Faça Parte

Canalhas! Canalhas! Canalhas!

Auro de Moura Andrade:
-"Assim sendo, Declaro vaga a Presidência da República!"

Tancredo Neves:
- "Canalhas! Canalhas! Canalhas!"

(Congresso Nacional, Madrugada do dia 2 de abril de 1964)

Dia 1º de abril de 1964, data infame na história do nosso país, o dia que todos gostaríamos que fosse mentira mas foi uma verdade que nos assolou por anos. Com o golpe militar já organizado, os legisladores que apoiavam o novo regime buscaram dar um ar de legalidade ao movimento para que este se tornasse mais palatável ao povo brasileiro.


Para ludibriar uma nação que estava perdida, o senador Auro de Moura Andrade tomou a palavra e fez um discurso mentiroso que apontava uma fantasiosa fuga de João Goulart para o Uruguai (ele estava em Porto Alegre naquele momento) para mostrar que o país se encontrava "acéfalo" e aquele abandono em momento de crise mostrava que o presidente eleito estava abandonando o povo brasileiro. Enquanto Auro cuspia suas mentiras uma voz ao fundo gritava "Canalhas! Canalhas! Canalhas!", a voz era do tímido e respeitado deputado Tancredo Neves que repudiava o golpe eminente.


Essa breve história é importante para mostrar como as leis e os regulamentos no Brasil são frágeis. O que está acontecendo na FERJ nesse momento é aquilo que Tancredo não teria pudor em chamar de CANALHICE.



Enquanto o Brasil vive a maior pandemia de sua história, o presidente da Ferj, Rubens Lopes, trabalha nos bastidores para que o futebol no Rio de Janeiro volte o mais rápido possível. A sua função cobra esse esforço, porém, ele o faz de forma atrapalhada, imprudente e, acima de tudo irregular. Desde o momento em que Landim e Campello foram adular o Presidente da República com souvenirs de Flamengo e Vasco, Rubens iniciou um processo de retomada do futebol carioca como se fosse um joguete dos dirigentes supracitados. 


Se aproveitando da miserabilidade que assola os "Clubes de Menor Investimento" deste estado, Rubinho já sabia que conseguiria o apoio desses times para que ocorresse mudanças nas datas dos jogos do "Cariocão". Gananciosos e Miseráveis eram os votos certos, faltava ele acertar a sua manobra legal com os outros dois que restavam na Várzea que ele preside.

Porém, Fluminense e Botafogo não aceitaram a irresponsabilidade sanitária e moral que os outros clubes estavam organizando no momento em que as mortes não paravam de crescer nesse estado. Impaciente com a postura dos protagonistas do "Clássico Vovô", Rubinho passou a organizar o campeonato carioca a revelia destes dois clubes, uma atitude canalha e irregular.
Para que se mude o modelo e as datas do Cariocão, é necessário que TODOS os clubes estejam de acordo com as alterações, 18 de 20 não é "Todo". Já impaciente e pressionado pelo mandatário do Rubro-Negro, Rubens começou a fazer troça com os presidentes de Fluminense e Botafogo no grupo de Whatsapp que trata a volta (ou não) deste campeonato espetacular. A tática digna de um aluno de 6º ano do ensino fundamental não funcionou e os "rebeldes" abandonaram o famigerado grupo. 


A última cartada de Rubinho foi organizar o campeonato sem o consentimento dos presidentes de Botafogo e Fluminense. O Flamengo já sabe que dia irá atuar, enquanto isso, Mário Bittencourt soube através da mídia tradicional que amanha será realizada uma reunião para que as novas datas sejam confirmadas. Rubens Lopes lançou um ditatorial "Ame-o ou deixe-o", os dissidentes que se adaptem ou sofrerão quantos "Wos" forem necessários.


Assim como o Congresso Nacional foi palco de um acontecimento vergonhoso naquele 2 de abril de 1964, amanhã o "Conselho Arbitral" do Campeonato Carioca será o cenário de mais um golpe. O regulamento, assim como a Constituição há 56 anos atrás, está sendo pisoteada por infames que só pensam em seus balancetes e ignoram aqueles que podem sofrer com suas atitudes.


Nesse cenário golpista em que os "vencedores" já foram avisados do resultado, nos resta não fazer o papel de Auro de Moura Andrade" e ficarmos servindo como marionetes dos patifes. Os Tricolores devem ser aqueles que entrarão para a história do futebol carioca lutando por seus direitos e chamando seus detratores de:


CANALHAS! CANALHAS! CANALHAS!

Postar um comentário

0 Comentários