Header Ads

Planejamento equivocado

“Planejamento” é a palavra mais falada pela diretoria do América. Toda vez que alguém faz uma crítica ou reclama do desempenho de algum jogador, aparece um dos nove presidentes para falar que o trabalho está seguindo um planejamento e que as contratações seguem quatro pilares profundamente analisados na hora de buscar os reforços.

Mas que planejamento é esse em que o time está cada vez mais agarrado na lanterna do Brasileirão? Que planejamento é esse que já estamos no terceiro técnico antes de acabar o turno? Que planejamento é esse que a equipe é eliminado na Copa do Brasil tomando goleada de clube que está na terceira divisão? Que planejamento é esse que conta com um diretor de futebol que pertence ao Atlético Paranaense, mas estava cedido a um clube do interior paulista (ou seja, se fosse bom estava no próprio CAP)? Que pilares são esses para contratação de jogadores, já que cada atleta que chega consegue ser pior dos que já estavam no elenco?

Falar de conceitos de gestão é fácil. “Não temos presidente, temos um conselho gestor...”, “trabalhamos dentro de planejamento...”. Porém, falta a humildade de reconhecer que o planejamento foi totalmente errado, tendo a conquista do Campeonato Mineiro camuflado várias deficiências da equipe.

Não vejo motivos para o time ter nove presidentes. Entendo que os membros do conselho são bem intencionados e fazem muito pelo América fora de campo, mas não tem competência para lidar com o futebol e isso é notório. Além disso, as decisões se tornam lentas e engessadas quando dependem de consenso entre nove pessoas, o que prejudica demais a equipe na hora em que as decisões devem ser rápidas, pois o futebol é dinâmico.

Esperamos que a diretoria pelo menos tenha a humildade de reconhecer que errou e faça uma limpa no elenco, bem como em duas peças extracampo: o auxiliar Cláudio Prates e o diretor Sidiclei Menezes. O ideal é já iniciar a busca por alguém que realmente entenda de futebol para assumir o cargo de diretor em 2017. Alguém que realmente entenda o conceito de planejamento e que o saiba fazer, de forma que não tenhamos que passar por mais vexames e ser alvo de mais piadas.

Falando do desempenho dentro de campo, no jogo contra o Grêmio a equipe apresentou outra postura, com mais vontade, correndo mais. Ainda é cedo para analisar, prefiro esperar a partida contra o Sport. Porém, se continuar com essa pegada, é capaz de cairmos com dignidade, somando bons pontos no returno.

Enquanto um milagre for possível, nós vamos acreditar...


foto:espn.uol.com.br

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.