Faça Parte

Craques Alagoanos: CRB e sua base fortalecida

Neste século XXI, é visível que o antigo "Campo da Pajuçara" cujo nome é Estádio Severiano Gomes Filho e agora com o "Ninho do Galo", o CRB está de vez se tornando um clube formador. Os mais conhecidos nacionalmente não tiveram muito sucesso dentro do clube. Saíram cedo, já nas categorias de base, diferente dos menos conhecidos, que atuaram pelo profissional, fizeram gols e ganharam títulos.

Alguns atletas revelados pelo CRB não são alagoanos, mas em sua maioria, os jogadores são naturais do estado. Nos últimos dois anos, conseguimos acompanhar alguns jogadores atuando pela Seleção Brasileira e até Portuguesa. Outros foram se destacando no território nacional e europeu.

Obs: Alguns jogadores não foram revelados pelo clube, mas passaram por aqui. Outros foram profissionalizados e não passaram pela base. Firmino não foi revelado pelo clube, mas o CRB recebeu 1 milhão de reais após o jogador ser vendido para o Liverpool. Ou seja, a lista terá: Jogadores revelados, jogadores profissionalizados e jogadores que passaram pela base.

Tivemos o prazer de assistir de perto jogadores que passaram pelo Galo conquistar Copa das Confederações, Liga dos Campeões, Eurocopa e afins. Estes são os que mais orgulham o torcedor que sabe que estes saíram do clube. A venda de Roberto Firmino para o Liverpool, por exemplo, trouxe para o CRB pouco mais de 1 milhão de reais, já que o clube foi um dos formadores do atleta. Há outros jogadores que não se destacaram internacionalmente, mas são conhecidos por terem jogado campeonatos pelo Galo.

Roberto Firmino

O meia-atacante do Liverpool é hoje o melhor jogador alagoano em todo o mundo. Saiu do Regatas ainda nas categorias de base do clube, foi atuar pelo Figueirense, onde se profissionalizou e teve rumo à Europa em 2010. Transferiu-se para o Hoffenheim da Alemanha onde conseguiu se destacar e ir para a seleção. Titular no Liverpool nos dias de hoje, titular na Copa América de 2015 e agora reserva de Gabriel Jesus na seleção, o jogador é um dos maiores fruto da base do CRB da década passada.

Luiz Gustavo

Volante, formado na base do Regatas desde que ainda era menor de idade, teve grande destaque na grande equipe do CRB em 2007 e foi parar na Alemanha. Equipe esta que formou grandes jogadores neste ano e também recebeu muitos jogadores que começaram a fazer sucesso pelo país após passagem por aqui. Luiz Gustavo, 29 anos e com 41 jogos pela Seleção Brasileira. Assim como Roberto Firmino, começou na Europa pelo Hoffenheim, mas depois teve passagem brilhante por Bayern de Munique e hoje defende o Wolfsburg. 

Lucas Fernandes

Natural da cidade de União dos Palmares, região metropolitana de Maceió. 22 anos e já começa a ter grande destaque em clubes considerados grandes no país. No ano de 2013, após fazer uma bela Copa São Paulo pelo CRB, foi promovido para o time principal, onde fez uma partida pela Série C daquele ano. Foi negociado com o Fluminense, e de lá passou por Bonsucesso, Luverdense até chegar o Avaí. Na equipe de Santa Catarina, marcou três gols em 28 jogos disputados. Foi transferido para o Atlético Paranaense aonde chegou na 17ª rodada e embalou de vez. Não foi utilizado em apenas duas partidas desde que chegou, sendo titular em quinze jogos. Agora em 2017 está no Fluminense.

Luidy

Chegou ao CRB em 2015 ficando na equipe sub-20. Mesmo estreando profissionalmente pela equipe do Caçador/SC, Luidy só foi ter destaque no Regatas. Fez parte da equipe Sub-20 em 2015 e 2016 e ingressou de vez para o profissional em partida contra o Coruripe pela Copa do Nordeste. Mas foi em sua segunda partida já pelo Campeonato Estadual contra o ASA que ganhou destaque. O jogador fez um golaço no primeiro tempo da partida e chamou atenção. No decorrer da temporada, atuações razoáveis na maioria das vezes, e hora ou outra decidindo as partidas. Foi negociado junto ao Corinthians com a Série B ainda em andamento. O jogador teve nove gols marcados e 55 jogos disputados pelo CRB.

