Faça Parte

Pais sem Paz, O Preço da Fama imposta pelos Infames


(Retrato de Galileu Galilei por Justus Sustermans; 1636)

"...Mas como fui aconselhado, por este Ofício, a abandonar totalmente a falsa opinião que sustenta que o Sol é o centro do mundo e que é imóvel, e proibido de sustentar, defender ou ensinar a falsa doutrina de qualquer modo..."


(Trecho da Carta de Abjuração de Galileu, escrita em 1633. Tradução: Yaska Antunes)


A "Carta de Abjuração"foi um documento escrito por Galileu Galilei no ano ano de 1633 com objetivo de escapar de possíveis punições que ele poderia sofrer da Inquisição Católica, o "Pai da Ciência Moderna" foi obrigado a abdicar de seus estudos para que pudesse sobreviver, o cientista foi taxado de herege e passou seus últimos anos de vida preso em sua residência sem poder sair. 

Quase 400 anos depois, os negadores da ciência atacam novamente  e o alvo é outro "Pai". O Fluminense Football Club é o percursor do futebol no Rio de Janeiro, todos os outros "Grandes" do futebol carioca só "largaram" seus remos após o Tricolor mostrar esse magnífico esporte para eles. Enquanto Vasco e Botafogo são nossos filhos morais, o setor de futebol do Flamengo foi fundado por ex-atletas tricolores, o clube da Gávea é uma espécie de filho bastardo que insiste em desonrar seu genitor repetindo os paços dos algozes de Galileu.

Assim como a Igreja fez o Cientista Italiano a negar a Ciência, Flamengo e Vasco parecem não ligar para os efeitos que a Covid-19 geram na sociedade Brasileira, Os números são incontornáveis (mesmo sendo imprecisos). A quantidade de mortos não para de crescer no estado do Rio de Janeiro e a pandemia não parece ter um fim próximo, Fluminense e Botafogo são pressionados pelos dirigentes vascaínos e rubro-negros para que o futebol retorne o mais rápido possível.

Após a sua morte, quase cego e acompanhado somente por  sua filha em uma cama na sua casa, Galileu sofreu um processo difamatório por parte da Igreja para que sua biografia e seus estudos fossem desqualificados, a morte da reputação é tão brutal como a morte existencial. O Fluminense nunca deixará de existir mas carrega a fama de ser um clube que sempre recorre aos tribunais para driblar os resultados de campo, os infames que rotulam o Tricolor dessa forma são aqueles que agora forçam o Fluminense a averiguar se há alguma manobra jurídica para que o brioso Campeonato Carioca não retorne enquanto o Rio vive essa Pandemia. 

Ninguém pode julgar Galileu, sua abjuração foi feita sob tortura, ele negou a ciência para poder sobreviver. Assim como Galileu, o Fluminense luta para que a ciência seja respeitada nem que a sua credibilidade possa ser arranhada por indivíduos mal intencionados.

Se necessário, o Flu recorrerá aos tribunais e a sua torcida deve apoia-lo. Assim como Galileu foi desprestigiado por seus algozes e hoje é reconhecido como um dos maiores gênios de todos os tempos, o Tricolor não deve se preocupar com as piadas e provocações de seus rivais. O futuro mostrará que os defensores da ciência estão no lado certo da História.

Postar um comentário

0 Comentários