Faça Parte

Guia da Série D - Grupo A10 até A13

Após os guias das três principais divisões, o Linha de Fundo não poderia deixar de trazer o Guia da Série D, que será um pouco diferente devido ao número maior de clubes. Dividimos em cinco partes e essa será a quarta da série especial que preparamos sobre a competição. Nela falaremos sobre os clubes dos grupos A10 até A13, que representam a região Centro Oeste/Sudeste do Brasil.


Grupo A10: Ceilândia-DF, Aparecidense-GO, Comercial-MS e Araguaia-MT.

Por: Artur Pinheiro || Twitter: @arturpinheirom

Ceilândia Esporte Clube
Fundação: 23 de agosto de 1979
Cidade: Ceilândia-DF
Estádio: Maria de Lourdes Abadia (Abadião)
Jogador mais importante: Baiano
O Ceilândia garantiu sua participação nas próximas edições da Série D devido a uma grande campanha no estadual, eliminando os renomados Brasília e Brasiliense nos pênaltis e sendo vice-campeão do seu estadual em 2016, perdendo a taça para o Luziânia. O alvinegro vem como grande candidato a  primeira colocação de seu grupo. O time do Distrito Federal conta com um elenco unido e a  ajuda do experiente meia Baiano para lutar pela a vaga na série C do ano que vem. 
Associação Atlética Aparecidense
Fundação: 22 de outubro de 1985
Cidade: Aparecida de Goiânia-GO
Estádio: Anníbal Batista de Toledo
Jogador mais importante: Robert
Com campanha “decepcionante” no Goianão 2016, já que não alcançou as semifinais e ficou em terceiro lugar no seu grupo, a Aparecidense vem para a quarta Série D de sua história. Em um grupo complicado com times fortes, o desempenho da Aparecidense se torna uma enorme incógnita. O time conta com um elenco que foi capaz de eliminar o Sport (PE) da Copa do Brasil e sua estrela Robert (atacante) para ao menos brigar para se classificar entre os 15 melhores segundos colocados.

Esporte Clube Comercial
Fundação: 15 de março de 1943
Cidade: Campo Grande-MS
Estádio: Estádio Universitário Pedro Pedrossian
Jogador mais importante: Aloísio Chulapa
Com excelente campanha no estadual, sendo vice-campeão (perdendo para o Sete de Dourados na final) e com a melhor campanha na primeira fase, o Esporte Clube Comercial chega como um dos favoritos em seu grupo na série D 2016 e deve disputar a liderança do grupo com o Ceilândia. O time de Campo Grande conta com a estrela Aloísio Chulapa e a força da torcida no "Morenão" para tentar a vaga na série C.

Associação Atlética Araguaia
Fundação: 17 de maio de 2014
Cidade: Barra das Garças-MT
Estádio: Zeca Costa
Jogador mais importante: Cabralzinho
Uma das grandes zebras da Série D 2016 se encontra no grupo A10. Após subir para a primeira divisão matogrossense em 2015, a Associação Atlética Araguaia em campanha histórica, bateu times já conhecidos nessa competição como Operário(4x0) e Dom Bosco (2x1) e cravou sua vaga nas próximas duas edições da Série D ao chegar nas semifinais do Mato-Grossense 2016 e acabar sendo eliminada pelo Sinop. O time tem a ajuda do  atacante Cabralzinho para tentar surpreender em 2016, cabe agora saber se eles serão capazes de repetir tal façanha em nível nacional.

Grupo A11: Luziânia-GO, Anápolis-GO, Sete de Dourados-MS e Sinop-MT.
Por: Artur Pinheiro || Twitter: @arturpinheirom
Associação Atlética Luziânia
Fundação: 13 de dezembro de 1926
Cidade: Luziânia-GO
Estádio: Zequinha Roriz (Serra do Lago)
Jogador mais importante: Tatuí
Campeão do Distrito Federal com a melhor campanha da primeira fase, eliminando diversos times (Gama, Sobradinho e Ceilândia) e impondo respeito em seu estadual. A Associação Atlética Luziânia vem para mais uma Série D e dessa vez num grupo bastante equilibrado. Com elenco reforçado, o time conta com o seu atacante principal, Tatuí e a força da torcida em seu estádio para brigar pela liderança do grupo ao lado de Anápolis e Sinop, e quem sabe, almejar talvez uma vaga na Série C 2017.

