Faça Parte

Albânia faz história e Romênia se despede da Euro


Ganhar ou ganhar. A receita única para a Romênia frente à Albânia. Em caso de vitória, a entrada nas oitavas de final tornava-se possível, na condição de um dos quatro melhores terceiros classificados.

Precisando dos três pontos para sonhar com a passagem à segunda fase do Europeu, os romenos lutaram. Os 20 minutos iniciais foram da seleção do Cárpatos¹, com vários chutes de média distância que acabaram por não causar perigo à meta albana.

Apesar de bem organizada defensivamente, a Albânia parecia ceder à pressão a qualquer momento. Mas aos 25 minutos, mostraram força com perigoso contra-ataque, com Lila puxando pela direita e a finalização de Lenjani no lado oposto. Momento esse terá sido o clique de mudança do jogo.

Aos 44’, Memushaj cruzou para a cabeça do centroavante Sadiku, que atirou para as redes, fazendo sofrer a Romênia e assinalar o primeiro gol da Albânia na Eurocopa.

À Romênia só interessava a vitória e até o empate parecia improvável. Iordanescu sabia que não havia tempo para esperar mais. Mexeu ao intervalo e a 20 minutos do fim já tinha esgotado todas as substituições, uma delas (Torje para o lugar do lesionado Alibec) forçada.

A Romênia empurrou a Albânia, mas sem a força e a convicção necessárias para chegar ao empate. Não há registro de uma grande defesa do guardião albanês e só Andone, aos 77’, esteve perto de igualar o placar, com um arremate violentíssimo na trave.

Faltava sorte para desmontar o bloco defensivo coeso montado por Gianni de Biasi. Técnico italiano chutou a Romênia para fora da Euro e ainda sonhou com as oitavas de final. Quem diria, não é?

Depois de surpreender na 1° rodada da Euro contra a Anfitriã França, a Romênia mais uma vez surpreendeu, mas dessa vez de forma negativa.

Sim, foi uma surpresa o desempenho e o bom ritmo de jogo romeno na partida contra a França, a equipe segurou ao máximo os franceses, mas a derrota no final foi inevitável.

Deu pra ver que a Romênia seria forte candidata à classificação ao lado da França, mas os resultados seguintes não favoreceram as expectativas. O jogo seguinte foi contra a Suíça, e a equipe empatou por 1x1, tornando a classificação mais e mais distante.

E por fim, veio o golpe final em um jogo de "Vida ou Morte": Romênia x Albãnia se enfrentaram para decidir quem conseguiria ter chances de acesso para a próxima fase.

E o resultado já sabemos, com gol de Sadiku, a Albânia venceu com o placar de 1x0 (Foi o 1° gol da Albânia na história da Eurocopa). Com isso, a Romênia deu adeus à Euro 2016:

"Mulțumim tuturor suporterilor care ne-au susținut în cele trei meciuri disputate în grupele #EURO2016"!
Palavras ditadas no Twitter oficial da Seleção da Romênia, após a eliminação. Com significado semelhante a:
 "Obrigado a todos os fãs que nos apoiaram nos três últimos jogos disputados na #EURO2016"!

Nota:
1. Cárpatos é o nome de um sistema montanhoso que forma um grande arco em vários países do leste europeu, entre eles, a Romênia.

Pedro Silveira || @PedroSilveira7
Lucas André || @luc4s_andre
Linha de Fundo || @SiteLF

Postar um comentário

0 Comentários