Faça Parte

Lavando a roupa suja: torcedor, o que você escolheria?



Um dos motores que movimenta o futebol é a rivalidade. Pense por um segundo o que seria da história do seu clube sem os embates que ele travou contra seus rivais tradicionais, com certeza haveria um vazio. Esse cenário hipotético se tornou real e ganhou contornos de dramaticidade para os dois maiores clubes do futebol romeno: Dínamo Bucaresti e o Steua Bucaresti.

Até a data da publicação deste artigo, esses clubes já haviam se enfrentado em 176 oportunidades. Esse clássico é conhecido como o "Derby Eterno", o Dínamo venceu o seu rival 60 vezes e perdeu em outras 59 oportunidades. Esse equilíbrio só serviu para fomentar o maior confronto do futebol local. Porém, nos últimos anos, O Steua continua conquistando títulos enquanto o seu rival não ganha o "Romenão" desde a temporada 2006-2007, essa diferença brutal foi patrocinada pelo controverso milionário romeno conhecido por Gigi Becali, ele que é o pivô da situação inusitada que será apresentada.

Gigi nasceu na Romênia no ano 1958, em uma família de classe média, ele conquistou a sua fortuna através de um negócio que até hoje gera polêmica. Em 1998, ele realizou um acordo para trocar propriedades com o Exército Romeno, mas as terras de Becalli tinham um valor bem inferior às terras do governo. Acusações de propina apareceram por todos os lados mas ninguém foi preso e Gigi deu início a sua fortuna.

Mesmo tendo sido torcedor do Dínamo desde criança, Gigi Becali comprou 65% das ações do rival Steua no final do ano de 2003 e, desde então, despeja seus recursos nessa instituição para que ele se consolidasse como o "Bicho-Papão" do futebol local. Por outro lado, o Dínamo sofreu com uma série de más administrações nos últimos anos e se encontra à beira da falência. Se você der uma rápida checada no youtube, você achará diversas manifestações, confusões e protestos protagonizados por esta torcida apaixonada (e cansada de sofrer).

Esse cenário peculiar gerou um dilema, tema desta postagem. O Dínamo precisa de 180 mil euros para renovar a sua licença no futebol local, se esse recurso não for obtido até o final deste mês, o Dínamo fechará as portas. Ciente desta situação, Gigi Becali se ofereceu a pagar esta quantia para salvar o clube da capital, este movimento gerou uma série de críticas por todos os lados.

Há torcedores do Dínamo que não querem ajuda do presidente do maior rival, há torcedores do Steua que estão nervosos com Gigi por ele querer ajudar o maior rival, há torcedores do Dínamo aliviados porque o clube não irá fechar as portas, há torcedores do Steua felizes porque o maior rival sobreviverá e o "Derby Eterno"não irá desaparecer e, por fim, acusações de torcedores de ambos os lados de que Gigi continua amando o Dínamo e só usa o Steua como uma grande lavanderia de dinheiro e um capricho.

Até a presente data, Gigi ainda não se decidiu. Para aliviar a pressão, ele alegou que os 180 mil seriam gastos na aquisição do goleiro italiano Ricardo Piscitelli, destaque dos "Cães Vermelhos", este valor não seriam uma doação. A desculpa não colou e a discussão continua...

Se você fosse torcedor do Dínamo, o que você gostaria?

Se você fosse torcedor do Steua, o que você acharia?

Se você fosse Gigi Becali, qual seria a próxima lavanderia?

Postar um comentário

0 Comentários