Faça Parte

Nova zebra, virada, e mudança na liderança: a segunda rodada da Segundona

Nesta quinta-feira (06), as dez equipes que disputam duas vagas na elite do futebol catarinense entraram novamente em campo em mais uma rodada da Série B do Estadual. Nesta segunda rodada, assim como na primeira, vimos uma enorme zebra acontecer. E no sul do estado, uma virada com emoção deu a liderança isolada para uma equipe.

Explicando o regulamento rapidamente, o torneio é disputado em turno e returno. Caso tivermos dois campeões diferentes em cada turno, teremos uma semifinal com outras duas equipes classificadas pelo índice técnico. Se uma mesma equipe for campeã dos dois turnos, será declarada como campeã, e o segundo e terceiro colocados no índice técnico decidem em um mata-mata quem fica com a outra vaga na elite.

Série B do Catarinense é no Linha de Fundo

Empate em jogo fora de Santa Catarina

Começando a nossa peregrinação por Santa Catarina, o nosso ponto de partida não é bem em SC, e sim no estado vizinho, Rio Grande do Sul, mais precisamente na cidade de Erechim. O Concórdia jogando no Colosso da Lagoa devido ao seu estádio não ter conseguido laudos para liberação, recebeu na tarde de ontem a equipe do Operário de Mafra. Vindo de uma derrota na rodada anterior, o Galo do Oeste teria de se recuperar para não se distanciar das demais equipes. Chegou a abrir o placar aos 11 minutos da etapa inicial com Marcus Vinicius cobrando pênalti. Porém, aos 33' do segundo tempo, o Operário de Mafra chegou ao empate com o lateral Cristiano, que bateu forte e bonito de fora da área. Uma das gratas surpresas do campeonato até então, o Operário chegou aos 4 pontos e é o vice-líder; o Concórdia é o nono com 1 ponto ganho.

No Colosso da Lagoa, em Erechim, Concórdia e Operário ficaram no empate (Foto: Divulgação/EC Operário de Mafra)

Artilheiro decide em Camboriú

Voando alto, chegamos no nosso segundo destino: Camboriú, onde o time que possui o mesmo nome de sua cidade recebeu o Guarani de Palhoça. Surpreendido e derrotado na primeira rodada pelo Operário por 4x2, o Camboriú tentou partir para cima - bem verdade que criou as melhores chances - porém num todo, o jogo foi muito truncado, com várias divididas. As melhores oportunidades vinham dos pés de Padu. E foi com ele que saiu o lance do gol. Aos 29' da segunda etapa, Cleiton lançou ao ataque, Padu dominou bonito no peito, invadiu a área e foi derrubado. O árbitro marcou pênalti. Brasão assumiu a responsabilidade, bateu e fez. Terceiro gol do artilheiro da Segundona que garantiu essa vitória magra ao Massa Bruta.

Em Camboriú, Brasão decidiu e assumiu a artilharia do campeonato (Foto: Divulgação/Camboriú FC)

Vitória no apagar das luzes em clássico jaraguaense

Próxima parada: Norte de Santa Catarina, cidade de Jaraguá do Sul, onde aconteceu o clássico da rodada. No estádio João Marcatto, o Juventus recebeu seu arquirrival Jaraguá. Foi um clássico com muita dificuldade nas criações das jogadas, e bastante ligações diretas da defesa para o ataque. Um jogo feio, digno de Segundona do Catarinense. Se caminhando para um 0x0 tenebroso para as duas equipes olhando pelo fator de classificação, no apagar das luzes, no último lance da partida, o Juventus teve uma falta na intermediária de ataque. O meia Jonathan pôs ela na área, Pedro Navas desviou e a bola sobrou limpa para o zagueiro Eduardo Kunde abrir o placar, garantir a vitória do Moleque Travesso, e afundar o rival na lanterna da competição.

Juventus vence em último lance e deixa rival na lanterna (Foto: Divulgação/SC Jaraguá)

Zebra em Itajaí

Chegamos à Itajaí, nossa penúltima parada, no Estádio Doutor Hercílio Luz, onde o Marcílio Dias recebeu a equipe do Fluminense do Itaum, e onde também a gloriosa zebra deu o ar da graça. Grande favorito da rodada, o Marcílio tinha tudo para superar o seu adversário. Tinha, porém não foi o que se viu em campo. Com poucas chances das duas equipes, o Marinheiro só haveria de chegar com perigo em bolas levantadas na área. Todavia, aos 35 minutos, foi o Fluminense quem realmente pôs a bola para dentro. O árbitro da partida marcou pênalti, que o atacante Maykson bateu e converteu para abrir o placar. Aos 47', o Marcílio Dias teve a sua grande oportunidade de empatar a partida. Em novo pênalti - desta vez a favor do Marcílio - Léo Mineiro chamou a responsabilidade para si, cobrou a penalidade, e o goleiro Gefferson defendeu garantindo a vitória do Fluminense no que foi o último lance da partida.

Momento do gol de Maykson que garantiu a primeira vitória do Fluminense do Itaum na competição (Foto: Divulgação/ Fluminense FC)

Emoção, virada, e liderança isolada em Tubarão

Finalmente chegamos à Tubarão, onde no Estádio Aníbal Torres Costa, o Hercílio Luz recebeu em seus domínios a equipe do Barra. Com cinco gols, virada no finalzinho, e cheio de emoções, o Hercílio superou as dificuldades e bateu o Barra. A equipe de Balneário Camboriú abriu o placar aos 12 minutos da etapa inicial logo após um chute de longe arriscado pelo glorioso volante com quase nome de craque, Van Basty. Já no segundo tempo, não demorou muito, e aos 5', Mateus Arence cobrou falta na área e Luizinho empatou a partida. Sete minutos depois, Luiz Grando aproveitou a falha do goleiro Martins, e pôs novamente o time visitante na frente do marcador. Aos 37' começava a reação dos tubaronenses. Rafinha que havia acabado de entrar, bateu bonito de direita no ângulo do goleiro Gustavo e empatou a partida. Três minutos após o empate, Luizinho arriscou de canhota e marcou o gol da grande virada que levou o Leão do Sul à liderança isolada da competição com seis pontos.

Hercílio Luz é o novo líder com virada no finalzinho (Foto: Divulgação/Hercílio Luz FC)

Resultados e classificação após a segunda rodada da Série B do Catarinense:
Resultados e classificação (Arte: Patrick Silva)

A próxima rodada da Segundona será neste final de semana e terá início no domingo, às 10h, quando o Fluminense do Itaum recebe o Juventus na Arena Joinville. Um pouco depois, às 10h30, o Concórdia vai até o Estádio Roberto Santos Garcia enfrentar a equipe do Camboriú. Às 15h, em Itaiópolis, no Estádio 16 de abril, Operário de Mafra e Hercílio Luz disputam a liderança da competição. Já no Renato Silveira, em Palhoça, às 15h30, o Guarani será visitado pela equipe do Jaraguá que tenta se livrar da lanterna. E já na segunda-feira, às 15h30, no Camilo Mussi, em Itajaí, o Barra recebe o Marcílio Dias para encerrar a terceira rodada da Série B do Catarinense.

Patrick Silva | @figueiradepre

Postar um comentário

0 Comentários