Anápolis Futebol Clube
Fundação: 1 de maio de 1946
Cidade: Anápolis-GO
Estádio: Jonas Duarte
Jogador mais importante: Michel Platini

Finalista do Goianão 2016 e vice-campeã perdendo para o Goiás na final, o Anápolis foi dono de uma campanha surpreendente, eliminando o Atlético Goianiense na semifinal, e ficando na frente do Vila Nova na primeira fase, (visto que o time tinha acabado de subir de divisão). O Galo da Comarca conta com um elenco maduro e qualificado para disputar a Série D 2016. Dentre os principais jogadores estão Leandro Euzébio (ex-jogador de Fluminense e Goiás) além do meio campo Toró (ex-jogador do Flamengo) e o atacante Michel Platini, uma das sensações do estadual. O time deve brigar pela liderança do grupo A11, mas não deve ir muito longe na Série D.

Clube Desportivo Sete de Setembro
Fundação: 7 de setembro de 1994
Cidade: Dourados-MS
Estádio: Fredis Saldivar (Douradão)
Jogador mais importante: -

Campeão inédito sul-matogrossense em cima do Comercial numa final bastante disputada, o “Sete de Dourados” vai para sua primeira participação na Série D. Mesmo com grande campanha no estadual e  contando com a ajuda da sua torcida, o time é considerado o mais fraco do grupo e vai lutar para que sua campanha não passe em branco, almejando ao menos um segundo lugar no grupo. Somente o tempo é capaz de nos contar se eles serão capazes.

Sinop Futebol Clube
Fundação: 16 de janeiro de 1977
Cidade: Sinop-MT
Estádio: Gigante do Norte
Jogador mais importante: Abner 
Vice-campeão mato-grossense, após perder uma disputadíssima final contra a Luverdense no Gigante do Norte, o Sinop Futebol Clube é dono de uma bela campanha no seu estadual em 2016, sendo o líder da segunda fase. O time vem para mais uma edição da Série D com um elenco recheado de bons jogadores, como Abner e Ferrugem, além de ser um dos favoritos a passar de fase em seu grupo, sendo em primeiro ou segundo lugar. Para a Série D 2016, a diretoria corre atrás de 6 reforços para tentar a vaga na Série C como por exemplo Valdir Papel, e o meio campo Marcos Biririgui e espera uma campanha sólida na fase de grupos.

Grupo A12: Desportiva Ferroviária, Goianésia, URT e Volta Redonda.
Por: Marcelo Júnior || Twitter: @marcelinjrr

Associação Desportiva Ferroviária Vale do Rio Doce 
Fundação: 17 de junho de 1963
Cidade: Vitória-ES
Estádio: Engenheiro Alencar Araripe
Jogador mais importante: Fabinho Capixaba (lateral-direito) e Vinícius Casão (meia)
Embora já tenha disputado até a elite do futebol brasileiro, a Desportiva Ferroviária é a "zebra" do grupo e tentará se classificar entre os 15 melhores segundos colocados, para não deixar a participação passar em branco. Com uma campanha incontestável no Capixabão, que lhe garantiu como um dos campeões estaduais de 2016, a Locomotiva Grená está de volta à uma divisão do futebol brasileiro depois de 13 anos. Contudo, para conseguir chegar a segunda fase, o time terá que se superar, tendo adversários considerados mais difíceis do que teve no campeonato do Espírito Santo.

Goianésia Esporte Clube
Fundação: 28 de março de 1955
Cidade: Goianésia-GO
Estádio: Valdeir José de Oliveira
Jogador mais importante: Maranhão (atacante)

O Goianésia iniciará a competição tentando esquecer o primeiro semestre, quando foi eliminado na primeira fase da Copa do Brasil, para o ABC-RN, e lutou contra o rebaixamento no Campeonato Goiano, escapando na última rodada. Com isso, o clube não garantirá presença na Série D do ano que vem, mas na edição atual disputará a competição graças a boa campanha no Goianão de 2015. No entanto, as enormes dificuldades financeiras quase fizeram o time desistir de disputa-la e a solução foi uma parceria com o Brasília, onde a equipe realizará os treinamentos. A única esperança de ter um calendário cheio na próxima temporada, é conseguir o acesso para Série C, mas para isso precisará surpreender e ficar entre os quatro na Série D 2016, onde não é favorito a passar nem da primeira fase. 

União Recreativa dos Trabalhadores (URT)
Fundação: 9 de julho de 1939
Cidade: Patos de Minas-MG
Estádio: Zama Maciel
Jogador mais importante: Michel Paulista (atacante)
O URT começou a temporada surpreendendo. Após ficar em terceiro na primeira fase do Campeonato Mineiro, o time de Patos de Minas foi o único representante do interior à chegar nas semifinais, consequentemente, garantindo uma das vagas na Série D e o título mineiro do interior. Logo em sua primeira participação na competição, o time buscará fazer um bom papel, mas para isso precisará surpreender mais uma vez. Com o elenco totalmente reformulado, contando com reforços modestos do Módulo II (segunda divisão mineira) e muitos deles jovens, dificilmente conseguirá repetir as atuações do estadual. A expectativa é que brigue para se classificar entre os 15 melhores segundos colocados.

