Faça Parte

Feliz aniversário, São Paulo FC


Como explicar o amor por futebol? Por amor você gasta quase (ou todo) seu salário em camisas do seu time, viaja para os lugares e sempre leva o manto sagrado ou a bandeira contigo; sua primeira vez no estádio é inesquecível; você abre todos os sites de notícia e fica por horas procurando novidade, saber o que técnico, diretoria ou qualquer pessoa anda fazendo pelo clube; você sonha com os jogos, fica nervoso esperando a hora, tua vida gira em torno do jogo, programa a desculpa pra sair mais cedo do trabalho ou se faltar naquela aula da faculdade não vai dar nenhum problema... E há 87 anos atrás, o "culpado" por me deixar dessa forma surgiu no mundo futebolístico.

No dia 26 de janeiro de 1930 foi assinada a ata de fundação do São Paulo Futebol Clube, nascido da união entre a Associação Atlética das Palmeiras e uma grande parte dos jogadores e alguns membros da diretoria do Club Athlético Paulistano (que resolveu fechar o departamento de futebol em 1929), ficando como data do dia 25 de janeiro de 1930, pois a reunião foi concebida neste dia e assinada 00h30 do dia 26. Os fundadores do São Paulo queriam nome, cores e formas que representassem suas vontades como esportistas. Para isso, foi retirado o vermelho do CA Paulistano, o preto da AA das Palmeiras e o branco de ambos, simbolizando a união dos times em outro, maior. Assim nasciam as três cores do clube o Tricolor Paulista manteve sempre, o mesmo nome, as mesmas cores, o mesmo escudo, o mesmo uniforme e a mesma bandeira. Após brigas políticas, o time foi refundado em 1935. O São Paulo é um dos times brasileiros mais novos e com maiores títulos representativos. São alguns deles: 21 Campeonatos Paulistas, 6 Campeonatos Brasileiros, 1 Sul-Americana, 2 Recopas, 3 Libertadores, 3 Mundiais.

São 87 anos de São Paulo. São milhares de vozes gritando por um só time. Milhares de camisas suando empurrando um só time. Podem dizer o que quiserem, podem dizer que seu time tem mais torcida, podem me chamar de bambi, de torcida modinha, do que for, que eu não ligo. Eu não ligo, porque são apenas palavras, são apenas provocações, e porque o que eu sinto vai além de tudo isso, é um sentimento mais forte que qualquer outro.

"Serei Tricolor mesmo que a bola não entre, mesmo que o Morumbi se cale, mesmo que o manto sagrado desbote, mesmo que a vitória esteja longe. Serei Tricolor seja longa a jornada, seja dura a caminhada. Tricolor no peito e na alma. Tricolor até morrer!"

Postar um comentário

0 Comentários