Header Ads

O exercício de paciência chamado Bayer Leverkusen

Na busca de um alívio em meio aos últimos resultados não tão satisfatórios, o Leverkusen abriu as portas da BayArena para receber o Hoffenhein, pela 8ª rodada da Bundesliga. Já era de se esperar que não fosse um jogo fácil, considerando a boa fase dos visitantes que ainda estão invictos na temporada e brigam na parte de cima da tabela, enquanto os leões tropeçam constantemente e ainda não conseguiram se encontrar na principal competição alemã.

O atacante Kevin Volland deixou o time em maus lençóis (foto:bongdadep.net)
Apesar da derrota na última rodada da Bundesliga, o Bayer vinha de cabeça erguida, após o bom segundo tempo feito contra o Tottenham, e o fator casa também servia de consolo mesmo em meio aos problemas (o time ainda não sabia o que era perder em casa nesta temporada). Mas um início de jogo catastrófico fez com que jogadores e torcedores assistissem qualquer esperança ruir diante de seus olhos.

Logo aos 5 minutos de jogo, Demirbay foi lançado em velocidade e partia sozinho para abrir o placar em favor do Hoffenhein, quando foi derrubado por Volland (Ex-Hoffenhein, contratado pelos leões nessa temporada) pouco antes de entrar na área. A falta rendeu um justo cartão vermelho para o jogador, por ser o último homem na defesa e ter impedido uma chance clara de gol, o que deixou o Leverkusen com 85 minutos pela frente para serem disputados com um a menos.

Como era de se esperar, o Hoffenhein pressionou os mandantes pelos minutos que se seguiram e conseguiram abrir o placar aos 15', quando o mesmo Demirbay recebeu dentro da área e após belo corte, mandou para o fundo das redes. Considerando o atual retrospecto do Bayer, já estava montado o pior dos cenários para os donos da casa. Obviamente seria uma situação difícil para qualquer time do mundo, mas o abatimento crônico que a equipe apresenta desde o início das competições teve mais um dia de vida.

É justo destacar, entretanto, o esforço de alguns jogadores em especial. Os meias Aranguiz e Kampl até tentaram puxar o time pra frente, organizar o time pelo meio e chegaram a criar algumas chances para o Werkself, mas faltava ofensividade e ímpeto por parte do resto do time. É bem verdade que a ausência de Volland vai além do fator numérico, pois sua qualidade técnica poderia ter feito à diferença no jogo, mas a incapacidade de reação dos jogadores remanescentes que impediu qualquer esboço de superação que fosse desenhado pela dupla de meias.

Com seus adversários entregues, coube ao Hoffenhein finalizar os trabalhos logo após o intervalo para o segundo tempo, quando em 14 minutos se aproveitaram de duas falhas da defesa para fazer 3 a 0, e a partir daí administrar o jogo sem muitas emoções até seu apito final.

Roger Schimidt tem a dura, porém recompensadora missão de botar o Leverkusen nos trilhos (foto:Wettmaxx.com)
Com a derrota, o Bayer segue flutuando pelo meio da tabela, estacionando momentaneamente na 11ª colocação e 10 pontos acumulados. A consideravelmente curta diferença de pontos entre as duas equipes quando comparada a imensa separação na tabela (O Hoffenhein está na 4ª colocação e soma 16 pontos) já serve de consolo para o Werkself e seus torcedores, pois lembra que a liga só está no seu início, e que essa distância entre as equipes pode ser tirada em poucas rodadas. E o próximo jogo deve ajudar a melhorar o ânimo da equipe, considerando o provável triunfo no DFB-Pokal frente ao modesto Sportfreunde Lotte, da 3ª divisão.

Mas tendo em vista a irregularidade apresentada pelo Bayer, é normal que as dúvidas apareçam e que as cobranças ganhem corpo, que a calma comece a se esgotar... Tudo isso ocorre com razão, já que claramente existe algo errado com o time e isso precisa ser corrigido, antes que seja tarde demais. Entretanto, ainda é preciso ter paciência neste processo, pois por pior que seja o momento atravessado, não se questiona o potencial desse elenco e é em momentos de crise que projetos com futuros promissores correm risco de se perderem por decisões erradas, enquanto com um pouco mais de ponderamento e consideração, a solução poderia ser encontrada facilmente.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.