Faça Parte

Passando o Chapéu sem Tirar a Cartola: A Fidalguia Tricolor em meio a Pandemia

Cartola (Foto: Divulgação)


O Fluminense sempre foi reconhecido por ser um clube ligado as elites, essa realidade já foi operada pelos rivais para que se cultivasse uma animosidade que afeta o Tricolor até os dias de hoje.
Eu afirmo que "Ser Fluminense" é ser fidalgo, sem dúvidas, envergar o manto Tricolor é um ato de responsabilidade que deve pesar para alguns torcedores rivais. Nós somos Fidalgos no seu sentido mais amplo. 

Pegue um dicionário (ou utilize a barra de pesquisas de seu dispositivo eletrônico) e procure pela palavra "Fidalguia", os nossos refratores ignoram o sentido figurado dessa palavra complexa. A fidalguia é sinônimo de "generosidade", "grandiosidade" e "retidão", o Fluminense mostra que essas qualidades não são ignoradas nem em um período crítico como esse que estamos vivendo. 

O Botafogo demitiu mais de 40 funcionários e avalia redução dos salários de atletas, o Vasco suspendeu contratos de cerca de 250 funcionários e, por fim, o multimilionário Flamengo demitiu mais de 60 pessoas durante a pandemia. O Fluminense foi o único dos "4 Grandes do Rio " que não demitiu (ou suspendeu) qualquer trabalhador dos seus quadros. 

Atualmente, no Futebol Carioca encontram-se 3 clubes endividados e um Rico. Vasco e Botafogo se sentiram na obrigação de enxugar os seus gastos para poder sobreviver, aparentemente, essas demissões (e suspensões) eram fundamentais. Sobre o Clube da Gávea, não se sabe se as demissões se deram porque esses funcionários eram irrelevantes para o cenário atual do clube ou, se o fluxo de caixa rubro-negro não é tão opulento como proseado por muitos jornalistas.

O Fluminense é um clube quebrado, paga suas contas com dificuldades (quando as paga) mas se recusou a demitir seus funcionários nesse momento em que eles mais precisavam do Tricolor. Nós somos Fidalgos no seu sentido amplo: Entre os endividados, fomos o único a ajudar plenamente. Perto do aristocrata, mostramos o verdadeiro sentido de ser Elite.

O Fluminense "passa o chapéu" pelos seus torcedores para que eles ajudem o clube, e os tricolores ajudaram. Desde o início de abril, o numero de sócios de futebol DOBROU, realidade diferente daquela encontrada nos seus rivais cariocas que observaram quedas em seus planos de sócio-torcedores. A Fidalguia não se restringe a instituição, o "Ser Fluminense" é uma ethos que abrange todos os seus torcedores.

A Pandemia da Covid-19 mostrou o melhor e o pior de cada setor da sociedade, o Fluminense teve que se adaptar a realidade e o fez, sem rejeitar os seus, contando com o auxílio do povo que o ama. Nosso mascote pode ostentar a sua indefectível cartola com orgulho, ele é Fidalgo. Ele é Tricolor!

Postar um comentário

0 Comentários