Pepe

Fotos mostram Pepe atuando na base do clube. Jogador este que acabou se naturalizando português para poder ter chances de jogar pela seleção local. Ainda na base, foi atuar no Corinthians Alagoano, de lá teve rumo a Europa, especificamente Portugal. Profissionalizou-se pela equipe do Marítimo, onde ficou por três temporadas. Transferido para o Porto e também jogando por três temporadas. Em 2007 após ser negociado com o Real Madrid, fez sua estreia pela Seleção de Portugal. Esteve na seleção dos melhores da Eurocopa em 2008, 2012 e 2016. Nesta última onde foi eleito melhor jogador da final e campeão com Portugal. Foi eleito pela revista France Football o 9º melhor jogador do mundo em 2016. Já pelo seu clube, Real Madrid, conquistou vários títulos e é um dos capitães da equipe.

Otávio

Mesmo sendo formado e profissionalizado pela equipe do Atlético Paranaense, Otávio teve passagem pelo Infantil do CRB. O meia que hoje é titular absoluto da equipe Paranaense tem destaque nacional, um dos melhores volantes do país. Chegou a ser especulado como reforço do Corinthians, mas nada certo. Preferiu ficar na equipe atual e jogar a Libertadores. Natural de Maceió, o jogador tem 22 anos e com um futuro enorme pela frente.

Emaxwell

Este em 2015 teve um papel importantíssimo, mesmo sendo reserva, mesmo tendo acabado de ser promovido para a equipe profissional, Emaxwell foi importante no título alagoano do CRB em 2015. Após sufocante vitória parcial de 1 a 0 da equipe contra o ASA, o atacante decidiu o jogo com um chute de fora da área. Este que ampliou a vantagem para 2 a 0 e foi necessária no segundo jogo, já que o Regatas perdeu por 2 a 1. Na Série B foram cinco gols marcados com a camisa do clube. Aproveitou contusão de Zé Carlos e tropeços de Isaac e Daniel Cruz para se tornar titular em alguns jogos. Foi negociado no final de 2015, emprestado para o Red Bull Brasil no começo de 2016, onde atuou em apenas quatro jogos. Foi para o Tupi e atuou em uma única partida. Voltou para o CRB no final de 2016 e ainda está na equipe nos dias de hoje.

Willian José

Grande destaque nacional por sua passagem pelo São Paulo, o atacante hoje defende a equipe da Real Sociedad na Espanha. Por lá, ainda teve passagem por mais quatro clubes. São eles: Real Madrid B, Real Madrid, Zaragoza e Las Palmas. Está em sua melhor fase na Espanha, mesmo com a forte concorrência no time e sendo reserva em alguns jogos. No CRB, ficou no clube em 2006 e 2007, sendo vendido por incríveis R$ 500. Chegou ao Grêmio Barueri e se profissionalizou e fez sua estreia no ano de 2009. O jogador tem 25 anos.

Wagner Diniz

Por muito tempo pertenceu ao CRB, desde sua formação na base até se profissionalizar no clube. Foi emprestado ao Treze/PB em duas oportunidades, e de lá teve destino o Vasco. Ficou quatro anos na equipe, e após sua saída defendeu os dois maiores clubes do país em sequência, São Paulo e Santos. Após passagem fraca pelos dois clubes, o jogador teve que começar a migrar para equipes menores sendo o Atlético Paranaense uma exceção. Itumbiara/GO, Avaí, São Bernardo, Marília e América/RJ foram clubes onde passou. O lateral direito, natural de Maceió, atualmente defende a equipe do Rio Negro/AM e tem 33 anos.

Eduardo

O Atlético Paranaense parece ser um clube que gosta muito de jogadores alagoanos, especialmente dos formados pelo CRB. Com Eduardo não foi diferente. A fila de clubes onde o lateral direito passou é longa após sua saída do clube alagoano. De início teve o Vasco, mas depois foram: Duque de Caxias, Guaratinguetá, Confiança, River/PI, Joinville, Criciúma e Atlético Paranaense. Hoje o jogador defende a equipe do Bahia. Em sua carreira teve muito destaque principalmente na equipe do Joinville e Atlético Paranaense, equipes onde mais jogou. Mostra amor ao clube em que foi revelado e diz ter vontade de um dia voltar. Hoje tem 30 anos.

Johnnattan

Não é um grande jogador com passagens por grandes clubes no país, mas teve seu valor após ser revelado pelo clube e ter voltado para defendê-lo várias vezes. Teve destaque na Série C de 2013, perdeu espaço com a chegada do volante Olívio.





