Faça Parte

Duas derrotas e duas lições para junho

Fjóluson, autor do único gol islandês contra o Peru, divide bola com Benavente. (créditos na imagem)


Nesta terça a Islândia perdeu por 3 a 1 para o emergente time do Peru e, saindo dessa parada da FIFA com duas derrotas chamativas, o mais importante é retirar lições dos dois jogos para sua sobrevivência na fase de grupos da Copa do Mundo. É verdade que ainda há dois testes para próximo da Copa (Noruega e Gana, nos dias 02 e 06 de junho, respectivamente), mas essas duas derrotas podem ser valiosas, pedagogicamente falando, para as pretensões dos islandeses.

O desenho tático semelhante entre Peru e Islândia não mostrava as mesmas propostas. Com Ruidíaz e Farfan na frente, a dupla móvel de ataque e o meio técnico com Carrillo e Cueva se projetando nas pontas contrastava com um 4-4-2 conhecidamente mais rígido dos islandeses. Agora, se no primeiro jogo a ousadia ofensiva custou caro, neste a própria defesa, costumeiramente forte, sofreu com um Peru sem "referência" na área. A dupla de zagueiros formada por Ragnar Sigurdsson e Jon Fjóluson (que acabaria sendo o autor do gol da Islândia em um lance de bola parada, algo já da cartilha dessa seleção) sofreu, e que bom que sofreu agora, pois podem tentar alternativas para uma eventual recorrência da situação na Copa. No Grupo D, que divide com Argentina, Croácia e Nigéria, por exemplo, a seleção nigeriana vem usando nomes móveis na referência, como Ahmed Musa.

Ahmed Musa. (Clive Rose/Getty Images South America)
Se fosse possível resumir esses dois jogos em duas lições simples, ficaria algo como:

*Não abandone sua essência. Construa seu jogo à partir dela, foi ela que te trouxe até aqui
*Aprenda a compactar contra times sem referência de área

Conselhos que podem ser valiosíssimos se forem colocados devidamente em prática por Heimir Halgrimsson, o técnico dessa guerreira seleção da Islândia, seja focando em um estilo vertical de contra-ataque ou, no segundo caso, optando por algum jogador para a "entrelinha" defesa/meio-campo, mesmo que de modo pontual. Seriam testes interessantes para os amistosos preparatórios de junho.

Até lá, ficamos na expectativa!


Postar um comentário

0 Comentários