Faça Parte

Flamengo de Guarulhos comemora aniversário com lançamento da Corvopédia

Aniversários são marcos importantes na vida de cada pessoa. É o momento de comemoração, de saudar o presente, projetar um futuro ainda melhor e, claro, não se esquecer de olhar para o passado que, afinal, é de onde vem à bagagem que permite a evolução. Para um time de futebol esse passado é ainda mais importante: é nele que estão as marcas e conquistas que permitem que o clube siga sonhando com dias melhores e fortalecem a sua tradição.

É nesse pensamento que se inspira a Associação Atlética Flamengo, time paulista que neste dia primeiro de junho completa mais um ano e sabe da importância de valorizar e trabalhar o resgate da sua rica história. O aniversário é do Corvo, como é carinhosamente conhecido o clube, mas o presente é para a sua torcida (e para todos que gostam de futebol): uma enciclopédia virtual com detalhes de todo passado do clube.

Capa da Corvopédia
A Corvopédia, como foi batizado o site, foi desenvolvida pelos estudantes de jornalismo Marcos Vieira Ribeiro (idealizador) e Gabriel Pitor Oliveira (produtor e diretor administrativo) e traz os detalhes dos 62 anos de história do clube que nasceu através de Guiomar Pereira Xavier, torcedora fanática do Flamengo carioca e que fundou o clube paulista em 1954.

O fácil acesso às funcionalidades da Corvopédia aliado a um layout interativo permite rápidas consultas e ajudam a resgatar detalhes de um passado que muitas vezes acaba esquecido, como as conquistas dos tempos de amadorismo do clube, com direito a um hepta do campeonato amador municipal de Guarulhos ou a primeira tentativa profissional do clube, em 1979, pouco conhecida pelo público em geral.

Um dos grandes orgulhos do Flamengo é seu estádio Antônio Soares de Oliveira, construído em 1980 e apelidado carinhosamente de Ninho do Corvo. Ele se tornou grande trunfo na segunda etapa de profissionalização do clube, desta vez definitiva, que ocorreu na década de 1990.

Foi na virada do século que o clube chegou aos anos dourados: Conquistou os títulos da Segunda Divisão Paulista-B2 (quinta divisão estadual) em 1999 e, no ano seguinte, já venceu também o título da Segunda Divisão Paulista (quarta divisão estadual). Em 2001 um novo acesso, para a A2 (segunda divisão estadual) quando quase chegou à elite do futebol paulista.

flamengo corvopedia marcos vieira ribeiro gabriel pitor
Os idealizadores do site seguram taça conquistada pelo Flamengo. Clube teve parceria com Empório dos Bottons, estampando banner de apresentação do site.
O clube atingiu a fama internacional quando fez um jogo amistoso em 2003 no Líbano, vencendo os donos da casa, e em 2005, participando de um campeonato internacional em homenagem à Copa do Mundo de 2002. A nova queda para a A3 não desanimou o Corvo que conquistou em 2008 seu maior título até hoje: campeão paulista da A3 (terceira divisão estadual).

Toda essa história é preservada com a criação da Corvopédia e com grande riqueza de detalhes. É possível ver todos os jogos do time rubro-negro, com todo histórico de vitórias, empates e derrotas e até uma análise por cores (retrospecto contra tricolores, alviverdes, alvirrubros e outras combinações possíveis), gols marcados e uma série de detalhes, incluindo diferenciação de retrospecto para jogos em casa e fora e nos diversos campeonatos que disputou. Tudo isso pode ser consultado e até baixado em diversos PDFs pelos visitantes do site.

Marcos Ribeiro, idealizador do site, define como “um trabalho completo e minucioso, que, além de essencial suporte à imprensa, serve para situar o clube temporalmente da devida forma”, defendendo a importância da valorização sobre a história do clube. O site também conta com matérias que acompanham o clube nos dias mais modernos através das redes sociais do clube.

Independente da simpatia ou não pelo Flamengo vale a pena entrar e conhecer a Corvopédia e desfrutar desse mar de informações e curiosidades. É possível, inclusive, que alguns passem a acompanhar e torcer pelo sucesso do time rubro-negro para que esses números continuem a crescer.

Postar um comentário

0 Comentários