Faça Parte

Contra-ataque perfeito e na hora certa: Portugal elimina a Croácia e está nas quartas

Portugal e Croácia duelaram em Lens por uma vaga nas quartas de final da Euro, Portugal buscava a primeira vitória na competição, pois se classificou com 3 empates, apesar de muito mais volume de jogo que seus adversários. Já a Croácia, além da vitória buscava também um tabu histórico vencer a seleção portuguesa pela primeira vez na história e também, marcar o primeiro gol nos lusos.


Diferente dos jogos da fase de grupo, onde Portugal fazia questão da posse de bola, trabalhar todas as jogadas e propor o jogo, contra a Croácia os portugueses inverteram os papéis, Deixaram os croatas propor o jogo, porém a boa marcação e bons desarmes faziam com que as jogadas da seleção croata fossem sem efeito. O jogo foi feio, durante os 90 minutos, com Portugal apenas saindo nos contra ataques, CR7 isolado esperando por uma bola. A seleção portuguesa começou a se aventurar no ataque à partir do segundo tempo, quando o treinador Fernando Santos colocou o jovem Renato Sanches no lugar de André Gomes, a mobilidade do "miúdo" fez bem aos portugueses, que passaram a acreditar mais depois de 45 minutos só a se defender.

Na prorrogação a dinâmica foi a mesma, a Croácia percebeu que por baixo, estava difícil chegar ao gol, a partida de José Fonte e Pepe era perfeita, ambos anularam Perisic, Mandzukic e depois Kalinic, e William Carvalho foi perfeito na marcação sobre Rakitic e Adrien Silva tomava conta de Modric. Assim apesar de Croácia ter a bola, a marcação portuguesa fazia com que os croatas errassem muito nas finalizações.

Na prorrogação Portugal e Croácia buscaram a vitória, mas dentro da dinâmica inicial, Croácia propunha a posse de bola e ações ofensivas, e Portugal os contra-ataques, mas emoção mesmo só foi aparecer após os 10 minutos da etapa final da prorrogação. A seleção croata havia chegado por duas vezes e quase marcou, primeiro com Vida de cabeça, após cobrança de falta lateral, depois com Kalinic que após cruzamento, acertou a trave. No contra-ataque, Cristiano Ronaldo e Quaresma roubaram juntos a bola no campo de defesa e tocaram para Renato Sanches, que sozinho pode avançar até o gol croata num ataque de quatro contra três, rolou pra Nani na esquerda que devolveu pra CR na esquerda. Ele chutou cruzado e o goleiro defendeu, no rebote a bola se ofereceu em cima da linha, no alto para Ricardo Quaresma fazer o gol da vitória portuguesa, aos 12 minutos da parte final da prorrogação. Praticamente um gol de morte súbita, que acabou com o ímpeto croata e classificou Portugal para as quartas, em que agora enfrentará a Polônia.


CURIOSIDADE E BIZARRICE

Portugal se torna também a única seleção das presentes a estar em todas as quartas de final, desde 1996.

Foi sem dúvida o jogo mais bizarro até agora da Euro, pois até os 12 minutos do segundo tempo da prorrogação portugueses e croatas não haviam acertado sequer um remate no alvo. Croácia e Portugal finalizaram 22 vezes, mas só Portugal acertou o alvo por três vezes, inclusive  a que resultou no gol de Quaresma ao fim da prorrogação.

Croácia:

A Croácia se despede definitivamente da Euro 2016, depois de ser eliminada pela seleção portuguesa. Seleção croata que entrou como zebra, começou a competição encantando muitos e para alguns otimistas acreditavam que ela podia chegar mais longe - eu era um desses - porém infelizmente não teve como.

Era esperado desde um início um jogo bem equilibrado e truncado de se ver. Havia uma grande esperança pelo lado croata que sabiam que era uma partida importante e tinham capacidade de vencer, já que a Croácia foi uma das surpresas da fase de grupos.
Porém, foi uma partida de poucas finalizações e chances de gol, pelo lado croata estavam muito apagado dois destaques da seleção, trata-se de Modric e Rakitic que erram inúmeros passes na partida e foram pouco participativos. Sabíamos que os dois poderiam ter mostrado mais no jogo, mas nada de gols na primeira etapa.

Já que ambos os lados não marcaram gols, a partida acabou indo pra prorrogação e na infelicidade croata, aos 12 minutos da segunda etapa, em um rebote, Quaresma na primeira finalização do jogo abriu o placar para Portugal, na tristeza dos croatas que até então estavam sendo eliminados da Eurocopa 2016. Sem dúvidas foi uma competição incrível para o povo croata que foram muito bem na fase de grupos, mas que acabou parando no mata-mata, nada mais, nada menos, pelos portugueses. 

Os jogadores e torcedores saíram de campo chorando, pois não queriam ser eliminados, acreditavam que a Seleção poderia fazer história e quem sabe poderia conquistar a inédita Euro. Agora é bola pra frente e tentar na próxima Euro fazer história novamente. Deixo aqui meu muito obrigado a seleção croata por tudo o que proporcionou nessa competição, foi uma honra cobrir essa seleção que por mais que nunca tenha vencido a Euro, ela tem bastante tradição. Enfim, até a próxima, Vamos Croácia!


Foto: globoesporte.com
A seleção de Portugal classificada jogará pelas quartas de final diante da Polônia na próxima quinta-feira (30) às 16h em Marseille. Promessa de outro jogo difícil e truncado, a expectativa é que Portugal vença.


Rodrigo Portuga e Cesare Boralli.

Postar um comentário

0 Comentários