Faça Parte

Aquecimento Olímpico: Polo Aquático

Uma bola em mãos e comemorações de gols, mas este esporte não é o handebol. A singela diferença entre os dois que modifica toda a ideologia da modalidade é a presença de uma piscina. Dentro das águas, sem se apoiar nas bordas ou encostar-se ao chão, sete atletas de cada lado tentam marcar mais gols e sair vitorioso do jogo.


Lá vem história...

Antes de virar modalidade olímpica, o futebol aquático, como era conhecido no começo, teve a primeira partida oficial disputada em 1876. Apenas seis anos depois de seu surgimento como uma brincadeira para hóspedes de um hotel.

Em 1880, já foi disputada a primeira competição internacional. Em 1888, veio uma mudança drástica: a criação dos gols. Até então, os pontos eram marcados quando a bola passava da linha de fundo. Esse detalhe, por sinal, ajuda a desvendar o mistério por trás do nome do esporte. O polo tradicional também se caracterizava pela marcação de pontos após a bola passar pela linha de fundo. Mesmo tendo sido regulamentado oficialmente apenas em 1911, o polo aquático marcou presença já na segunda edição dos Jogos Olímpicos, em Paris 1900.

Em dias atuais o polo aquático é comandado pela Federação Internacional de Natação - Fina. O primeiro Campeonato Mundial da modalidade foi disputado em 1973 e conquistado pela Hungria, seleção que domina o cenário do esporte.

Rio 2016

A partida é dividida em quatro quartos de 8 minutos cada. Como o cronômetro é parado sempre que a bola sai dos limites de jogo ou ocorre alguma infração, uma partida pode durar até 65 minutos.  Cada equipe tem 30 segundos para finalizar o ataque. Caso estoure esse tempo, perde a posse de bola. 

Se o jogo terminar empatado em partidas que necessitem de um resultado final, a decisão acontece por meio de uma série de tiros de pênalti, com cinco cobranças para cada time. Caso o empate persista, repete-se a ordem dos cobradores até que um marque o gol e seu adversário erre. Cada quarto começa com os dois times alinhados em lados opostos da piscina, próximos às suas linhas de gol. A bola é liberada por um aparelho no meio da piscina e o árbitro apita para dar início à partida. Os jogadores nadam rapidamente até a bola, a posse será do time que chegar primeiro.

(Foto: Portal r7.com)
É proibido tocar o fundo ou as bordas da piscina, afundar a bola e segurar ou empurrar o adversário. Em caso de falta grave, o jogador é excluído por 20 segundos.  Se cometer três faltas graves, é excluído da partida. Cada equipe é formada por 13 jogadores, sendo sete titulares: seis atletas de linha e um goleiro. O goleiro é o único jogador que pode segurar a bola com as duas mãos e usar o punho para afastá-la. Sempre usa touca vermelha, com o número 1 ou 13.

As mulheres jogam de maiô, e os homens, de sunga.  As toucas são feitas de nylon e trazem o número de cada jogador na parte lateral e a sigla do país na frente.  Elas devem ser usadas durante toda a partida se um jogador perder a touca durante o decorrer do jogo deverá repô-la na próxima parada.  As equipes devem usar toucas de cores contrastantes. Quase sempre, uma equipe joga de touca branca, e a outra, de azul.  A bola pesa de 400g a 450g, com tamanhos diferentes para o masculino e o feminino.

A área vermelha fica a 2m do gol. O jogador de ataque estará impedido se entrar nessa área sem a bola ou se a bola estiver fora desta área.  A área amarela fica a 5m do gol e é a zona do pênalti: se uma falta for marcada dentro desta área impedindo um provável gol, será marcado tiro de pênalti a favor do time no ataque.

Seleção brasileira feminina foi Bronze nos Jogos Pan-Americanos do Canadá em 2015.
Bronze Polo Aquatico feminino Brasil Pan-Americano (Foto: Jonne Roriz/Exemplus/COB)
(Foto: Jonne Roriz/Exemplus/COB)
Local de competição: Centro Aquático Maria Lenk

(Foto: Divulgação Pan-Americano 2007)
O evento acontecerá no Centro Aquático Maria Lenk, que foi erguido para o Pan 2007, com duas piscinas e plataformas de saltos. O complexo passou por pequenas intervenções para sediar as disputas de saltos ornamentais, polo aquático e nado sincronizado nos Jogos Rio 2016.

Postar um comentário

0 Comentários