Faça Parte

Guia da Série D – Grupo A14 até A17

Após os guias das três principais divisões, o Linha de Fundo não poderia deixar de trazer o da Série D, que será um pouco diferente devido ao número maior de clubes. Dividimos em algumas partes e essa será a quinta da série especial que preparamos sobre a competição. Neste texto, falaremos sobre os clubes dos grupos A14 até A17, que representam a região Sudeste/Sul do Brasil.

GRUPO A14: Villa Nova-MG, Portuguesa-RJ, São José-RS e São Bento-SP.
Por: Isabela Macedo || Twitter: @ismacedo_

Villa Nova Atlético Clube
Fundação: 28 de junho de 1908
Cidade: Nova Lima-MG
Estádio: Municipal Castor Cifuentes
Jogador mais importante: 
O Leão do Bonfim, como é conhecido o Villa, foi o segundo melhor time dos "sem divisão" no Campeonato Mineiro, um time muito consistente e com várias peças experientes. Infelizmente passa por alguns problemas financeiros e quase anunciou a desistência do campeonato. As expectativas são de passar de fase e ir rumo ao título.
 Associação Atlética Portuguesa
Fundação: 17 de dezembro de 1924
Cidade: Rio de Janeiro-RJ
Estádio: Luso Brasileiro
Jogador mais importante: Eberson e Rafael Paty
A Portuguesa carioca, time da Ilha do Governador, conseguiu a sua vaga na Série D devido à vitória da Copa Rio de 2015. Em sua volta a principal divisão do futebol estadual, o time fez uma campanha sólida de estabilização e não é favorito neste forte grupo, quem sabe o time precise esperar mais um ou dois anos para tal oportunidade.

Esporte Clube São José 
Fundação: 24 de maio de 1913
Cidade: Porto Alegre-RS
Estádio: Passo D'Areia
Jogador mais importante: Heliardo
Um dos tradicionais clubes de futebol de Porto Alegre chega a Série D focada em uma vaga na C. O time manteve a base da excelente campanha no Gaúchão onde foi semifinalista perdendo para o Internacional sofrendo um gol apenas em momento de descuido. O artilheiro da competição com oito gols continua no Zequinha e Heliardo já prometeu ajudar o time no acesso. O elenco chega na competição concentrado e entrosado buscando dar trabalho aos adversários.

Esporte Clube São Bento 
Fundação: 14 de setembro de 1913
Cidade: Sorocaba-SP
Estádio: Municipal Walter Ribeiro
Jogador mais importante: Leandro Melo e Morais
O Bentão conseguiu a vaga na D através da boa campanha realizada no Campeonato Paulista, chegando às fases de mata-mata da competição. O Azulão conseguiu vencer times de tradição como São Paulo e Palmeiras e mantém sua base para o Brasileiro, contando com o retorno de ex-jogadores e novos companheiros para reforçar uma equipe preparada.

GRUPO A15: JMalucelli, Madureira, Novo Hamburgo e Brusque.
Por: Frederico Kuhnen || Twitter: @Fred_Metro2002

JMalucelli Futebol S/A  
Fundação: 27 de dezembro de 1994
Cidade: Curitiba-PR
Estádio: Janguito Malucelli
Jogador mais importante: -
Depois de uma grande primeira fase no Campeonato Paranaense, o time viveu a frustração de ser eliminado nas quartas de final para o PSTC, mas se garantiu na Série D e disputará a competição pela terceira vez na sua história. Nas duas primeiras, campanhas pífias e duas eliminações na fase inicial. Um time que sempre foi focado na base, espera surpreender desta vez, e passar para a fase do mata-mata. Com uma boa base do elenco do estadual, sem grandes perdas, o clube ainda fez cinco contratações e mudou de técnico. Luciano Gusso comandará o Jotinha e tentará levar o clube ao segunda fase pela primeira vez. Apesar de ter um estádio bem estruturado, o time não costuma levar mais de 300 pessoas aos seus jogos, visto que a equipe é de um empresário, e numa cidade com 3 grandes times, acaba não tendo espaço para uma torcida.

