"Did a full 180, crazy
Thinking 'bout the way I was
Did the heartbreak change me? Maybe
But look at where I ended up
I'm all good already..."
(Dua Lipa. "Don´t Start Now)
O País:
A Albânia é um pequeno país situado na região dos Bálcãs, ele é o único Estado europeu de maioria muçulmana (61,9% da população), sua população está estimada em 2,8 milhões de pessoas e ficou conhecido por ser um dos países mais fechados do mundo durante o período da "Guerra Fria". O ditador Enver Hoxha governou a sua nação por mais de 4 décadas e temia que o seu "Farol do Socialismo" fosse invadido por potências estrangeiras, dessa forma, ele mandou construir 175.000 abrigos nucleares e evitou mostrar a realidade albanesa para o resto do mundo.
O regime socialista de Hoxha e seus associados teve fim em 1991 e, desde então, o país que tem o território do tamanho do estado de Alagoas está se abrindo para o resto do mundo, prova disso é que a Albânia recebeu em 2019 cerca de 6 milhões de turistas, o mesmo número de "gringos" que vieram visitar o Brasil no ano passado.
Essa nova realidade de "abertura" tem uma "embaixadora" mundialmente conhecida, A cantora Dua Lipa nasceu em Londres, porém, seus pais são albaneses e se mudaram para a capital inglesa antes do nascimento dela, inclusive, a palavra "Dua" significa "Amor" em albanês. A artista já fez várias referências a Albânia em postagens nas redes sociais (foto acima) e, no ano passado, ela fez uma série de doações para famílias albanesas que perderam suas casas devido a um terremoto que atingiu o país em novembro de 2019.
Clássico do Futebol:
"O Grande Clássico de Tirana"
KF Tirana Partizani Tirana
KF Tirana:
25x Campeão Nacional
1x Campeão da Série B
16x Campeão da Copa da Albânia
11x Super Campeão da Albânia
Partizani Tirana:
16x Campeão Nacional
1x Campeão da Série B
15x Campeão da Copa da Albânia
2x Campeão da Super Copa da Albânia
1x Campeão da Copa dos Bálcãs*
*Torneio popular na região dos Bálcãs, envolvia clubes da Albânia, Grécia, Turquia, Bulgária, Romênia e Iugoslávia. Teve início em 1961 e a sua última edição foi em 1994)
Dados Sobre o Clássico:
1ª Divisão Albanesa:
157 jogos
66 Vitórias do Partizani
44 Vitórias do KF Tirana
49 Empates
Copa da Albânia:
28 Jogos
13 Vitórias KF Tirana
8 Vitórias Partizani Tirana
7 Empates
Maior Artilheiro do Confronto:
Refik Resmja (Partizani Tirana)- 14 Gols
Sobre o Clássico:
Tirana é a capital da Albânia e é a casa da maior rivalidade futebolística daquele país. A partida entre o KF Tirana e o Partizani Tirana é o evento esportivo mai esperado do país e tem a sua rivalidade baseada em fatores que não são delimitados apenas pelas 4 linhas de um gramado.
O KF Tirana foi criado por intelectuais e patriotas em 1911 para representar a capital albanesa no primeiro torneio de futebol realizado naquele país que ainda era controlada pelo Império Otomano, o "Torneio Fie Fair de Futebol" reuniu 8 equipes de diversas regiões da Albânia e terminou com o título do próprio KF Tirana. Na final, eles venceram o Peqini por 6x1 e conquistaram o primeiro título disputado em território albanês, o capitão do time era Zyber Hallulli que anos depois se tornaria um simbolo da independência nacional e prefeito da capital albanesa.
Se o KF Tirana nasceu de uma ideia nascida no meio civil, o Partizani Triana foi fundado pelo exército albanês em 1946. O nome do clube homenageia os combatentes comunistas do país que lutaram no contexto da segunda guerra mundial contra os países do eixo que haviam invadido a Albânia em 1939, o líder desse movimento que terminou vitorioso era (o já citado) Enver Hoxha.
Com o apoio do exército (logo do governo local), o Partizan conseguia buscar os melhores jogadores do país e tiveram a sua imagem ligada ao poder central opressor de Hoxha. As vitórias em campo conquistaram uma série de adeptos, porém, aqueles que se colocavam contra o ditador albanês, fatalmente, torciam para o KF Tirana que era a equipe com mais recursos para derrotar o Partirzani e conseguiam ferir o orgulho do mandatário daquela nação.
O regime de Hoxha acabou uma popstar albanesa faz sucesso, a Albânia está se abrindo para o mundo mas o seu fechamento que durou tantos anos gerou uma das maiores rivalidades alternativas do futebol europeu. Futebol e política se confundem em um país que foi marcado pela guerra e agora só querem "Dua".
0 Comentários