Volta Redonda Futebol Clube 
Fundação: 9 de fevereiro de 1976
Cidade: Volta Redonda-RJ
Estádio: Raulino de Oliveira
Jogador mais importante: Tiago Amaral e Marcelo Nicácio (atacantes)
Poucos clubes disputaram tanto a Série D quanto o Volta Redonda. Desde que a competição foi criada, em 2009, o time carioca participou três vezes e a sua melhor campanha foi em 2011, sendo eliminado para o time que viria a ser o campeão daquela edição, o Tupi-MG. Além da experiência, a equipe conta com o bom momento para conquistar o acesso, é outro que já levantou um caneco nesta temporada. O Voltaço foi o melhor time do Cariocão depois dos quatro grandes e por pouco não se classificou para às semifinais. No entanto, conseguiu o título da Taça Rio, garantindo assim, sua vaga na Série D. Após a ótima campanha no estadual, boa parte do elenco permaneceu, - inclusive o técnico - que conta com uma mescla entre jogadores experientes e jovens formados na base. Argumentos suficientes para ser apontado como favorito do grupo A12. 

Grupo A13: Espírito Santo, Caldense, Audax e Boa Vista.
Por: Francisco Borja || Twitter: @BorjaFrancisco_

Espírito Santo Futebol Clube
Fundação: 6 de agosto de 2006
Cidade: Vitória-ES
Estádio: Engenheiro Araripe
Jogador mais importante: Eraldo e Júlio Cesar
O Espírito Santo é um time da capital do estado, Vitória, time criado recentemente, com um projeto ambicioso de desenvolvimento, apesar disto, o time é o azarão do grupo. A classificação para a Série D veio através do vice-campeonato estadual onde perderam para a Desportiva Ferroviária após uma ótima campanha.
Associação Atlética Caldense
Fundação: 7 de setembro de 1925
Cidade: Poços de Caldas-MG
Estádio: Municipal Dr. Ronaldo Junqueira (Ronaldão)
Jogador mais importante: Ewerton Maradona (meia) e Léo Guerreiro (atacante)
A veterana chegou a classificação na última rodada do Campeonato Mineiro, obteve a quinta colocação e a sorte do tropeço de concorrentes diretos. Time muito irregular durante a sua campanha no mineiro e na Copa do Brasil (onde foi eliminado na primeira fase), mostrando que existe a necessidade de reforços e de mudanças já ocorridas no comando técnico, agora com Thiago Oliveira (ex-treinador do Batatais). Devido a dificuldade do grupo, esta Série D para a Caldense é uma incógnita. O esperado pelos torcedores é a segunda vaga do grupo.
Grêmio Osasco Audax 
Fundação: 8 de dezembro de 2004
Cidade: Osasco-SP
Estádio: Prefeito José Liberatti
Jogador mais importante: -
O Audax foi uma das sensações do país no primeiro semestre, entretanto, aquela equipe do Paulista não será a mesma na Série D. Após a parceria do investidor Mário com o Oeste, os jogadores do vice campeonato foram cedidos ao time de Itápolis, assim o Audax será apenas mais um no grupo. Sem nenhum objetivo e perspectiva de avançar à segunda fase da competição, atuará com os jogadores do time sub-20, mas tenta surpreender.


Boa Vista Sport Club 
Fundação: 14 de outubro de 1961
Cidade: Saquarema-RJ
Estádio: Eucy Resente de Mendonça (Bacaxá)
Jogador mais importante: Reinaldo (atacante)
O Boavista vive momentos de grandes dificuldades financeiras, o Verdão de Saquarema cogitou a possibilidade de desistir da sua vaga na Série D, mas para a alegria do povo, a busca por um patrocinador foi bem sucedida e hoje a base do elenco ficará e o time disputará o nacional. É verdade que estará sem seus principais jogadores, Leandrão e Guilherme Costa saíram da equipe. Mas isso não faz com que a equipe deixe de ser forte e competitiva. Um time muito bem sucedido em casa, que irá explorar disto para avançar a segunda fase da Série D. Os comandados de Rodrigo Beckham fizeram um estadual seguro sendo os melhores classificados na primeira fase e sendo o sexto colocado na segunda, garantindo assim uma vaga na Taça Rio e em seguida no nacional. Vindo também como favoritos do grupo.


Postar um comentário

0 Comentários