Madureira Esporte Clube
Fundação: 8 de agosto de 1914
Cidade: Rio de Janeiro-RJ
Estádio: Conselheiro Galvão
Jogador mais importante: Leandro Chaves e João Carlos
Com uma campanha fraca na Série C de 2015, o Madureira foi rebaixado e, dessa forma, garantiu a sua vaga na Série D. No estadual desse ano foi irregular, além de uma primeira fase mediana, ainda segurou a lanterna na segunda fase. Para a competição nacional, conseguiu manter a maior parte do elenco, com destaque para os dois artilheiros do time no estadual. O Tricolor Suburbano participará pela segunda vez desta competição, tentando repetir a campanha de 2010, quando conseguiu o acesso para à terceira divisão, onde permaneceu até o ano passado.
Esporte Clube Novo Hamburgo 
Fundação: 1 de maio de 1911
Cidade: Novo Hamburgo-RS
Estádio: Estádio do Vale
Jogador mais importante: Saldanha
O Novo Hamburgo é o único do grupo 15 que é estreante na série D e espera fazer bonito para conseguir o acesso logo de cara. Depois de uma campanha regular no estadual, sendo eliminado nas quartas de final, o clube conseguiu manter boa parte do elenco e se reforçou com pelo menos treze contratações, com destaque para Jardel, que estava no Ypiranga-RS, e o veterano atacante Diego Viana. O Noia, como é conhecido o time, também trouxe o técnico Ben Hur para comandar a equipe.
Brusque Futebol Clube
Fundação: 12 de outubro de 1987
Cidade: Brusque-SC
Estádio: Augusto Bauer
Jogador mais importante: Zé Carlos e Zulu
O Brusque retorna a uma competição nacional após de cinco anos longe de uma e vem empolgado para a Série D. A vaga foi garantida através do Campeonato Catarinense, onde fez sua melhor campanha nos últimos dez anos na elite, ficando com o quinto lugar. Além da manutenção de boa parte do elenco do estadual, o quadricolor trouxe mais dez contratações e também conseguiu manter o técnico Mauro Ovelha, que foi campeão da segunda divisão no estadual do ano passado e responsável pela boa campanha desse ano. Para buscar a classificação, o time conta com o desempenho atuando em casa, onde venceu seis de nove jogos do estadual. Por outro lado, o seu desempenho fora preocupa, já que o time não conseguiu vencer longe de seus domínios.

GRUPO A16: PSTC-PR, São Paulo-RS, Inter de Lages e Linense.
Por: Isabela Macedo || Twitter: @ismacedo_

Paraná Soccer Technical Center (PSTC)
Fundação: 14 de agosto de 1994
Cidade: Cornélio Procópio-PR
Estádio: Ubirajara Medeiros
Jogador mais importante: Makelele
O time de Paraná de empresários perdeu a final do interior no estadual nos pênaltis. A equipe a principio manteve os jogadores, buscou se reforçar com novas peças. O PSTC está realizando amistosos para manter o ritmo da equipe e chegar preparado à Série D.
Sport Club São Paulo 
Fundação: 4 de outubro de 1908
Cidade: Rio Grande-RS
Estádio: Aldo Depuzzo
Jogador mais importante: -
O Leão do Parque é mais um que quer conseguir o acesso à Série C de 2017, o time não fez uma boa apresentação no Gaúchão, mas chega à competição focada e em busca de espaço no futebol nacional. 
Esporte Clube Internacional de Lages 
Fundação: 13 de junho de 1949
Cidade: Lages-SC
Estádio: Estádio do Vale
Jogador mais importante: Marcelinho Paraíba
Com um péssimo futebol apresentado no Catarinense, com chances reais de ser rebaixado o Inter não vem com um bom futebol para o nacional. Contando com a estrela de Marcelinho Paraíba o Leão Baio tenta procurar novos reforços dentro de seu próprio clube observando de perto os jogadores da categoria de base tentando dar uma oportunidade aos garotos. Além disso, o Colorado Lageano tentará fazer alguns jogos antes do inicio da competição em busca de entrosar a equipe.

