Header Ads

Clássico Rei: Os detalhes decidiram

No primeiro clássico rei do ano, Fortaleza venceu o Ceará em uma falha do goleiro alvinegro.

FOTO: Brenno Rebouças / Opovo
É caros amigos, desde quando comecei a acompanhar futebol escuto que ''Clássico é decido nos detalhes'' é a partida de ontem mostrou que isso é verdade. O Ceará era apontado pela imprensa local como favorito, mas favoritismo em clássico vale nada e no tal detalhe o adversário decidiu o jogo.

Um primeiro tempo que o Ceará dominou, teve mais posse de bola e principalmente nos vinte minutos iniciais era incisivo, tanto que obrigou ao goleiro rival a realizar boas defesas. A partida ficou truncada e sobraram cartões amarelos, seis no total, três para cada lado, o lance mais polemico da primeira etapa foi aos 17 minutos, Felipe Menezes sofreu um carrinho frontal do volante Anderson Uchôa que levou apenas o cartão amarelo.  O Fortaleza só chegou com perigo quase no final do primeiro tempo, quando Everson precisou realizar uma defesa.

Na segunda parte, surgiram os detalhes que decidiram o clássico rei, vamos a eles:

1º Detalhe: Gol perdido por Douglas Baggio

O Ceará seguia com mais posse de bola e aos 06 minutos Douglas Baggio perdeu a melhor oportunidade do Vozão no jogo, em um belo passe de Magno Alves, o camisa 23 alvinegro ficou cara a cara com Marcelo Boeck e mandou por cima da meta.

2º Detalhe: O erro de arbitragem que poderia mudar a história do jogo

Em um ataque rápido do alvinegro, Lelê foi puxado claramente pela camisa por Gastón Filgueira (atleta já tinha cartão amarelo) assim impedido o ataque eminente do Ceará, o juiz não deu a falta. Vale ressaltar que o mesmo Gastón chegou a ser expulso aos 39 da segunda etapa.

Lance em que Lelê tem a camisa puxada por Gastón.
3º Detalhe: A expulsão

Alguns minutos depois, Lelê novamente, mas agora errando feio, o atleta já tinha cartão amarelo e simulou um pênalti aos 10 minutos, resultado levou o segundo amarelo e foi expulso.

4º Detalhe: O erro do Everson

Mesmo com a vantagem numérica, o adversário não conseguia criar chances reais de gol, até que em uma bola alçada na área o goleiro Everson cortou a bola encima de Gabriel Pereira que viu o arqueiro alvinegro adiantado e fez um gol de cobertura.

5º Detalhe: As substituições

Em clássico não se tira o melhor jogador do time, mesmo Magno Alves tendo 41 anos de idade ele é decisivo, Gilmar Dal Pozzo errou nas suas trocas, além de substituir o Magnata, deixou Douglas Baggio e Felipe Menezes em campo e foi realizar substituições aos 34 minutos. Outra coisa que tento entender é porque tirar meia e colocar um volante de marcação (tendo outro meia no banco).

Gilmar Dal Pozzo ontem errou nas suas mudanças. FOTO: CearaSc
É complicado falar de derrotas principalmente em clássicos, mas o que acompanhei ontem na Arena Castelão não é nada de outro mundo, o Ceará propôs o jogo e o rival foi a campo pra não deixar o Ceará jogar e nos detalhes venceu a partida. Uma derrota no segundo jogo da temporada não quer dizer que esse elenco não presta e que o trabalho realizado está sendo em vão. Ontem nos faltou competência? Sim, poderíamos ter feito o nosso gol logo no inicio do segundo tempo, mas a expulsão e a falha do goleiro foram determinantes para a derrota.

O Ceará voltará a campo na próxima quinta feira no Independência contra o América/MG, na estreia da Primeira Liga.

FICHA TÉCNICA

CEARÁ: 1-Éverson, 22-Éverton Silva, 3-Sandro, 33-Rafael Pereira, 25-Lucas, 7-Jackson Caucaia (9 - Rafael Costa), 26 - Richardson, 10-Felipe Menezes (31- Diones), 11-Magno Alves (19 - Alex Amado), 23-Douglas Baggio, 90-Lelê. T: Gilmar Dal Pozzo

FORTALEZA: 1-Marcelo Boeck; 8-Vacaria; 3-Heitor; 4-Ligger; 19-Gaston; 5-Anderson Uchôa; 15-Jefferson; 10-Rodrigo Andrade; 17-Gabriel Pereira; 7-Juninho Potiguar; 9-Lúcio Flávio. T: Hemerson Maria

GOL: Gabriel Pereira (20 do 2º Tempo)
CARTÕES AMARELOS: CEA - Jackson Caucaia; Douglas Baggio; Lelê / FOR - Rodrigo Andrade, Anderson Uchôa, Ligger e Gaston.
CARTÕES VERMELHOS: CEA - Lelê  / FOR - Gaston

Davi Maia | @davims

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.