Faça Parte

Hora de virar a página

Ainda não acordamos, infelizmente. Após o título goiano, o Goiás não consegue apresentar um bom futebol com seu novo treinador e olhe que já são três jogos e apenas um mísero ponto conquistado, assim como só um gol marcado o que me obriga a não falar sobre o jogo de ontem e sim sobre a nossa situação. Agora o Goiás vem para Goiânia jogar sexta-feira tendo a total obrigação de vencer o Brasil de Pelotas, caso isso não ocorra receio que o Sergio Soares já irá sair do estádio demitido. O que aconteceu? É simples de explicar o que vem ocorrendo no nosso time e consigo explicar com apenas dois questões.

O time jogou muito mal e saiu no lucro empatando com o América. Foto: mgsuperesportes.com.br
1) ESQUEMA E TÁTICA CERTA, JOGADORES ERRADOS:

Gosto muito do esquema tático 4-3-3 e não tenho nada contra, e até a forma quando Sérgio quer o time mais ofensivo e usa o 4-1-4-1 também me agrada, mas o que me incomoda são os jogadores que ele utiliza em sua escalação inicial, e também em suas substituições. Costumo brincar que Léo Sena tem que decidir logo o que ele é em campo, se é 2º volante, lateral ou qualquer outra coisa porque meia-armador ele está longe de ser mesmo tendo grande qualidade de passe, seu rendimento cai e muito quando joga na posição do "camisa 10". Já que o garoto não consegue fazer passes com profundidade, sua partida fica resumida em receber e tocar de lado, e isso dificulta com que o ataque possa render.

Fica clara a queda de rendimento de Léo Sena..e Jean Carlos não pode
continuar no banco do Goiás, é claramente o melhor meio campo
esmeraldino. Foto: Goiás Esporte Clube
Outro jogador que me incomoda é Jean Carlos, mas em seu caso é por sempre começar jogando no banco. Um jogador que tem qualidade pra chutar a distância, armar o jogo, fazer lançamentos e passes com profundidade, ou seja, um digno camisa 10 ficar no banco é um erro absurdo do Sérgio Soares. Já que Léo Sena há tempos (desde a partida de volta com Fluminense) não vem rendendo quase nada, pra mim está na hora de dar um chá de banco pra ele, Jean salvou o resultado empatando o jogo, e Elyeser está jogando muito bem por enquanto não há espaço para o garoto.

Pedro Bambu pode ser utilizado como
volante. Foto:Goiás Esporte Clube
Tony fez uma boa partida defensivamente, e não é lateral-mochila (que só leva nas costas) como Pedro Bambu foi contra o Paraná. Já que Willians esta severamente acima do peso, Pedro pode muito bem ser aproveitado como volante, que, aliás, é sua posição de origem e a posição onde foi campeão brasileiro pelo Atlético Goianiense ano passado. Dando muito mais velocidade e flexibilidade ao nosso meio campo, além de mais qualidade técnica já que ao lado de Jean e Pedro, jogaria o Elyeser que no momento atual, está melhor que Léo Sena, nos resta saber se ele irá manter essa fase até o fim do ano. Além disso, temos que resolver rapidamente a situação de Léo Gamalho, que com essa formação virou um "cone", não se mexe mais, e não consegue fazer a função de pivô ou finalizar, está na hora de abrir mão de um centroavante fixo e apostar na velocidade assim como em 2014 com Erik e Esquerdinha, esse ano poderíamos usar Michael e Carlos Eduardo mais centralizado (relembrando quando Carlos jogava na base), ou até o Tiago Luís como um falso 9, quem sabe.

Sendo assim, os 11 iniciais ideias pra este que vos escreve são:

Rangel

Tony
Alex Alves(Até que Fabio Sanches volte)
Everton Sena
Patrick

Elyeser(2º volante)
Pedro Bambu(1º volante)

Jean Carlos na armação do meio campo

Michael no lado esquerdo
Tiago Luís de Falso 9
Carlos Eduardo na direita

Com essa formação, o time aumentaria muito a velocidade, e encaixaria na proposta de jogo que Sérgio Soares tenta aplicar com jogadores lentos. Um estilo de jogo rápido, com tabela e triangulação, jogando com velocidade e contando com um jogador de boa finalização na frente (Tiago Luís) e, além disso, você teria diversos jogadores de qualidade no banco para serem usados durante a partida caso alguém não esteja bem.

2) DEFESA AJUDA MUITO, MAS NÃO SALVA JOGO

Não adianta Marcelo Rangel salvar o mundo lá atrás, e ninguém resolver na frente. No jogo contra o América antes de levarmos o gol vimos nosso goleiro fazer quatro ou cinco grandes defesas, o que prova o quanto o empate ficou no lucro naquela noite chuvosa em Belo Horizonte. Gostei muito da atuação de Alex Alves, e espero que o zagueiro retorne o bom futebol que tinha em 2014, fez diversos desarmes e tirou um gol quase que imperdível de cima da linha.

Alex Alves renovou seu contrato, e consegue encontrar novamente
seu bom futebol. Foto: Goiás Esporte Clube
"Sobrevivemos" o primeiro tempo baseado nas atuações de Rangel e Alex, e lá na frente só chegamos com perigo com Carlos Eduardo e Tiago Luís, isso é algo extremamente negativo, já que de tanto tirarmos a bola da área defensiva, uma hora quem muito tenta consegue e com 9 minutos do segundo tempo o time mineiro saiu na frente do placar. De nada adianta termos boas atuações defensivas se o setor ofensivo não resolve, na primeira partida contra o Figueirense não empatamos porque perdemos inúmeras chances, contra o Paraná martelamos o jogo todo e a bola só entrou quando Carlos estava impedido, e desta vez o empate só saiu com um gol de Jean Carlos, pois Sérgio Soares tomou a decisão de colocar o camisa 10 pra jogar o final da partida. Léo Gamalho há tempos se tornou um jogador nulo que nada faz em campo, e está na hora de mudarmos essa situação, com peças que tragam mais velocidade ao time.

O ataque não funciona = O resultado não vem. Foto: Diário de Goiás
---> CONCLUSÃO

Sérgio Soares já está com a corda no pescoço, isso é fato. E ele só está nesta situação por conta própria, mesmo sua proposta de jogo sendo boa, com as peças erradas em campo este "quebra-cabeça" não tem solução e o resultado não aparece. O próximo jogo contra o Brasil de Pelotas se tornou uma batalha que vale a vida do treinador, e do time na Série B, os candidatos à briga pelo o acesso já distanciam do Goiás e nós não queremos perder essa guerra de novo, já vimos este filme e com toda a certeza: NINGUÉM GOSTOU.

Artur Pinheiro ll Facebook
Linha de Fundo ll @SiteLF

Postar um comentário

0 Comentários