Faça Parte

FC Vaduz: o Campeão que nunca jogará a Champions

(Reprodução: Wikipedia)


Na Europa temos 55 federações filiadas a UEFA. Da minúscula Andorra até a possante Inglaterra os campeões das ligas locais garantem vaga na Champions League.

Seguindo o ditado popular de que "Toda regra tem a sua exceção", o FC Vaduz mostra que que nem todos os campeões tem vaga no maior torneio continental do Planeta. Liechtenstein não faz parte da regra e o seu principal clube é uma exceção.

Fundado em 14 de fevereiro de 1932 na capital do pequeno país que fica na fronteira entre a Suíça e a Áustria, o FC Vaduz desde seu nascimento se tornou a principal equipe local, a única que se tornou profissional.

No ano seguinte, o representante maior de Liechtenstein começou a participar de campeonatos profissionais na vizinha Suiça. Em seus primeiros anos de vida, o FC Vaduz variou as suas participaçòes nas divisões inferiores do futebol suiço sem muita relevância.
A temporada 2007/2008 terminou com uma marca histórica para este clube e o seu país de origem. No dia 12 de maio de 2008, o FC Vaduz venceu a "Challenge League" (a segunda divisão suíça) e subiu para a primeira divisão do país vizinho de forma inédita. 

A festa na capital Vaduz durou pouco tempo, no final da temporada seguinte, o "Stolz von Liechtenstein" ("Orgulho de Liechtenstein",apelido da equipe) foi rebaixado. Na temporada 2008/2009, o craque da equipe era o goleiro Yann Sommer, hoje este atleta atua no Campeonato Alemão e sempre é convocado pela seleção da Suíça.

A "Estrela" do time na linha era o meio campista brasileiro Rivaldo. Natural da cidade pernambucana de Salgadinho, este atleta disputou mais de 30 jogos com a camisa do palmeiras no ano de 2011. Foram 41 jogos e 2 gols com o manto alviverde.

Após essa queda, o FC Vaduz passou mais tempo na segunda divisão que na primeira. Porém, mesmo com esses desempenhos fracos, este clube quase todo ano é campeão.

Com 47 taças de campeão da Taça de Liechtenstein, o FC Vaduz detém o recorde mundial de maior campeão de canecos no modelo "copa" no mundo. A Taça de Liechtenstein é o único título que este pequeno país oferece, o campeão deste torneio se qualfica para a 1å Fase eliminatória pada a Liga Europa.

Nesta temporada, o FC Vaduz passou por duas fases pré-eliminatórias. O sonho acabou quando eles enfrentaram o Eintreicht Frankfurt, 6x0 no agregado. Restou para a temporada a segunda divisão e a Taça do seu país de origem.

Segundo a regra de "Convidado" pela Federação Suiça de Futebol, o FC Vaduz não pode conquistar vagas em ligas europeias através do campeonato helvético de futebol. A única forma desta equipe disputar a Champions League é vencendo a UEFA Europa League.

Percebe-se que o FC Vaduz tem uma "Maldita Sorte". No seu país de origem, ele é um colosso, vence todo ano o caneco nacional e se garante sempre em um torneio continental. Porém, ele está fadado a nunca disputar o maior torneio continental do planeta graças a sua origem e seus status de convidado.

Postar um comentário

0 Comentários