Faça Parte

O Futebol reflete a sociedade

"Muitas vezes é a falta de caráter que decide uma partida. Não se faz literatura, política e futebol com bons sentimentos." Nelson Rodrigues 
Com essa dura frase de Nelson Rodrigues decido iniciar o texto, com o asco de agora cair a ficha de que o futebol romântico, pelo povo e para o povo se foi.

Hoje, encontramos um mercado, envolto em bolsas de valores, jogos políticos, resumido ao simples e valoroso... dinheiro. Não é mais a tradição, camisa, história e conquistas "heroicas" que ditam o futebol, mas o mercado.

O futebol romântico, sempre associado a festas e celebrações se foi. Com ele, jamais estaríamos discutindo e executando uma volta em meio ao caos social.

Mas concordamos, ele se foi. O futebol vigente, necessita estar sempre em execução, e é ai que o futebol reflete nossa sociedade. Fria, as vezes cruel, e principalmente, onde bons sentimentos poucas vezes têm vez.

Estamos assistindo uma potência forçar uma volta em uma cidade calamitosa, discutir ciência com cientistas, ignorar o óbvio e abandonar justamente aqueles que deveriam ser sua razão de existir, o povo.

No esporte goiano, três times da capital voltaram. Pressionados talvez pelas percas de patrocínios, alguns com o anseio de sair na frente em uma possível volta de campeonatos. Um de forma mais suja, outros tentando fazer o básico.

Agora se discute um quadrangular goiano, entre os 4 times da capital. Obviamente, sem torcida, o futebol pelo qual me apaixonei é o que em determinado momento do jogo, o estádio balançava, eu abraçava meu pai em alguma comemoração.

Vamos encontrar agora sons de mixagens, efeitos computadorizados e uma experiência morta. 

Aparentemente o "show" precisa continuar, independente do momento. O que foi criado com alegria, que era sinônimo de festividade, agora é um negócio, e segundo alguns, negócios são mais importantes que vidas.

@analivia_dias


Postar um comentário

0 Comentários