Faça Parte

Fluminense e a mulher, uma relação única




Como você definiria o sentimento  pelo seu clube de coração? 

Quais palavras você buscaria na sua mente para definir algo que não pode ser definido?

A Mulher Tricolor te ajuda nessa.

Quando o futebol ainda engatinhava no Brasil, o berço do "Esporte Bretão" foi o Estádio das Laranjeiras. Os jogos de Football atraíam um grande público e as mulheres marcaram presença nesses eventos. 

A atuação delas  nas arquibancadas chamou a atenção do escritor Coelho Netto que, além de torcedor do Fluminense, ia aos jogos par ver o seu filho Preguinho jogar com a camisa Tricolor. Segundo o imortal da Academia Brasileira de Letras, as frequentadoras desses jogos iam para as partidas com luvas, paramento que contrasta com o calor tropical brasileiro.

Essa elegante peça do vestiário sofria durante as partidas do Fluminense. O calor e o nervosismo característico de uma partida de futebol fazia com que o sentimento daquelas mulheres extravasasse e elas torciam as luvas com fervor. Esse movimento foi destacado por Coelho Netto e  a palavra "Torcedor" virou sinônimo de apaixonado pelo seu clube.

Se as torcedoras do Fluminense eternizaram uma palavra que simboliza amor ao clube, 100 anos depois elas mostraram que amar as "Três Cores que Traduzem Tradição" é algo que somente elas conseguem sentir em sua plenitude. 

Nesta semana, um grupo de 15 torcedoras do Fluminense se uniu para lançar uma campanha que visa aumentar a adesão de sócios ao clube das Laranjeiras, um vídeo lançado nas redes sociais que já conta com várias visualizações faz qualquer tricolor repensar o seu papel como adepto do Fluzão. Mesmo que você não tenha condições de ajudar o clube financeiramente, elas mostram que há outras maneiras de apoiar esta instituição em um momento crítico de sua história.

Quem acha que esse foi um simples vídeo, aponto o engano.

Uma mulher que expõem a sua imagem, seja lá como for, nas redes sociais, se tornam vítimas de comentários machistas, abusivos e nojentos. Após o lançamento da campanha, tornou-se comum que as integrantes do vídeo apontem esses comentários baixos recebidos nas redes sociais. 

Elas sabiam que isso iria acontecer, elas sofrem isso todos os dias.

O amor delas pelo Fluminense superou a ignorância tóxica que o machismo destila no nosso dia-a-dia. Por mais que eu tente entender a extensão dessa coragem, sou homem e somente as mulheres entendem plenamente as adversidades que devem superar todos os dias. Se o cenário for o futebol, percebo que o desafio delas é muito maior, a fibra delas é encorajadora. 

Eu, como um mero adepto do Fluminense, agradeço pelo amor de vocês a este clube, eu nunca conseguirei ser Torcedor. Essa palavra pertence a vocês, Mulheres Tricolores. Somente vocês sabem o que isso realmente significa.

Obrigado.

Postar um comentário

0 Comentários