Faça Parte

O gigante africano: Al-Ahly Sporting Club

História

O Al-Ahly foi fundado oficialmente no dia 29 de abril de 1907, é a equipe que mais coleciona títulos no mundo e é um dos maiores clubes do mundo. Considerando apenas títulos continentais, são incríveis 23 conquistas, dentre estas 8 Ligas dos Campeões da Confederação Africana de Futebol, o maior campeão disparado.
No século atual, é o segundo clube que mais vezes disputou o Mundial de Clubes FIFA, ficando atrás do Auckland City, da Nova Zelândia, que participou sete vezes, sendo cinco seguidas desde 2011 até a edição do ano passado, e, como venceu a edição da Liga dos Campeões da Oceania deste ano, também vai disputar mais uma vez no final da temporada, sendo assim, sua oitava participação.

Sua melhor participação no Mundial de Clubes FIFA foi um sexto lugar na edição de 2006.

Conquistas:

8 Liga dos Campeões da CAF
5 Copa das Confederações da CAF
6 Supercopas da CAF
1 Liga dos Campeões Árabes
1 Recopa Árabe
2 Supercopa Árabe
38 Campeonato Egípcio
17 Liga do Cairo
35 Copas do Egito
8 Supercopa do Egito
7 Copa do Sultão Hussein
128 títulos

Honrarias:

Nomeado pela CAF como o Clube Africano do Século.
Atualmente lidera o ranking da CAF de clubes africanos de todos os tempos
Lidera a lista dos campeões internacionais de futebol

Dias atuais

Atualmente, Os Vermelhos, como são conhecidos, estão disputando a Liga dos Campeões da África. A equipe disputou duas partidas e perdeu as duas, foram jogos contra ASEC Mimosas, da Costa do Marfim, em casa, vitória de 2 a 1 para o visitante. E outra derrota, dessa vez fora de casa, contra o ZESCO United, da Zâmbia, por 3 a 2. A competição ainda está em andamento e o Al-Ahly irá enfrentar a equipe do Wydad AC, de Marrocos, em casa nessa sexta-feira (16).

No campeonato egípcio, Os Vermelhos conquistaram o título pela 38ª vez, uma campanha espetacular de trinta e quatro jogos, vinte e três vitórias, sete empates e apenas quatro derrotas, somando 76 pontos, sete a mais que seu maior rival, Zamalek, que terminou o campeonato em segundo, com 69 pontos.

Rivalidade

Resultado de imagem para zAMALEK VS AL AHLY

O Dérbi do Cairo, como é conhecido, é o confronto entre as duas maiores potências egípcias, Al-Ahly e Zamalek. Confira os dados do confronto abaixo:

214 partidas
91 vitórias do Al-Ahly
71 empates
52 vitórias do Zamalek

* A última vitória do Zamalek sobre o Al-Ahly foi na temporada 2006/07, conquistada fora de casa pelo placar de 2 a 0.

* A última partida aconteceu no dia 9 de julho deste ano, com o empate por 0 a 0. O mandante era a equipe do Zamalek.

As duas equipes, são conhecidas como as maiores de todo continente africano. Juntas, são os times que mais venceram a Liga continental. O El Zamalek é o segundo que mais levantou a taça, sendo em cinco oportunidades o campeão, a última em 2002. Já o Al-Ahly, como foi citado no texto, conquistou oito taças, sendo a equipe que mais venceu. 

No Egito, o Zamalek venceu em 12 oportunidades a Liga Nacional, sendo a última em 2015. O jejum de títulos na Liga da equipe havia começado em 2003/04, quando foi campeão e esperou 11 anos pra conquistar o título novamente. Já o poderoso Al-Ahly, campeão da edição passada de 2015/16, tem 38 taças.


Felipe Calheiros.

Postar um comentário

0 Comentários