Marcos Rocha

Mesmo sendo formado totalmente pelo Atlético Mineiro, Marcos Rocha se profissionalizou no CRB. Chegou ao clube alagoano em 2008, fez 17 partidas pela Série B daquele ano, marcou três gols. Após sua passagem pelo CRB, voltou para o Atlético Mineiro, foi emprestado para a Ponte Preta em 2010 e América Mineiro em 2010 e 2011. Mas logo voltou para o Atlético e está lá até hoje. São seis temporadas no clube, sendo titular até então. 257 jogos com a camisa do clube e 13 gols. Foi considerado por muito tempo como o melhor lateral direito no país. Prova disto é ter sido eleito quatro vezes como melhor lateral do Campeonato Brasileiro.

Aloisio Chulapa

É impossível não falar de Aloísio Chulapa quando se trata de revelações do CRB. Saiu do clube em 1994, teve destino o Flamengo. A concorrência era grande em 1995 e logo se transferiu para Guarani, e seu auge no Goiás, sendo artilheiro do Campeonato Estadual com 27 gols. Jogou na França por quatro temporadas, teve destino à Rússia e logo voltou para o Brasil. No Atlético Paranaense, o atacante foi essencial para que a equipe chegasse à final. Marcou dois gols na Vila Belmiro nas quartas de final contra o Santos e classificou a equipe. Na semifinal, mais um gol na conta contra o Chivas do México. Mas foi na final contra o São Paulo que o atacante após marcar gol de cabeça chamou a atenção do goleiro Rogério Ceni, que como conta os dois jogadores, o chamou para ir jogar o Mundial de Clubes pelo clube paulista. No São Paulo fez história, sendo tricampeão brasileiro e dando passe para o gol do título mundial em 2005. Foi artilheiro da Libertadores de 2006 no clube paulista. Após 2008, teve passagens por vários clubes pequenos brasileiros, encerrou sua carreira no ano passado.

Tony

Formado na base e estreando profissionalmente na equipe alagoana, saiu do clube em 2010 para o Sport. De lá, teve passagens por Juventus/SP, Grêmio/RS, Criciúma, Portuguesa, Santa Cruze e Bahia. Pertencendo ao Grêmio em todas as ocasiões, sendo emprestado várias vezes. Hoje, o jogador de 27 anos está na equipe do Mirassol/SP, onde atua como lateral direito.

Éder Araújo

Outro sem grande destaque internacional e nacional. Atuando em pequenos e médios clubes brasileiros, Éder é volante. Teve passagens por CSE, Arapongas, Rio Claro, São Bento, Paraná, Spartak Trnava da Eslováquia e atualmente defende a equipe do Grêmio Novorizontino de São Paulo. O jogador tem 28 anos, é de se esperar que logo mais acabe voltando para o clube se for necessário em algum momento.


Alex Lima

Jogador formado pelo Regatas. Há informações de que o atleta pertencia ao CRB desde que atuava pelo Sub-18 do clube. Não é nenhum jogador especial, muito menos um fraco zagueiro. Natural de Maceió e com 28 anos, Alex hoje é jogador do Kazma, equipe dos Emirados Árabes. Teve seu auge pela equipe do Grêmio Barueri em 2011 onde fez 13 jogos, sendo onze como titular pela Série B. Em 2012 novamente pelo Barueri fez mais uma Série B, desta vez foram 23 jogos como titular, sendo expulso na partida contra o CRB na 34ª rodada e marcando três gols na competição. Após sua saída do clube paulista, ainda atuou no Avaí, Ceará, Portuguesa e Confiança.

Maurício

Este jogador foi emprestado pelo Palmeiras no ano de 2007. Ele tinha 18 anos e fez sua estreia profissional pelo CRB. Após sua passagem pelo clube alagoano, voltou ao Palmeiras e foi bem utilizado para um jogador de sua idade. De lá, foi para o Grêmio/RS, Portuguesa/SP, Vitória, Joinville e Sport. Saiu do Brasil em 2013, fechou com o Sporting de Portugal. Teve uma passagem de duas temporadas pela Lazio e hoje está no Spartak Moskva da Rússia com 28 anos.

Outros jogadores como Obina, por exemplo, passaram pelo clube quando ainda não tinha sucesso. E após sair daqui, começaram a voar alto. Zé Carlos em 2004 foi um deles. Thiago Cionek, zagueiro que atua pela Seleção Polonesa também passou pelo clube quando ainda era mais jovem.

O Atlético Paranaense teve em seu elenco cinco jogadores da lista. São eles: Otávio, Wagner Diniz, Lucas Fernandes, Aloísio Chulapa e Eduardo. Outro jogador alagoano que também passou pela equipe do Paraná foi Dênis Marques. Tendo dezessete jogadores listados por aqui, decidimos fazer uma escalação. Como não temos nenhum goleiro na lista, então foi considerado um goleiro da base que esteja no time atual do CRB. Mas o goleiro pode ser qualquer um que você desejar colocar. 

Postar um comentário

0 Comentários