Faça Parte

Guia - Super Bowl


O futebol americano vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil, mas suas regras, sua forma de jogo, temporada e cultura atrapalha a chegada de novos públicos. Até que a data do Super Bowl, por ser midiático, chamar atenção, ter shows e seu formato, desperta a curiosidade de quem não entende ou mesmo não gosta do esporte e tem aqueles que só querem o show do intervalo. O objetivo aqui é fazer que todos vocês que não entendem nada do que está acontecendo em campo, entendam o mínimo para desfrutar do evento, vamos por passos:

Super Bowl

Você provavelmente já leu algum veiculo de imprensa escrevendo "final do Super Bowl", é errado. SB não é o campeonato, ele é basicamente a final da liga. É como se intitular um nome para a final da Copa do Mundo. Esse ano entrará em campo: Kansas City Chiefs vs San Francisco 49ers.

E para as duas equipes chegarem até ele?

Existe um processo de chaveamento muito complicado na NFL, que se formos explicar, você provavelmente vai desistir. Só tenha em mente que eles dividem o EUA em dois, Conferência Americana ( AFC) e Conferência Nacional (NFC). Em cada Conferência os times disputam em uma espécie de pontos corridos, sendo 17 semanas ( 17 rodadas), com uma folga para cada dentro dessas semanas, até começar os playoffs (mata-mata), apenas uma partida por confronto. Restando dessa forma um time de cada Conferência, e aí temos o Super Bowl formado, o confronto entre o campeão da AFC e NFC. 

Por qual razão é esse fenômeno? 

Ele acontece desde 67, o fato de jogar os campeões de cada conferência, chama a atenção. Um detalhe, existia o campeonato antes do Super Bowl. Voltando, foi se tornando culturalmente no esporte americano importante ganhar o SB, foi ganhando o país e esportivamente se tornou um evento impactante, até que começou o show midiático. 




Em 93 a NFL resolveu inovar e chamou nada menos que Michael Jackson para fazer um show no intervalo da partida. Ele fez O show, desde então, tocar no intervalo ou cantar o hino norte-americano antes da partida, é um privilégio, que só artistas consagrados possuem o privilégio, se apresentando em um dos eventos de maior audiência mundial. No último SB, 30 SEGUNDOS de comercial, foi vendido por 5,2 mi de dólares... O show de 2020 fica por conta de Shakira e Jennifer Lopez e o hino com Demi Lovato.

E o jogo?

O primeiro contato com o esporte é meio traumático, parece um monte de trogloditas se matando, até que você começa a entender que no fundo, a lógica é simples. Todos concordamos que na maioria dos esportes coletivos o objetivo precisa ser ganhar território, no futebol americano, isso é bem mais evidente. Temos um campo com 100 Jardas ( 91,44 metros). No meio do campo fica a marcação de 50, ela vai caindo de 10 em 10 até o final dos dois lados. 


A equipe que vai defender, fica com as costas voltada para seu campo, ela precisa proteger sua END ZONE, a linha de fundo, a equipe do ataque conseguir passar por essa linha, ela marcou o Touchdown (TD), soma 6 pontos e tem direito ao ponto extra, precisa encaixar um chute na linha de 15 jardas naquele Y, o é muito fácil (para eles rs).

Ok, mas para chegar até o TD, quais as regras. A equipe que vai atacar tem 4 chances para avançar 10 jardas, ela avançou essas jardas, ganha mais 4 chances, assim por diante. O principal responsável por isso é o Quarterback, ele vai distribuir as jogadas, fazer aqueles brilhantes lançamentos ou o passe terrestre. O time pode lançar a bola para a frente apenas uma vez. 

Se a equipe esgotar as quatro chances e  não conseguir avançar as 10 jardas, ela perde a posse de bola e a outra equipe vai iniciar no ponto de último avanço. Mas geralmente a última descida, que é a quarta chance, a equipe de ataque usa de duas formas: Se ela estiver em seu campo de defesa, não é interessante perder a posse de bola aí, por isso o Punter vai chutar a bola para longe, forçando a equipe adversária começar o mais longe possível. (Olhe na foto).


Mas se a equipe que está atacando estiver no seu campo de ataque, perto de marcar o TD, ela pode escolher o Field Goal, o Kicker tem a missão de colocar a bola no Y, a distância vai depender do avanço da equipe, se ela chegou até a linha de 28 jardas, o chute é nela, ou na linha de 20 jardas. Convertendo o Field Goal, soma 3 pontos. 


Punt e Kicker são jogadores diferentes, pois os chutes são feitos de formas diferentes, como pode observar nas fotos. Uma coisa que me causou estranheza foi: existe o time defensivo e ofensivo, se você estiver atacando, entra o ofensivo, defendendo, o defensivo. E tem também o time de especialistas, para os momentos de punt e field goal.

Por fim, não é um esporte sem regras de contato, nem tudo é permitido, pelo contrário, existem várias regras proibindo contato. O que evita algumas lesões, mas causa várias polêmicas. Mas para os iniciantes, comece entendendo o esquema de avanço e perda de bola que você vai se divertir no Super Bowl e talvez até acompanhe a próxima temporada.

@analivia_dias

Já ouviu o Linhacast, podcast do Linha de Fundo? Clique aqui e conheça!

Postar um comentário

0 Comentários