Faça Parte

Canadá faz história no campeonato FIBA Sub19

No domingo (9), Canadá fez história e venceu pela primeira vez na história a Copa do Mundo de basquete Sub19. O campeonato foi disputado em Cairo, no Egito, e teve a final entre os campeões e a Itália.

O torneio

A fase de grupos contou com potências mundiais como Estados Unidos (Foto: Fiba)
Os participantes da competição foram Estados Unidos, Canadá, Itália, Lituânia, Alemanha, Espanha, Argentina, Egito, Nova Zelândia, Porto Rico, Japão, Angola, Coréia do Sul, Mali e Irã. Os times foram divididos em quatro grupos, sendo o Grupo A composto por Coréia, Nova Zelândia, Argentina e França, o Grupo B por Alemanha, Lituânia, Egito e Porto Rico, o C por Japão, Espanha, Canadá e Mali e o D por Estados Unidos, Irã, Angola e Itália.

As quartas de final contaram com os italianos enfrentando os lituanos, os espanhóis encarando os argentinos, os canadenses confrontando os franceses e os americanos afrontando os alemães. As semifinais foram compostas pelos confrontos entre Itália e Espanha e Estados Unidos e Canadá, que fizeram história e passaram pela primeira vez para a final do campeonato.

A final

Canadá dominou o jogo desde o início e chegou a abrir 18-4 logo no primeiro quarto e manteve o ritmo durante toda a partida, vencendo a final por 79-60 e conquistando o primeiro título da história do país no campeonato.

Canadá se consagra campeão pela primeira vez no campeonato sub-19 da Fiba (Foto: FIBA)
O melhor jogador do campeonato ficou com RJ Barrett, jogador do high school estadunidense e que possui ofertas escolares de Kansas, Arizona, UCLA, Oregon e outras. O ala, que havia feito 38 pontos e 13 rebotes na semifinal contra a poderosíssima seleção americana, liderou Canadá com 18 pontos e 12 rebotes na decisão. Outro destaque foi o ala Abu Kigab, da universidade de Oregon, que teve médias de 15 pontos e 11 rebotes durante o torneio.

Gabriel Barros

Postar um comentário

0 Comentários