Faça Parte

O "Homem de Cesar": Não é Honesto e Não Parece ser Honesto




Pompéia foi uma das esposas de Julio Cesar e ficou eternizada no ditado popular "Á mulher de Cesar não basta ser honesta, deve parecer ser honesta". Em 62 a.c ela organizou uma festa que só poderia contar com a presença feminina, porém, um homem conseguiu se infiltrar no festejo vestido de mulher com o intuito de seduzi-la e foi descoberto. Mesmo sem sua esposa  ter facilitado a entrada do penetra, para manter a sua imagem intacta em uma sociedade patriarcal e absolutamente machista, Julio Cesar se divorciou dela utilizando essa célebre frase. 

Apesar de a origem do ditado ser eivada de machismo, ele se tornou popular e pode definir diversos momentos da nossa sociedade. 

Um desses momentos está ocorrendo agora no futebol do Rio de Janeiro, o presidente da FERJ pode alegar que trata todos os times do "Cariocão" da mesma forma, porém, a realidade massacra suas palavras. Rubem Lópes não segue os ensinamentos do ditado popular da "Mulher de César", ele nem tem o pudor de mostrar seu companheirismo com a atual direção do Rubro-Negro da Gávea frente ao descaso com outros clubes do Rio

No Cariocão desse ano, o Flamengo jogou todos os seus jogos no Maracanã sem que Ruben Lopes diga qualquer coisa que seja contrária a essa realidade estapafúrdia. Em março deste ano, Rubens Lopes confirmou  sua conduta  imparcial, neste mês ele viajou com a delegação rubro-negra para Barranquilla antes de um jogo da Copa Libertadores da América. O presidente da FERJ não explicou os motivos dessa viagem e como esta se tornaria vantajosa para a Federação do Futebol do Rio de Janeiro, a aparente adulação depreendida de Rubens se torna mais explícita quando observamos uma foto que mostra este senhor na confraternização entre membros da diretoria do Fla e os diretores da a equipe colombiana.

Se em março o possante "Rubinho" (apelido carinhoso que deve ser empregado intramuros Gaveanos) feriu novamente os princípios do ditado da "Mulher de César", em junho ele escancarou as suas preferências e atacou outros clubes com o intuito de bajular o seu senhor. No dia de hoje, o jornalista Victor Lessa fez uma thread no twitter mostrando como os presidentes de Botafogo e Fluminense são tratados por Rubens  no grupo de Whatsapp que organiza a volta (ou não) do futebol no estado do Rio de Janeiro.

Flu e Bota se colocam ao lado da saúde pública e questionam a volta das atividades ligadas ao futebol, Fla e Vasco (este último com 16 atletas infectados pela Covid-19) brigam contra a ciência para que o Esporte Bretão volte a ser  jogado no Rio de Janeiro. Rubinho deixou de lado a sua imparcialidade, ele começou a fazer chacota dos protagonistas do "Clássico Vôvô". 

Segundo Victor Lessa, o presidente da FERJ fez troça com o Bota com a seguinte frase:"não paga ninguém e não quer voltar". Em seguida, ele mostrou uma foto que mostra o presidente do CREMERJ (Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro) com a camisa do Flu, ele alega que este órgão não chancela a volta do futebol no estado por um sentimento clubista do chefe do conselho. Por fim, este senhor ameaçou a dupla com W.Os caso eles não comparecessem as partidas em meio a essa pandemia que cada dia mata mais pessoas na "Cidade Maravilhosa".

Em meio aos ataques de Rubinho, Cacau Cotta (um dos diretores do Fla) sentiu o "clima favorável" e começou a afirmar que o presidente do Fluminense queria "aparecer" e também concordaria com a volta do futebol no Rio. Percebendo que o presidente da FERJ não lutava para que o assunto fosse resolvido, estava ali apenas como um "Companheiro de viagem rubro-negro", Mario Bittencourt saiu do famigerado grupo Whatsapp que traça o futuro do futebol carioca. 

Não se sabe como será a volta do futebol no Rio de Janeiro, o "César Rubro-Negro" parece já ter sentenciado o retorno das partidas. Os outros clubes que se curvem perante a vontade alucinada dos dirigentes do clube da Gávea, aqueles que lutarem contra sofrerão a punição e a desmoralização de um péssimo "Homem de César", papel que Pompéia jamais exerceria.

Pobre Pompéia! Entrou para a história graças a um episódio em que não teve culpa, o fato de ser mulher em um episódio inusitado a marcou para sempre. Rubens Lopes, um dirigente que não é honesto com suas obrigações na FERJ e nem aparenta sê-lo pouco é comentado, muito menos será marcado por isso na eternidade... 

Postar um comentário

0 Comentários