Faça Parte

Países (Nada) Clássicos: Albânia



"Did a full 180, crazy
Thinking 'bout the way I was
Did the heartbreak change me? Maybe
But look at where I ended up
I'm all good already..."

(Dua Lipa. "Don´t Start Now) 


O País: 

A Albânia é um pequeno país situado na região dos Bálcãs, ele é o único Estado europeu de maioria muçulmana (61,9% da população), sua população está estimada em 2,8 milhões de pessoas e ficou conhecido por ser um dos países mais fechados do mundo durante o período da "Guerra Fria". O ditador Enver Hoxha governou a sua nação por mais de 4 décadas e temia que o seu "Farol do Socialismo" fosse invadido por potências estrangeiras, dessa forma, ele mandou construir 175.000 abrigos nucleares e evitou mostrar a realidade albanesa para o resto do mundo.


O regime socialista de Hoxha e seus associados teve fim em 1991 e, desde então, o país que tem o território do tamanho do estado de Alagoas está se abrindo para o resto do mundo, prova disso é que a Albânia recebeu em 2019 cerca de 6 milhões de turistas, o mesmo número de "gringos" que vieram visitar o Brasil no ano passado. 

Essa nova realidade de "abertura" tem uma "embaixadora" mundialmente conhecida, A cantora Dua Lipa nasceu em Londres, porém, seus pais são albaneses e se mudaram para a capital inglesa antes do nascimento dela, inclusive, a palavra "Dua" significa "Amor" em albanês. A artista já fez várias referências a Albânia em postagens nas redes sociais (foto acima) e, no ano passado, ela fez uma série de doações para famílias albanesas que perderam suas casas devido a um terremoto que atingiu o país em novembro de 2019.

Clássico do Futebol:


"O Grande Clássico de Tirana"

   KF Tirana                 Partizani Tirana 





KF Tirana:

25x Campeão Nacional
1x Campeão da Série B
16x Campeão da Copa da Albânia
11x Super Campeão da Albânia

Partizani Tirana:

16x Campeão Nacional
1x  Campeão da Série B
15x Campeão da Copa da Albânia
2x Campeão da Super Copa da Albânia
1x Campeão da Copa dos Bálcãs*

*Torneio popular na região dos Bálcãs, envolvia clubes da Albânia, Grécia, Turquia, Bulgária, Romênia e Iugoslávia. Teve início em 1961 e a sua última edição foi em 1994)

Dados Sobre o Clássico: 

1ª Divisão Albanesa:

157 jogos
66 Vitórias do Partizani
44 Vitórias do KF Tirana 
49 Empates 

Copa da Albânia:

28 Jogos
13 Vitórias KF Tirana
8 Vitórias Partizani Tirana 
7 Empates 

Maior Artilheiro do Confronto:

Refik Resmja (Partizani Tirana)- 14 Gols 

Sobre o Clássico:

Tirana é a capital da Albânia e é a casa da maior rivalidade futebolística daquele país.  A partida entre o KF Tirana e o Partizani Tirana é o evento esportivo mai esperado do país e tem a sua rivalidade baseada em fatores que não são delimitados apenas pelas 4 linhas de um gramado. 



O KF Tirana foi criado por intelectuais e patriotas em 1911 para representar a capital albanesa no primeiro torneio de futebol realizado naquele país que ainda era controlada pelo Império Otomano, o "Torneio Fie Fair de Futebol" reuniu 8 equipes de diversas regiões da Albânia  e terminou com o título do próprio KF Tirana. Na final, eles venceram o Peqini por 6x1 e conquistaram o primeiro título disputado em território albanês, o capitão do time era Zyber Hallulli que anos depois se tornaria um simbolo da independência nacional e prefeito da capital albanesa.



Se o KF Tirana nasceu de uma ideia nascida no meio civil, o Partizani Triana foi fundado pelo exército albanês em 1946. O nome do clube homenageia os combatentes comunistas do país que lutaram no contexto da segunda guerra mundial contra os países do eixo que haviam invadido a Albânia em 1939, o líder desse movimento que terminou vitorioso era (o já citado) Enver Hoxha. 


Com o apoio do exército (logo do governo local), o Partizan conseguia buscar os melhores jogadores do país e tiveram a sua imagem ligada ao poder central opressor de Hoxha. As vitórias em campo conquistaram uma série de adeptos, porém, aqueles que se colocavam contra o ditador albanês, fatalmente, torciam para o KF Tirana que era a equipe com mais recursos para derrotar o Partirzani e conseguiam ferir o orgulho do mandatário daquela nação.

O regime de Hoxha acabou uma popstar albanesa faz sucesso, a Albânia está se abrindo para o mundo mas o seu fechamento que durou tantos  anos gerou uma das maiores rivalidades alternativas do futebol europeu. Futebol e política se confundem em um país que foi marcado pela guerra e agora só querem "Dua".

Postar um comentário

0 Comentários