Faça Parte

Túnel sem fim


Foi divulgado recentemente o Demonstrativo Financeiro do VNFC, entre tantos problemas que chamam atenção, um se destaca, o valor exorbitante da dívida do clube para com os conselheiros. Já é fato conhecido da torcida esse problema, porém, nunca é discutido.

Em 2012, o Vila apresentava um Passivo referente aos empréstimos do conselho de 16 milhões (Imagem 1). Em 2018, o número demonstrado foi na casa dos 18 milhões (Imagem 2). A surpresa foi no lançamento de 2019, os números foram atualizados com a contabilidade referente aos juros e correções, essa dívida saltou de 18 milhões para 55 milhões em empréstimos com o conselho, empréstimos ao todo, chega na casa dos 56 milhões (Imagem 3). 

  
 (Imagem 1: Demonstrativo Financeiro VNFC 2012)


(Imagem 2: Demonstrativo Financeiro VNFC 2018)


(Imagem 3: Demonstrativo Financeiro VNFC 2019)

A partir disso, após essa atualização, ler o parecer dos auditores pode ser preocupante quando assinalam que não é possível expressar opinião sobre essa parte pois falta documentação para tais dívidas. Falta os contratos com todas as nuanças detalhadas, juros que seriam cobrados, tempo de duração, plano de pagamento. 

Por comparação, todos os clubes que hoje estão estruturados financeiramente, possuem um Demonstrativo completo, do que é a dívida, seus juros, o planejamento para pagar, possuem documentos. Por exemplo, o Demonstrativo do Palmeiras de 2017 (Imagem 4).  


(Imagem 4: Demonstrativo Financeiro Palmeiras 2017)

A questão que fica é, precisamos saber a extensão do túnel que o clube está. Para isso, deixar claro com quantos é essa dívida, sendo pessoal física ou não, claro, não divulgando dados pessoais, podendo até criar nomes fantasia, mas esse é o primeiro passo para sabermos, como ocorreu a atualização da dívida e por parte do clube, precisamos principalmente dos planos para quitar esse buraco sem fim. 

Após isso, precisamos falar sobre essa prática obsoleta em colocar a vitalidade do clube nas mãos de milionários. Obviamente não foi a solução, colocaram dinheiro, mas evidentemente querem o retorno dele. O clube precisa se sustentar sozinho, ou esse túnel nunca terá fim. 

Essa prática de empréstimo além de ser totalmente prejudicial à saúde do clube, o mantém nas mãos das mesmas figurinhas carimbadas de sempre. Mais do que nunca está provado que bom planejamento e gestão mudam patamares de times, precisamos disso, hoje, as quatro linhas estão diretamente ligadas até as salas dos escritórios. 

Estamos em 2020 e uma auditoria se abstém por falta de documentos... Precisamos evoluir.  

@analivia_dias

Postar um comentário

0 Comentários