Faça Parte

Aquecimento Olímpico: Levantamento de Peso

Uma barra fixa, um peso de cada lado e claro, muita força. Esses são alguns dos elementos necessários para praticar o Halterofilismo, ou Levantamento de Peso Olímpico (LPO). Mas se engana quem pensa que a força é o principal. O esporte que tem como objetivo erguer a maior quantidade de peso possível sobre a cabeça, também exige técnica, muita coordenação, equilíbrio e flexibilidade.


Arranque (Via: Rio 2016)
Nesta modalidade olímpica, os atletas competem em duas provas: arranque e arremesso.

Arranque: prova em que o halterofilista deve levantar a barra do chão até acima na cabeça, num movimento rápido e sem pausa, onde não pode apoiá-la no seu corpo. O peso deve ser erguido e manter-se estável por dois segundos, esperando apenas o sinal dos árbitros para poder abaixar novamente.

Zhou Lulu, medalha de ouro em Londres carregando 333kg no total, é recordista olímpico na categoria super pesado [+75kg] (Foto: Iron Mind)
Arremesso: nesta prova, o atleta primeiro coloca a barra de modo horizontal em frente às suas pernas, levantando-a até a altura dos ombros, enquanto se agacha ou dobra as pernas. Depois, levanta o peso acima da cabeça, jogando uma das pernas para trás. Na posição final, o levantador realinha as pernas e estende os braços. Ele deve manter-se estabilizado, durante dois segundos, até os árbitros darem o sinal.

Nas Olimpíadas, ganha aquele que obtiver o melhor resultado no total, ou seja, somando seus pesos nas duas provas.

As mulheres competem em sete categorias e os homens em oito.

Feminino: Peso mosca (até 48kg); Peso galo (até 53kg); Peso pena (até 58kg); Peso leve (até 63kg); Peso médio (até 69kg); Peso pesado (até 75kg); Peso superpesado (acima de 75kg)

Masculino: Peso galo (até 56kg); Peso pena (até 62kg); Peso leve (até 69kg); Peso médio (até 6977kg); Peso meio-médio (até 85kg); Peso meio-pesado (até 94kg); Peso pesado (até 105kg); Peso superpesado (acima de 105kg)

Lá vem história...

O Halterofilismo é muito antigo, sua origem se perde no tempo e tem uma história de “idas e vindas”. No ano de 1891, ocorreu o primeiro Campeonato Mundial do esporte, em Londres. O sucesso da modalidade fez com que ela se tornasse olímpica em 1896. Entretanto, foi deixado de fora dos jogos de 1900. De volta em 1904, ganhou provas diferentes, com duas mãos e haltere geral. Parecia que desta vez, o caminho do desporto não teria mais paradas. Porém, se viu abolido nos Jogos seguintes. Apenas em 1920, foi reposto nas Olimpíadas para não sair nunca mais. Apesar dessa origem antiga, as mulheres só puderam disputar o Levantamento de Peso Olímpico há 16 anos, nos Jogos de Sidney, em 2000.

Rio 2016

Aleksey Lovchev, no Mundial de Levantamento de Peso em 2015 (Foto: Divulgação YT)
Uma das maiores ausências da Rio 2016 é Aleksey Lovchev, o Campeão Mundial de Levantamento de Peso em 2015, que na categoria superpesado (+ 105kg), carregou exatos 475kg na soma nas duas provas, conquistando não só o ouro, mas quebrando um recorde. O atleta é mais um dos russos que foram pegos no antidoping. Ele foi suspenso por quatro anos, após fazer uso de Ipamorelin, uma substância de hormônio de crescimento.

Fernando Reis, o maior nome do halterofilismo brasileiro (Foto: Divulgação Esportes Terra)
O Campeão Pan-americano do Levantamento de Peso, não conseguiu fazer uma grande atuação no Mundial de 2015, entretanto, Fernando Reis continua sendo o maior nome do halterofilismo brasileiro e é recordista das Américas, tendo carregado 427kg no total das provas. Para garantir pódio nesta Olimpíada, o atleta de 26 anos, pretende superar seu recorde pessoal, disputando na categoria superpesado.

Local de competição: Riocentro – Pavilhão 2

O Riocentro está localizado na Barra da Tijuca, próximo ao Parque Olímpico da região. O seu segundo pavilhão foi adaptado para as provas de levantamento de peso e halterofilismo. O local também servirá para treinamento dos atletas de boxe que terão suas provas disputadas no Pavilhão 6. A capacidade é de 6500 pessoas que acompanharão os duelos. 

Postar um comentário

0 Comentários