Faça Parte

Tudo o que você precisa saber sobre o Campeonato Mineiro 2020

Foto: Globoesporte.com
Começando mais uma temporada, é chegada a hora de fazer um Raio-X do Campeonato Mineiro, analisando (ou chutando) os clubes favoritos a ganhar o título (acho que todo mundo já imagina quais são), as equipes do interior que podem surpreender, e os possíveis candidatos a rebaixamento para o Módulo II, além das curiosidades da edição deste ano, a 106ª da história.

FÓRMULA E NOVIDADES

Com o início marcado para o dia 21/01, o Mineiro tem como principal alteração na fórmula a extinção das quartas de final, uma vez que agora teremos quatro clubes classificados para o mata-mata, com o 1º colocado enfrentando o 4º, e o segundo jogando contra o terceiro. Dessa forma, o torneio terá 15 datas, uma a menos em relação a 2019. No mais, tudo igual: as 12 equipes se enfrentam em turno único e o dono da melhor campanha terá vantagens, como jogar por dois empates, além de decidir a finalíssima em casa.

A principal novidade dessa edição fica por conta da criação de dois novos torneios, que serão dedicados aos times do interior. O primeiro deles, o Troféu Inconfidência, reunirá os clubes terminados do 5º ao 8º lugar, que se enfrentarão nos mesmos moldes citados acima, em jogos eliminatórios de ida e volta, com semifinais e final. O campeão irá disputar a Recopa contra o Campeão do Interior, ou seja, o melhor colocado no Campeonato Mineiro, excluindo Atlético, Cruzeiro e América. 

Com esses "subtorneios", minimiza-se um dos problemas dos clubes interioranos, que é a falta de calendário, e ainda dá a eles um título, o que pode dar destaque aos jogadores e render algum cascalho em uma possível venda. 

Só ficou faltando a premiação, né, Federação Mineira?

Foto: EBC

OS FAVORITOS

Os candidatos ao título são os mesmos de sempre: Atlético, América e Cruzeiro (nesta ordem). O Galo vem reformulado, com o venezuelano Rafael Dudamel no comando técnico e contratações interessantes como o volante Allan (ex-Fluminense) e o meia Hyoran, que veio emprestado pelo Palmeiras. É o principal favorito a levar o caneco do Estadual, talvez por estar numa fase menos pior do que os outros clubes da capital.

O América, por sua vez, manteve a base que quase conseguiu o acesso no último ano, após uma arrancada impressionante na Série B, e trouxe um pacotão de reforços, entre eles o meia Rickson, do Botafogo, e o atacante Léo Passos, oriundo do Palmeiras. Tendo a oportunidade de iniciar uma temporada, o técnico Felipe Conceição quer fazer bonito no campeonato e pode dar trabalho.

Por fim, o Cruzeiro, que corre por fora na disputa pela taça. Rebaixado para a Série B, clube celeste vive uma zona há vários meses, deve até as calças e sofre com pelo menos três notícias ruins por dia. Por isso, a equipe azul não deve ser campeã, no entanto, não é um completo azarão, pois o futebol é imprevisível e se trata de um time tradicional. 

O Coimbra foi campeão do Módulo II de 2019.
Foto: Hoje em Dia
POSSÍVEIS SURPRESAS

Clube-empresa de Contagem, o Coimbra Sports é, sem dúvidas, o clube fora da capital que pode incomodar os grandes. Campeão da terceira divisão mineira (que por algum raio de motivo se chama Segunda Divisão) em 2018 e do Módulo II em 2019, a equipe tem aporte financeiro do banco BMG para ir longe no Estadual, inclusive tem tudo para ser a campeã do interior.

Dentro de campo, o time tem como referência o centroavante Bruno Mineiro (ex-Athletico e Portuguesa) e conta com Diogo Giacomini, ex-auxiliar do Galo, como treinador.

Além do Coimbra, podemos citar também a Tombense, que faz boas campanhas desde quando estreou no Módulo I, em 2013. O clube gerido pelo empresário Eduardo Uram aposta em nomes rodados no futebol brasileiro, como o goleiro Felipe Garcia (ex-Santos), o meia Ibson (ex-Flamengo) e o atacante Rhayner (ex-Fluminense) para se dar bem no Campeonato Mineiro 2020.

CANDIDATO AO REBAIXAMENTO

Villa Nova. Agremiação tradicionalíssima do futebol mineiro, o Leão do Bonfim vem capengando há muitos anos. Quase foi rebaixado na última temporada e sofre com problemas financeiros bem graves. Uma hora vai para o Módulo II.

É isso, amigos. Bom Campeonato Mineiro a todos!

@victismo
@LF_Site

Postar um comentário

0 Comentários