que o time vem apresentando nos últimos anos. Com um futebol que decepciona em mata-mata, o Tricolor já acumula quatro eliminações traumáticas e em sequência nas oitavas de final da Copa Libertadores da América: Universidad Católica em 2011, Independiente Santa Fe em 2013, San Lorenzo em 2014 e, agora, Rosário Central em 2016.

O Grêmio foi eliminado diante de uma equipe bem melhor que ele – é do jogo. Contudo, o desempenho do Tricolor nas oitavas foi vexatório. Engolido, tanto em Porto Alegre, como na Argentina, o time de Roger deixou os argentinos imprimirem seu ritmo de jogo, com marcação intensa, o que resultou em um festival de erros gremistas, acompanhadas de falhas na defesa. Erros, aliás, que em 2016 vão desde posicionamento em campo até o departamento médico, que deixou quatro atletas serem infectados de caxumba para só então vacinar o plantel (quando o Internacional, por exemplo, já havia vacinado seus atletas logo após surgir o primeiro caso no rival).

A defesa, grande problema do Grêmio no ano, seguiu comprometendo. Mesmo com a volta de Pedro Geromel, a equipe sofreu com o jogo aéreo. Para se ter uma ideia, metade dos gols sofridos pelo Tricolor na temporada até agora foram oriundos de jogadas de bola levantada na área. O treinador, por melhor que seja (e é!), precisa ser cobrado por isso. Somente com treinamento e cobrança efetiva é possível solucionar essa deficiência.

A derrota de hoje, vai muito além da eliminação na Libertadores. Ela certamente refletirá no quadro social do clube, na arrecadação da loja, no faturamento dos jogos e pode refletir em outros setores como direção e elenco. Resta juntar os cacos e esperar que, de fato, ocorram mudanças para o Brasileirão e Copa do Brasil, já que o primeiro semestre, que ainda nem chegou ao fim, foi vergonhoso.

Uma derrota arrasadora em uma competição na qual a torcida havia depositado muita confiança. O time que havia feito um extraordinário Campeonato Brasileiro em 2015 fez os torcedores se encherem de esperança. A classificação para as oitavas, no chamado “grupo da morte” da primeira fase, contribuiu para alimentar as expectativas ainda mais. E veio mais uma frustração. Desta vez, nem o consolo de que o time “lutou com garra” ou “perdeu jogando bem” os torcedores tiveram. Uma Libertadores em que o time começou levando “olé” do Toluca e terminou sendo massacrado pelo Rosário Central

Janaína Wille, @janainawille

Postar um comentário

0 Comentários