Faça Parte

Os ingleses recriam o futebol!

Reprodução: Transmissão Espn

Das grandes ligas do futebol a Premier League foi a última a implantar o sistema de árbitro de vídeo. Reconhecendo suas possibilidades, mas também suas grandes limitações e problemas que poderiam ser acrescentados nos 90 minutos, estudou e planejou, e nessa semana nos apresentou sua fórmula, simples e eficiente.

Sempre fui defensora do uso da tecnologia, não acredito no discurso que retira a emoção, acredito no discurso da justiça. E acho ainda que é possível usar o Var para boas doses de emoção.

Alguns consideram catastrófico o uso do Var no Brasil, não chego a tanto, mas é fato que erros e demoras inadmissíveis estão dificultando a defesa. Os que já criticavam ganharam argumentos, porém a 1° rodada bem sucedida da Liga Inglesa fez com que até os mais críticos entendessem que a tecnologia usada da forma certa pode sim ajudar.

O sistema inglês se mostrou superior até as outras ligas com experiência. Talvez colocamos na conta a arbitragem profissional e o planejamento feito. Temporada 2018/19, testaram nas Copas e sem comunicação na própria Premier League.

Adotaram o sistema de simplicidade e agilidade, a intenção não é mais só acertar, é necessário acertar e ser rápido. Indicaram para a arbitragem em campo não se esconder e indicar marcações, como impedimentos. Na transmissão e no estádio foi possível acompanhar o show do Var, com as mesmas imagens que estavam sendo analisadas em replay, criando debates e expectativa.

Em tempos de futebol tecnológico, parece que os ingleses criaram sua melhor versão.

@analivia_dias 

Postar um comentário

0 Comentários