Faça Parte

This means more: Liverpool campeão como Liverpool

Chelsea derrota Manchester e Liverpool é campeão inglês após 30 anos

Talvez nenhum clube de futebol seja tão clube de futebol quanto o Liverpool. Nasceu no pub, mais torcedor do que isso impossível. Do sonho de um bando de operários bêbados somado ao interesse do dono do bar interessado em fazer uma grana nasceu o clube do bairro pobre de uma cidade trabalhadora na região industrial na Inglaterra. Sonhos de uma gente rústica e simples, realizados por verdadeiros operários da bola. Homens comuns em busca da glória. Esse é o Liverpool. Quando o clube vence, vence esse sonho. Ontem, ele virou realidade mais uma vez.

O vermelho da causa operária e do sangue deixado em campo toma os gramados como um furacão, e domou a Inglaterra por anos e anos. O maior campeão inglês veio de uma cidade de distoantes, que diz não ser Inglaterra e que é o reduto daqueles contrários ao tecnicismo de um progresso desumano. O Liverpool era o time de homens entrando em campo por uma vida, por uma emoção, por valores maiores do que si mesmo. Que significavam mais.

Quando na Inglaterra de Tatcher o norte do país era maltratado e a classe trabalhadora era esquecida, era de lá que vinha o time que arrebatava campeonatos atrás de campeonatos, e simbolicamente vingava o operário bêbado no pub pelo maltrato da vida neoliberal. Não a toa, foi lá que o hooliganismo, tão ligado ao ressentimento pela exclusão social, ganhou mais força e assustou o mundo inglês e o mundo do futebol. 

E como sempre na Inglaterra, os homens do dinheiro criam o monstro e depois se assustam com ele. Para piorar, criam jeitos de destruir o monstro e de quebra excluir os inocentes. A Premier League foi criada em cima do mito da destruição do hooliganismo, mas elitizou o futebol, que jamais passou a ser como era antes. Excluiu os pobres, aqueles que viviam por ele, em nome de uma segurança e da maior promoção internacional do futebol inglês. Os torcedores não ligavam pra isso, mas assim foi feito. Tudo por conta dos hooligans de Liverpool, e das tragédias que envolveram sua torcida, a que mais sofreu com a tragédia.

No mundo do futebol neoliberal, a Inglaterra nunca mais se vestiu de vermelho. Ou melhor, vestiu-se  do outro vermelho, do clube comprado por americanos e que soube transformar o futebol em um máquina de dinheiro como ninguém. O rival histórica da cidade vinha tomou o lugar de maior campeão inglês enquanto o Liverpool sofria para se adaptar aos novos tempos, após tantas punições.

E a sina seguiu. Foram 30 anos sem que o título voltasse pra casa e no meio disso foram vexames e infortúnios incríveis. Desde uma simples escorregada do maior ídolo até ser vice-campeão com a maior pontuação de sua história. 

Mais que aparece um homem da floresta negra alemã, gigante de 1,91, que sai de uma região escondida do mundo com o sorriso mais gostoso já visto por um germânico e diz: "Deem-me cinco anos e seremos campeões da Inglaterra".

Jurgen Klopp, o homem que sofisticou o futebol operário. Seu jogo não é baseado na técnica, mas na correria. Sua filosofia não é baseada no sublime, mas na gana. Seus homens não jogam com os pés, mas com o coração. Sua mentalidade é a do jogador de terceira divisão da Alemanha que reconheceu na cidade operária o desejo rústico pela exaltação e pela vitória.

Montou um time de operários, com algumas poucas estrelas. Só contratou dois como grandes de suas posições. O goleiro brasileiro e o zagueiro surinamenho. E mesmo assim é diferenciado. No mais, colocou na defesa um camaronês e fez voarem dois britânicos nas laterais. Pegou dois anônimos e transformou-os em melhores do mundo. O garoto local e o escocês de quatro pulmões. Seu meio só tem operários: o brasileiro discreto, o inglês sem brilho, e um holandês carregador de bola. No ataque, misturou três apostas em desconhecidos e transformou-os no ataque mais implacável do mundo.

O Liverpool realizou o sonho lá dos operários no dono do bar. Passou anos buscando o retorno a grandeza indo atrás de garotos brilhantes ou de estrelas já consagradas. Mas não. Retornou ao topo da Inglaterra sendo o que sempre foi. O clube que joga o jogo como seus torcedores vivem a vida. Correndo, lutando e vibrando. Na era do futebol de estrelas, a liga mais endinheirada do mundo foi vencida por um time de operários que encantou o mundo com sua fibra.

E isso, significa mais do que um simples título. This Means More.

Postar um comentário

0 Comentários