Faça Parte

"Pior para os Fatos"- Nélson Rodrigues

(Foto: Reprodução Internet) 


"Sou Tricolor, sempre fui Tricolor. Eu diria que já era Fluminense em vidas passadas, muito antes da presente encarnação"
(Nélson Rodrigues)

25 de junho de 1995, esta data ficará marcada para sempre na história do Futebol Carioca pelo "Gol de Barriga" executado por Renato Gaúcho naquele FlaxFlu decisivo. Para nós, tricolores, o dia daquela partida é irrelevante, todos os dias vivemos aquela final.

Nasci em 1993 e fatalmente não me lembro desta Data Divina, azar da "lembrança" porque todo Tricolor sente aquele dia chuvoso ao envergar o Manto do Fluminense, Fatos não conseguiriam definir a poesia daquele dia chuvoso no inverno do Rio de Janeiro. 

Quando comecei a acompanhar os jogos do Flu, meu pai sempre fez questão de me apresentar a história magnifica do Clube das Laranjeiras. Entre títulos, craques e pioneirismo, toda vez que ele falava sobre o emblemático "Gol de Barriga" sentia que o sentimento saltava de seu peito e transparecia em sua face. O seu semblante transmitia um ar de alegria com saudade, devoção e nostalgia, zoação e respeito. Mais uma vez, não há como definir concretamente o que envolve aquela final. A feição humana não é capaz de transmitir a complexa soma de sentimentos que envolvem aquela partida mas eu conseguia sentir exatamente o que meu pai queria dizer. 

O esforço feito por ele para me mostrar a importância daquele gol feito por Renato Gaúcho é louvável, porém, mostra-se desnecessário. Nélson Rodrigues já nos alertou que ser Tricolor é algo "Metafisico" que não respeita o espaço ou o tempo, as datas são impotentes frente  as encarnações passadas e a história centenária do Fluminense se confunde com a nossa como se nós fossemos sempre contemporâneos. Nós já nascemos torcedores das "Três Cores que traduzem Tradição", é uma obra do destino que nós não queremos escapar.



Aquele 25 de junho de 1995 entrou para a história muito antes de existir, no colo de minha mãe eu já sentia o mesmo que tomava conta de meu pai, os tricolores que nasceram depois de mim já eram vivos naquela data e sabiam que a comemorariam pela eternidade vindoura. A existência é um detalhe quando o assunto é "Amor ao Tricolor".


Na tarde de ontem, fui ver a reprise daquele FlaxFlu com meu pai e no momento do gol "Umbilical" de Renato Gaúcho nós comemoramos como se estivéssemos vivendo aquele dia chuvoso do inverno carioca novamente. Talvez a gente estivesse mesmo, o Fato de 25 anos separarem esses dois acontecimentos é irrelevante para os tricolores, datas não são importantes para nós. 



Os torcedores do Fluminense vivem aquele jogo todos os dias, até mesmo os tricolores que não estão entre nós vivem aquela final. Os Fatos se rendem a nossa "Vocação a Eternidade" ,  eles são impotentes como o goleiro rubro-negro que acompanha o gesto magistral de Renato Gaúcho empurrando a bola para o gol com a sua barriga.

Postar um comentário

0 Comentários