Faça Parte

Caso Donnarumma: O ódio precipitado do torcedor e o papel dos chineses

Fonte: Goal
Tenho ficado muito preocupado com as reações dos torcedores envolvendo a renovação do Donnarumma, primeiramente porque são precipitadas. Que falta posicionamento do goleiro sobre uma permanência no clube? Claro que falta. Que seu empresário usa seu bom momento para obter uma melhor proposta salarial? Disso também ninguém discorda. Mas há um burburinho em torno dessa renovação que começa a desandar por um caminho que é ruim para ambas as partes.

Levados por um imediatismo dos veículos de mídia e pela ansiedade do anúncio da permanência de nosso melhor jogador, a cada capítulo que desenrola sem o desfecho esperado, nossos torcedores voltam às críticas para o empresário e o goleiro, mas pela lua de mel com os chineses, isentam os mandatários rossoneros de culpa, quando todos deviam ser envolvidos nessa discussão.

Já li inclusive comparação entre as renovações de Bonaventura, dada de maneira muito mais rápida, e a de Gigio, ainda enrolada. O fato dos dois jogadores serem do mesmo empresário, já bastou para que alguns torcedores chegassem à conclusão “óbvia” de que o problema é falta de amor do goleiro. Mas se analisarmos os fatos concretamente, as situações podem ser comparadas? É justo comparar a renovação de uma jovem estrela mundial, com a de um jogador que não tinha potencialmente o mesmo mercado? Eu penso que não.

Voltando aos chineses, é muito fácil culpar Raiola e Donnarumma pelo imbróglio que se tornou essa renovação e deixar nossos dirigentes de fora. Já que as pessoas gostam de comparações, façamos com a nossa rival Juventus e o caso Dybala, que como o Donnarumma, também é uma potencial estrela mundial, essa comparação é sim, justa.

No início da temporada o argentino ganhava 3 milhões de euros anuais, ou seja, o triplo do que ganha o Donnarumma, mas tudo bem, ele está em um estágio mais avançado da carreira. A partir do momento que a Juventus se viu ameaçada pela concorrência, mais precisamente depois dos dois gols feitos contra o Barcelona, aumentou seu salário para 7 milhões de euros, entendendo todo o potencial presente no atleta.

O que fazem os chineses no caso Donnarumma? É veiculado na imprensa que Raiola pede entre 5 milhões de euros anuais de salário a Gigio. Não é uma pedida razoável para quem é apontado como a maior promessa do mundo em sua posição? Outro ponto, por que o clube não pode dar 5 milhões a Donnarumma, mas oferece 8 milhões de salário à Morata? Quem é mais promissor em sua posição? Quem tem mais mercado e potencial? Penso que os chineses estão correndo o risco de jogar seu melhor jogador contra a torcida para fazer uma economia irrisória de 1,5 milhões de euros, o que convenhamos não é nada para quem diz que irá colocar o clube no topo do mundo.

E para terminar, eu sei que essa novela se estende, mas ainda falta um mês para a abertura da janela, não há motivo para todo esse pânico criado, porque se nesse meio tempo o Donnarumma renova, essa precipitação, que beira a histeria, terá sido em vão.  Esperemos o desfecho da novela antes de caçarmos um dos poucos ídolos que temos.

Por: Gil Costa @gilmarcostatp

Postar um comentário

0 Comentários