Faça Parte

Guia - Super Bowl


O futebol americano vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil, mas suas regras, sua forma de jogo, temporada e cultura atrapalha a chegada de novos pĂºblicos. AtĂ© que a data do Super Bowl, por ser midiĂ¡tico, chamar atenĂ§Ă£o, ter shows e seu formato, desperta a curiosidade de quem nĂ£o entende ou mesmo nĂ£o gosta do esporte e tem aqueles que sĂ³ querem o show do intervalo. O objetivo aqui Ă© fazer que todos vocĂªs que nĂ£o entendem nada do que estĂ¡ acontecendo em campo, entendam o mĂ­nimo para desfrutar do evento, vamos por passos:

Super Bowl

VocĂª provavelmente jĂ¡ leu algum veiculo de imprensa escrevendo "final do Super Bowl", Ă© errado. SB nĂ£o Ă© o campeonato, ele Ă© basicamente a final da liga. É como se intitular um nome para a final da Copa do Mundo. Esse ano entrarĂ¡ em campo: Kansas City Chiefs vs San Francisco 49ers.

E para as duas equipes chegarem até ele?

Existe um processo de chaveamento muito complicado na NFL, que se formos explicar, vocĂª provavelmente vai desistir. SĂ³ tenha em mente que eles dividem o EUA em dois, ConferĂªncia Americana ( AFC) e ConferĂªncia Nacional (NFC). Em cada ConferĂªncia os times disputam em uma espĂ©cie de pontos corridos, sendo 17 semanas ( 17 rodadas), com uma folga para cada dentro dessas semanas, atĂ© começar os playoffs (mata-mata), apenas uma partida por confronto. Restando dessa forma um time de cada ConferĂªncia, e aĂ­ temos o Super Bowl formado, o confronto entre o campeĂ£o da AFC e NFC. 

Por qual razĂ£o Ă© esse fenĂ´meno? 

Ele acontece desde 67, o fato de jogar os campeões de cada conferĂªncia, chama a atenĂ§Ă£o. Um detalhe, existia o campeonato antes do Super Bowl. Voltando, foi se tornando culturalmente no esporte americano importante ganhar o SB, foi ganhando o paĂ­s e esportivamente se tornou um evento impactante, atĂ© que começou o show midiĂ¡tico. 




Em 93 a NFL resolveu inovar e chamou nada menos que Michael Jackson para fazer um show no intervalo da partida. Ele fez O show, desde entĂ£o, tocar no intervalo ou cantar o hino norte-americano antes da partida, Ă© um privilĂ©gio, que sĂ³ artistas consagrados possuem o privilĂ©gio, se apresentando em um dos eventos de maior audiĂªncia mundial. No Ăºltimo SB, 30 SEGUNDOS de comercial, foi vendido por 5,2 mi de dĂ³lares... O show de 2020 fica por conta de Shakira e Jennifer Lopez e o hino com Demi Lovato.

E o jogo?

O primeiro contato com o esporte Ă© meio traumĂ¡tico, parece um monte de trogloditas se matando, atĂ© que vocĂª começa a entender que no fundo, a lĂ³gica Ă© simples. Todos concordamos que na maioria dos esportes coletivos o objetivo precisa ser ganhar territĂ³rio, no futebol americano, isso Ă© bem mais evidente. Temos um campo com 100 Jardas ( 91,44 metros). No meio do campo fica a marcaĂ§Ă£o de 50, ela vai caindo de 10 em 10 atĂ© o final dos dois lados. 


A equipe que vai defender, fica com as costas voltada para seu campo, ela precisa proteger sua END ZONE, a linha de fundo, a equipe do ataque conseguir passar por essa linha, ela marcou o Touchdown (TD), soma 6 pontos e tem direito ao ponto extra, precisa encaixar um chute na linha de 15 jardas naquele Y, o Ă© muito fĂ¡cil (para eles rs).

Ok, mas para chegar atĂ© o TD, quais as regras. A equipe que vai atacar tem 4 chances para avançar 10 jardas, ela avançou essas jardas, ganha mais 4 chances, assim por diante. O principal responsĂ¡vel por isso Ă© o Quarterback, ele vai distribuir as jogadas, fazer aqueles brilhantes lançamentos ou o passe terrestre. O time pode lançar a bola para a frente apenas uma vez. 

Se a equipe esgotar as quatro chances e  nĂ£o conseguir avançar as 10 jardas, ela perde a posse de bola e a outra equipe vai iniciar no ponto de Ăºltimo avanço. Mas geralmente a Ăºltima descida, que Ă© a quarta chance, a equipe de ataque usa de duas formas: Se ela estiver em seu campo de defesa, nĂ£o Ă© interessante perder a posse de bola aĂ­, por isso o Punter vai chutar a bola para longe, forçando a equipe adversĂ¡ria começar o mais longe possĂ­vel. (Olhe na foto).


Mas se a equipe que estĂ¡ atacando estiver no seu campo de ataque, perto de marcar o TD, ela pode escolher o Field Goal, o Kicker tem a missĂ£o de colocar a bola no Y, a distĂ¢ncia vai depender do avanço da equipe, se ela chegou atĂ© a linha de 28 jardas, o chute Ă© nela, ou na linha de 20 jardas. Convertendo o Field Goal, soma 3 pontos. 


Punt e Kicker sĂ£o jogadores diferentes, pois os chutes sĂ£o feitos de formas diferentes, como pode observar nas fotos. Uma coisa que me causou estranheza foi: existe o time defensivo e ofensivo, se vocĂª estiver atacando, entra o ofensivo, defendendo, o defensivo. E tem tambĂ©m o time de especialistas, para os momentos de punt e field goal.

Por fim, nĂ£o Ă© um esporte sem regras de contato, nem tudo Ă© permitido, pelo contrĂ¡rio, existem vĂ¡rias regras proibindo contato. O que evita algumas lesões, mas causa vĂ¡rias polĂªmicas. Mas para os iniciantes, comece entendendo o esquema de avanço e perda de bola que vocĂª vai se divertir no Super Bowl e talvez atĂ© acompanhe a prĂ³xima temporada.

@analivia_dias

JĂ¡ ouviu o Linhacast, podcast do Linha de Fundo? Clique aqui e conheça!

Postar um comentĂ¡rio

0 ComentĂ¡rios