Faça Parte

Aos que desistiram e aos torcedores amendoim

NĂ£o vim comentar a virada sobre o CRAC que ocorreu na Ăºltima quarta-feira (22). Meu texto hoje fala sobre outro assunto, que envolve o time como um todo. Curiosamente, pra nĂ£o dizer irĂ´nico, Gilson Kleina pediu demissĂ£o um dia apĂ³s o meu Ăºltimo texto que defendia em partes a sua permanĂªncia. Agora te pergunto torcedor, finalmente a imprensa conseguiu tirar Kleina, com a especulaĂ§Ă£o de nomes como Vanderlei Luxemburgo, Guilherme Alves e Argel Fucks vocĂª acha que o GoiĂ¡s vai achar a "fĂ³rmula mĂ¡gica" do futebol e se tornar um time imbatĂ­vel?

Hoje o assunto nĂ£o Ă© uma mera anĂ¡lise, Ă© um debate com vocĂª torcedor
Imagem: Internet
Minha resposta? NĂ£o, vai passar longe disso, me chame de louco, doente, o que quiser, mas Ă© algo muito maior que defender um tĂ©cnico. Ano passado debatendo com um palmeirense sobre a forma como Cuca fazia o time jogar nĂ£o era as mais "vistosas", mas os resultados chegavam e a torcida ia ao Allianz Parque com um enorme sorriso no rosto me fez chegar a uma conclusĂ£o que temos capacidade de fazer o mesmo.

NĂ£o, eu nĂ£o estou comparando meu time com o Palmeiras, longe disso, quero chegar a outro ponto. Por qual motivo, mesmo Cuca sendo criticado por crĂ­ticos de calibre nacional (Mauro Cezar Pereira/ESPN era extramente contra sua forma de jogo, e a apelidava de "cucabol") ele nĂ£o foi demitido? FĂ¡cil, ele tinha resultados e a torcida estava do lado dele. Por mais que em uma partida ou outra faltava Ă  beleza dentro de campo, Cuca trazia a vitĂ³ria para casa, era 1x0 com muito esforço, mas sĂ£o os trĂªs pontos que importam. Quero enfatizar novamente que a torcida apoiou sempre o time, independentemente do futebol apresentado por Cuca.

Kleina ganhou os dois clĂ¡ssicos jogando muito bem, tinha o melhor aproveitamento dentro de casa, perdeu apenas dois jogos no meio de um turbilhĂ£o que era o problema com Walter, fora isso, levou o time atĂ© a 4ª fase e o mais perto que ele passou de vexame foi ir pros pĂªnaltis com um time da mesma divisĂ£o que a nossa (se fosse um empate fora de casa pela SĂ©rie B, ninguĂ©m estaria achando ruim), hoje o GoiĂ¡s jĂ¡ estĂ¡ entre os times do eixo do Sudeste-Sul e vai tentar ir mais longe ainda na Copa do Brasil. Era um tĂ©cnico que tinha vestiĂ¡rio, mantinha o elenco unido, e estava nos deixando na liderança do campeonato. Porque entĂ£o ele quis sair?

Muito fĂ¡cil achar a resposta, o GoiĂ¡s Ă© um dos poucos times que uma grande parte da torcida vai para o estĂ¡dio "atrapalhar" a equipe ao invĂ©s de apoiar, mesmo vencendo hĂ¡ protesto para demissĂ£o do tĂ©cnico (É impossĂ­vel trabalhar em um ambiente assim). Enquanto a organizada e alguns torcedores dĂ£o mĂ¡ximo apoio, cantando e fazendo a festa nas arquibancadas, o resto do estĂ¡dio fica calado... Sem cantar, sem apoiar, sem aplaudir, sĂ³ abrindo a boca para xingar ou reclamar do time. NĂ£o sou eu que estou dizendo isso, faço das palavras de nosso camisa 10 as minhas:

A pressĂ£o parece que Ă© contra nĂ³s e nĂ£o a nosso favor. O jogo mal começa e com cinco minutos, zero a zero e jĂ¡ estamos sendo xingado e vaiado e isso nĂ£o Ă© torcer pelo time que a gente ama e que vocĂª tem paixĂ£o. JĂ¡ fui torcedor e nunca fui para o estĂ¡dio para xingar jogador. A atmosfera que existe aqui a gente estĂ¡ jogando contra todo mundo dentro da nossa casa. LĂ­der do Campeonato, na quarta rodada da Copa do Brasil, ganhamos dois clĂ¡ssicos - entĂ£o acho que algumas coisas precisam ser repensadas para o GoiĂ¡s estar onde estĂ¡”... Juan em entrevista ao DiĂ¡rio de GoiĂ¡s.