Clube Atlético Linense 
Fundação: 12 de junho de 1927
Cidade: Lins-SP
Estádio: Municipal Gilberto Siqueira Lopes
Jogador mais importante: Leleco
O Elefante mais famoso desse país chega para disputar o Brasileirão Série D com uma base da equipe pronta depois de uma campanha mediana no regional deste ano. Com novidades no elenco, novos jogadores chegando o CAL chegará com a difícil missão de ser o primeiro do Grupo 16.

GRUPO A17: Maringá, Caxias, Metropolitano e Ituano.
Por: Frederico Kuhnen || Twitter: @Fred_Metro2002

Maringá Futebol Clube
Fundação: 27 de novembro de 2010
Cidade: Maringá-PR
Estádio: Willie Davids
Jogador mais importante: Max
O Maringá foi campeão da Copa Paraná 2015 e garantiu dessa forma a sua vaga na Série D. O time paranaense participará pela segunda vez da competição, na primeira oportunidade, em 2014, até ameaçou, mas não conseguiu passar de fase. Desta vez, tentará chegar ao mata-mata, sem grandes expectativas. Conhecido como Zebra, o time amargou uma péssima campanha no campeonato estadual, terminando na lanterna e sendo rebaixado para a série Prata. Mesmo com as baixas no elenco, e a crise interna, o time espera fazer jus ao apelido e ser a zebra do grupo.


Sociedade Esporte e Recreativa Caxias do Sul 
Fundação: 10 de abril de 1935
Cidade: Caxias do Sul-RS
Estádio: Centenário
Jogador mais importante: -
Após um péssimo ano de 2015, onde foi rebaixado no Campeonato Gaúcho e na Série C, o Caxias tenta juntar os cacos em 2016. Diferentemente dos outros times do grupo, o gaúcho terá duas competições paralelas para disputar, a segunda divisão do estadual (que já começou) e quarta divisão nacional. Por um lado, a maior vantagem que o time tem, é um time entrosado e atuando, enquanto seus adversários tiveram uma parada depois dos outros estaduais. Por outro, a desvantagem é que o time terá que intercalar as duas competições, jogando a D aos finais de semana e o estadual no meio de semana, causando muito desgaste e viagens para o elenco. Este será um bom desafio para o técnico Beto Campos, que sabe da pressão de subir nas duas competições, sendo que no estadual somente o campeão vai para a elite gaúcha, e se não voltar à Série C, o clube poderá ficar sem calendário nacional ano que vem.

Clube Atlético Metropolitano 
Fundação: 22 de janeiro de 2002
Cidade: Blumenau-SC
Estádio: Monumental do Sesi
Jogador mais importante: Dida e Léo Maringá
O Metropolitano é, entre todos os participantes dessa Série D, o mais experiente em disputa-la. Desde que a competição foi criada, em 2009, a equipe catarinense participou de todas as edições e neste ano vai para o seu sétimo ano seguido. Depois de um estadual fraco, onde o time brigou contra o rebaixamento até a penúltima rodada, o elenco foi quase todo dispensado. Com problemas internos e financeiros, o clube vem pra Série D apostando na base, na mescla de cinco/seis jogadores mais experientes e no técnico César Paulista, que espera fazer uma boa campanha, e quem sabe, enfim conseguir o acesso.

Ituano Futebol Clube
Fundação: 24 de maio de 1947
Cidade: Itu-SP
Estádio: Novelli Júnior
Jogador mais importante: Rafael Martins
Depois do fracasso em 2014, quando foi eliminado nos pênaltis pelo Moto Clube-MA nas oitavas de final, o Ituano retorna à Série D. A classificação veio através do vice campeonato da Copa Paulista de 2015. O Rubro-Negro também fez uma boa campanha no estadual desse ano e só não passou da primeira fase por um ponto. O clube, que é coordenado pelo ex-jogador Juninho Paulista, manteve a base do estadual desse ano e o técnico Tarcísio Pugliessi, que também contou com alguns reforços.

Postar um comentário

0 Comentários