Faça Parte

O Galo é bi, queira você ou não

A final contra o Lanús, na Argentina, em 1997. O Galo venceu por 4x1 e a porrada comeu solta depois do fim do jogo.

Antes do texto começar: você já ouviu o Linhacast, podcast do Linha de Fundo? Não? Clique aqui e conheça!

Uma das maiores piadas do futebol brasileiro é a que o Galo não é bicampeão de nada e que só conquista seus títulos por unidade. Pois bem, além de ser uma piada bem ruim, é uma falácia, uma vez que nosso time conquistou por duas vezes a Copa Conmebol, em 1992 e 1997. E esses títulos valem muita coisa, queira você ou não.

É válido ressaltar que o torneio estava no terceiro escalão do futebol sul-americano, ficando atrás da Libertadores e da Supercopa Sul-Americana, além de não dar vaga para o maior campeonato da América. Mas apesar disso, reunia os clubes que ficavam entre a segunda e quarta posição de seus respectivos campeonatos nacionais, e no caso do nosso país, ainda se classificava o vice-campeão da Copa do Brasil e campeões de torneios regionais como a Copa do Nordeste e a Copa Norte.

Na edição de 1992, por exemplo, participaram alguns times campeões da Libertadores, como Grêmio, Vélez Sarsfield-ARG, Peñarol-URU e Olimpia-PAR. Em 1997, equipes tradicionais e que estavam em ótima fase à época, como Vitória (campeão da Copa do Nordeste), Portuguesa (vice do Brasileirão do ano anterior), Lanús-ARG, América de Cali-COL e The Strongest-BOL, jogaram a competição.

Dito isso, fica claro que a Copa Conmebol não era a várzea que algumas pessoas acreditam ser. De fato, ela ficou sucateada nas suas últimas edições, mas entre 1992 e 1997, o seu nível técnico era bem legal, inclusive sendo superior ao da atual Copa Sul-Americana.

Falando agora de forma mais específica, essas conquistas significam muito para o Galo e para todos que estavam envolvidos nelas, por alguns motivos. O time não ganhava nada desde o Brasileiro de 1971 e ainda não havia conquistado títulos internacionais. A Copa Conmebol quebrou esses jejuns e devolveu a autoestima para uma torcida que voltava a ser campeã fora do âmbito estadual depois de mais de vinte anos. 

Além disso, dizer que esses dois triunfos não valem nada, é um enorme desrespeito com os jogadores da época. Exemplo: Paulo Roberto Prestes, que ergueu a taça da Conmebol em 1992, citou dificuldades para treinar e meses de atraso salarial ao rebater o presidente Sette Câmara, que disse que "a Sul-Americana é a segunda divisão da Libertadores". Ou seja, se os próprios jogadores levaram a competição a sério, mesmo com esses problemas, porque a gente não pode levar?

Resumindo: a Copa Conmebol de fato não era um campeonato gigantesco. Inclusive, para mim, a partir do momento em que o Galo ganhar outros títulos maiores, ela ficará mais esquecida. No entanto, ela tem uma grande função histórica para o Clube, por todos os motivos citados acima. E se mesmo assim, você ainda acha que o Atlético é monotítulo, aí é um problema mental seu.

Postar um comentário

0 Comentários