Faça Parte

Despedida com dignidade – Que venha a Europa League

O Tottenham encerrou a sua participação na Champions com vitória (Foto: Reuters)
A fase de grupos da UEFA Champions League chegou ao fim e não foi da maneira que os Spurs imaginavam. Já sem chances de chegar as oitavas, o Tottenham recebeu o CSKA e precisava no mínimo de um empate, para garantir a vaga na segunda competição mais importante do continente, a Europa League.

Na escalação, a única presença que podemos considerar como surpreendente foi a do jovem Winks, que fez a sua primeira partida como profissional por uma competição europeia. No mais, o onze inicial teve a presença dos principais titulares, alinhados no 4-2-3-1 já conhecido – Lloris; Walker, Dier, Vertonghen e Rose; Wanyama, Winks, Eriksen; Alli e Son e Kane. Já Alderweireld voltou a ser relacionado e começou no banco de reservas.

Com mais posse de bola, os ingleses começaram o jogo pressionando, a maioria dos seus jogadores estiveram no campo de ataque e, consequentemente, isso gerou espaço para os contra-ataques do adversário. Após uma boa chance desperdiçada por Eriksen, Dzagoev não perdoou e foi quem abriu o placar, fazendo 1 a 0 para os russos. O detalhe foi que Tosic deu a assistência impedido e o bandeira não anulou o lance. Parecia que seria mais um dia de vexame do time e frustração dos torcedores no Wembley.

Eriksen deu 9 passes precisos ao longo do jogo e foi fundamental para que a virada acontecesse (Foto: WhoScored)
Parecia. Apesar do revés, o Tottenham não se abateu e seguiu pressionando, afim de conseguir o empate. Empate que veio apenas aos 38', quando Eriksen cruzou da direita, Alli teve toda liberdade para dominar na área e finalizar, tirando do goleiro. Assim como o primeiro gol do adversário, este também foi irregular e Walker participou de maneira irregular do lance, mas o segundo erro serviu para compensar o primeiro e ambos não influenciaram no resultado.

Antes do intervalo, Eriksen deu belo passe por elevação, Rose se aproveitou do erro do adversário ao tentar fazer linha de impedimento e cruzou para Kane, que só empurrou para o gol. É bom voltar a ver o camisa 23 sendo participativo e esperamos que dê sequência a boa fase. Já são duas partidas consecutivas que dão esperanças que finalmente o dinamarquês volte a ser àquele que vimos na temporada passada.

O segundo tempo foi mais morno, o Tottenham se impôs, teve consigo a bola na maior parte do tempo e criou as melhores chances, enquanto o CSKA ofereceu pouco perigo ao gol do Lloris. Antes de ampliar, Walker cruzou e Kane, sozinho, desperdiçou uma boa chance, cabeceando por cima do travessão.

O goleiro Igor Akinfeev marcou contra e proporcionou o lance bizarro do jogo (Foto: AFP/Getty)
Pouco depois, o atacante se redimiu, deixando o seu companheiro em boa condição de ampliar. Na sequência, Alli cabeceou a queima-roupa e Akinfeev fez excelente defesa, antes de proporcionar um lance "bizarro". O goleiro tocou com o pé na bola e marcou contra. Tottenham 3 a 1 CSKA.

Ainda sobre a segunda etapa, podemos destacar especialmente as entradas de N'Koudou e Alderweireld. O zagueiro belga retornou após um longo período lesionado, substituindo Wanyama e buscando a plenitude física, mas deve voltar ao time titular em breve. O jovem, por sua vez, entrou bem, foi bastante participativo e criou várias jogadas juntamente ao Rose pelo flanco esquerdo, coisa que Son não conseguiu enquanto esteve em campo. Fim de jogo: Que venha a Europa League!

No meu penúltimo texto, questionei se valeria a pena disputar a competição europeia, levando em consideração os "prejuízos" que ela poderia causar. O aspecto físico é algo que preocupa e todos sabem que a competição nacional passou a ser prioridade na temporada. O técnico Maurício Pochettino, porém, demonstrou o quão levaria a serio o último jogo através da sua escalação e não deixou dúvidas que queria encerrar a participação com dignidade.

Resta saber a forma que o comandante pretende utilizar os seus jogadores, que formam um excelente time, só que ainda há limitações e o elenco tem dificuldades para encarar a sequência com duas competições tão difíceis pela frente. O próximo jogo será pela Premier League, num confronto direto contra o United no domingo (11), no Old Trafford, em Manchester.

#COYS

Por: Marcelo Júnior

Twitter: @marcelinjrr / @SiteLF / @LFEuropa

Postar um comentário

0 Comentários