Falta mais apoio daqueles que abandonaram o time. Foto: Fox Sports
Esse tipo de torcedor, que Ă© 0 apoio, e 100% reclamaĂ§Ă£o, tem o apelido de "amendoim” (pelo fato de ficar sentado mascando amendoim e resmungando o jogo inteiro). Pra vocĂª que adĂ©qua a este perfil de torcedor, quero avisar que "infelizmente" estĂ¡ na hora de mudar de postura. NĂ£o ajuda em nada ficar apenas reclamando dentro do estĂ¡dio, o time nĂ£o vai pra frente se vocĂª sĂ³ ofender as mĂ£es dos jogadores, e nĂ£o cantar nenhuma mĂºsica, nem o hino do time. O tĂ£o falado titulo de expressĂ£o que vocĂª nĂ£o se cansa de pedir, todos querem sim, mas ele nĂ£o vai chegar nunca se vocĂª ficar apenas reclamando. Resumindo, para essa parte da torcida, falta uma coisa: PaciĂªncia.

Apoio Ă© tudo, se vocĂª canta, aplaude e motiva os jogadores, jogar dentro de casa volta a ser uma vantagem. Acho que ficar exigindo por um futebol igual o do Barcelona Ă© muito para um time que estĂ¡ na segunda divisĂ£o e passa por uma reformulaĂ§Ă£o a todo vapor, entenda que para a imprensa, principalmente a goiana, sempre haverĂ¡ algum defeito em nosso time por mais que ele jogue o "fino da bola" e distribua goleadas em seus adversĂ¡rios. Eles criticam nĂ£o sĂ³ pelo simples fato de falar que algo estĂ¡ ruim, mas porque falar mal de algo traz muito mais audiĂªncia do que elogiar um trabalho!

Se ano passado nem o CampeĂ£o Brasileiro da SĂ©rie A (Palmeiras) nĂ£o escapava das crĂ­ticas, nĂ£o vai ser o GoiĂ¡s que vai agradar a todos, estĂ¡ na hora de entender que o problema nĂ£o Ă© mais o tĂ©cnico, e sim os torcedores que estĂ£o "abandonando" o time, trocando ele pelo sofĂ¡ da sala, ou indo ao estĂ¡dio para ser uma voz contra, e nĂ£o a favor da camisa esmeraldina. Peço a vocĂª torcedor, que se inspire nos torcedores palmeirenses, que por mais que a mĂ­dia fale mal da forma de jogar do time, vocĂª olhe os resultados que o tĂ©cnico e o elenco traz, Kleina foi embora de forma errada e hoje eu tenho grande receio de quem vai assumir o nosso time. Pois dependendo de quem assumir (qualquer um dos trĂªs citados no inĂ­cio desse texto) tem Ă© medo do futebol que serĂ¡ mostrado em campo, farĂ¡ todos pedirem Kleina de volta.

Marcelo Oliveira Ă© o 4º cogitado pela imprensa na equipe. Mesmo eu vendo esse nome como algo utĂ³pico, torço pra que se torne verdade e ele assuma a equipe esmeraldina. Foto: Circuito Mato Grosso
Pra vocĂª que vai ao estĂ¡dio, peço para que adote o comportamento dos torcedores "fanĂ¡ticos", cante sem parar e vibre todo momento. É claro que alguĂ©m vai errar um passe fĂ¡cil, isso acontece a todo o momento, mas se vocĂª motivar ao invĂ©s de reclamar, as chances de isso acontecer de novo diminuem. Pra vocĂª que nĂ£o vai mais, que abandonou o time, fica aqui meu convite para que vocĂª vĂ¡ ao clĂ¡ssico desse domingo, e nos prĂ³ximos jogos.

Mais do que nunca nosso time precisa de seu apoio, o GoiĂ¡s estĂ¡ passando pela fase mais crĂ­tica de sua histĂ³ria e ele sĂ³ vai conseguir superar esse momento se vocĂª estiver lĂ¡ apoiando. Mude a mentalidade e apoie o time na vitĂ³ria, na derrota, jogando bem ou mal... Esqueça o que a imprensa diz e honre a camisa que vocĂª torce! PaciĂªncia que aquele GoiĂ¡s que todos nĂ³s queremos irĂ¡ voltar! Mas nĂ£o voltarĂ¡ sozinho, serĂ¡ com nosso apoio!

Artur Pinheiro ll Facebook
Linha de Fundo ll @SiteLF 

Postar um comentĂ¡rio

2 ComentĂ¡rios

  1. Concordo demaais !! Torcida amendoim eh chataaa pra caralho e atrapalha o desempenho dos atletas...na torcida do goias exceto a FJG, o pessoal canta com anemia e parece se envergonhar de ser a ultima voz do coro de vozes....tem que rolar uma interacao de toda torcida com a bateria,xingar os bandeiras, o juiz e os jogadores adversarios tem que rolar tb

    ResponderExcluir