Faça Parte

Obrigada, Vadão!

Oswaldo Alvarez, o Vadão, faleceu aos 63 anos, vítima de um câncer no fígado

Vadão é um dos alunos da Licença PRO
Vadão em 2017 durante o curso de licença PRO da CBF (Reprodução: Lucas Figueiredo/CBF)

Na tarde desta segunda feira (25), Oswaldo Alvarez, faleceu aos 63 anos, vítima de um câncer no fígado, ele já estava em internado no Hospital Albert Einsten, São Paulo, desde a semana retrasada.

O ex-técnico da seleção brasileira feminina de futebol deixa um grande legado, principalmente no futebol feminino. Durante alguns anos, tentou ser jogador, mas, descobriu seu talento na beira do campo, coordenando.

 No futebol masculino, treinou os times: Mogi Mirim; Guarani de Campinas, sendo o treinador com mais passagens pelo clube; Ponte Preta; Portuguesa; São Caetano; Araçatuba; XV de Piracicaba; São Paulo, projetando o menino de ouro – Kaká; Athletico-PR; Vitória; Criciúma; Bahia; Goiás e Sport.


Pan 2015:  Seleção Feminina de Futebol enfrenta o Canadá
Treinamento da seleção durante o Pan 2015 (Reprodução: Rafael Ribeiro/CBF)

Sua história na seleção brasileira começa em 2014. Durante o primeiro comando, colecionou conquistas: Copa América 2014, Torneio Internacional de Futebol Feminino 2014, Campeonato Internacional de Futebol Feminino de 2015, Jogos Pan-Americano de 2015, além do quarto lugar nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. Neste ano, ele foi escolhido pela FIFA o sexto melhor treinador do mundo de um time feminino.

 O segundo comando, começou em setembro de 2017, após a saída de Emily Lima. Desta vez, ficou um ano e 11 meses, sendo campeão do Torneio Internacional de Futebol Feminino (China), em 2017, e da Copa América, em 2018.


Marta e Vadão durante o jogo

Seu último torneio no comando da seleção foi a Copa do Mundo de 2019, com a eliminação nas oitavas de final para a França. Um mês após o Mundial, foi demitido pela CBF e estava à espera de uma nova oportunidade.

Descobriu se câncer no final do ano passado (2019), começando seu tratamento no começo do ano. Ao sair a notícia de sua morte, várias jogadoras que trabalharam com ele durante anos, fizeram homenagens em suas redes sociais, como Marta, Tamires, Géssica e muitas outras. 

Apesar de seu último ano na seleção e das críticas feitas em decorrência disso, todos sentem muito sua perda, isso é o futebol. Agradecemos por tudo!

Postar um comentário

0 Comentários