Faça Parte

Mundial de Futsal: História, curiosidades e 2016

(Foto: Divulgação)
Começa neste sábado, dia 10 de setembro, a maior competição no âmbito mundial para o Futsal: A Copa do Mundo da FIFA, que este ano será disputada na Colômbia. O torneio marca a oitava vez que a entidade máxima do futebol organiza a competição, tendo tido nas outras vezes organizações de órgãos próprios do meio da modalidade.

História

O maior órgão de futebol no mundo, a partir de 1989, assumiu de forma unilateral as obrigações e organizações do Futsal, fazendo no mesmo ano a primeira Copa do Mundo com carimbo da entidade. Realizado na Holanda, o torneio inicial teve como vencedor a Seleção Brasileira.

Por falar na nossa Canarinho, ela é a maior vencedora do torneio desde que a FIFA assumiu de vez as organizações dos mundiais da modalidade. De todas as Copas jogadas desde 1989, sete no total, o Brasil venceu em cinco oportunidades, se igualando ao número de títulos que a seleção do país tem no futebol de campo. Apenas nos anos de 2000 e 2004 a Seleção Brasileira não venceu, sendo derrotada em ambas as oportunidades pela Espanha. Outra força evidente e em constante crescimento no Futsal.

A seleção espanhola detém o recorde inacreditável de ter participado de cinco finais seguidas de mundiais. Fato que nem a maior vencedora do torneio, a equipe brasileira, conseguiu. Isso porque, em 2004, em Mundial disputado na Taipé Chinesa, a decisão ocorreu entre Espanha e Itália.

Manoel Tobias (Foto: esporte.uol.com.br)
Nossa seleção tem o maior goleador de todos os tempos da competição, o ala Manuel Tobias, com 44 gols. Uma lenda do Futsal de todos os tempos, que hoje trabalha como auxiliar, e estará presente na Colômbia para dar instruções à seleção que representará a nossa camisa esse ano. De geração para geração, ele passou o bastão para Falcão, que também já escreveu sua história no painel mundial. Em quatro participações, o gênio das quadras venceu duas vezes o mundial e em duas oportunidades foi o Bola de Ouro, título dado ao melhor da competição.

O Mundial de 2016 

(Foto: fifa.com/futsalworldcup/)

Para esse ano, a FIFA aumentou o número de seleções participantes, elevando a 24 o número de selecionados. Com isso, teremos seis grupos, onde os dois primeiros irão se classificar e os quatro melhores terceiros colocados também. Por seguinte teremos as fases oitavas de final, e consecutivamente as outras, até a final.

A vencedora da licitação para sediar o Mundial, a Colômbia, venceu na disputa pela sede outros quatro países. Junto do país sul-americano, Espanha, França, Porto Rico e República Tcheca também brigavam pelo direito de sediar a oitava Copa do Mundo FIFA de Futsal.

Escolhida em meados do fim de 2014, a Colômbia anunciou suas sedes para as partidas a um ano atrás, em setembro de 2015. Bucaramanga, Medellín, Ibagué e Cali foram as escolhidas. Em meio ao processo de escolhas, cidades como Cúcuta e Bogotá, desistiram e foram descartadas, respectivamente.

O torneio tem início no próximo sábado (10) e vai até o dia 1 de outubro. No dia 10, Cuba e Egito abrem a Copa, 18h. Às 20h, Tailândia e Rússia se enfrentam; e no mesmo horário Uzbequistão e Panamá estarão em quadra. Somente às 22h a dona da casa Colômbia fará sua estreia frente a Portugal. A Seleção Brasileira joga no domingo (11), contra a Ucrânia, às 20h.


Gabriel Campoy || 
Linha de Fundo || 

Postar um comentário

0 Comentários