Faça Parte

Brasileirão 2020/21: o que esperar do Botafogo na competição.


   
Paulo Autuori critica a federação do Rio: 'Feudo' Foto: Vitor Silva / Botafogo
Autuori terá trabalho, mas pode surpeender. Foto: Vitor Silva - Botafogo



Já ouviu o nosso podcast? Ele está disponível em todas as plataformas! Se liga aqui!




Saudações alvinegras, amigos! Após alguns meses, volto a escrever sobre o Glorioso. O fim do ano passado foi sofrível e eu não tinha forças para continuar falando de Diego Souza, Alberto Valentim e cia. O inicio do ano também me desmotivava pelo carioca, e, com a pandemia, tive ainda menos vontade de escrever sobre o Covidão - 2020. Contudo, acredito ser válido ressaltar que o Botafogo teve postura exemplar em suas manifestações. Espero que isso se torne rotina, afinal, orgulhou seus torcedores e deu inveja em rivais conscientes do absurdo que era (e ainda é) a volta do futebol no Brasil.

    Ainda assim, vejo no torcedor alvinegro motivos para se animar para a disputa do campeonato nacional. Após 2 anos em que iniciamos o campeonato com medo de que ele acabasse, este ano o time se reforçou e tem chances de fazer um ano tranquilo. Não acredito muito na classificação para a Libertadores, mas um meio de tabela sem sustos é bem possível.

    As chegadas de Vitor Luis e Rafael Foster dão qualidade e experiência para uma defesa boa, apesar de jovem. O meio campo com o jovem Caio Alexandre, Honda e Bruno Nazário é bem superior ao do ano passado. E o ataque Kalou, Pedro Raul e Luis Henrique pode dar caldo. 

    Os dois craques internacionais são a grande atração do Botafogo. Honda, que já chegou e desempenha um papel fundamental na equipe, dando dinamismo e velocidade na saída de bola vai se entrosando cada vez mais com Caio e Bruno, e pode ser cada vez mais decisivo com passes, assistências e gols. Salomon Kalou ainda não jogou, mas tem tudo para encantar. O marfinense de técnica refinada pode ser decisivo no time de Paulo Autuori. Versátil, o atacante, se estiver dedicado pode ser jogar bem no Botafogo como foi em seu último clube, o Hertha Berlim. O comentarista da ESPN Gustavo Hoffman comentou, após o anúncio oficial "Kalou tem bons números em uma das cinco ligas mais fortes do planeta. Esses números são de todas as temporadas. O Kalou recente jogou bem e foi importante para o Hertha Berlin. Não se destacou, mas conseguiu jogar bem na Bundesliga. A atual temporada não serve de parâmetro. Chegando para jogar no futebol brasileiro aos 35 anos bem fisicamente, ele tem condições de ajudar bastante o Botafogo. Para mim o ponto principal é a cabeça do jogador. Ele está a fim de verdade? Ele está motivado? Quer se destacar aqui? Quer ser a referência técnica do Botafogo e ser um ídolo do clube? Se ele estiver disposto, para mim tem tudo para dar certo."

Mas e o resto do time?

    A defesa conta com laterais bons para o nível brasileiro. Marcinho chegou na seleção e Vitor Luis é muito melhor que os outros dois que ocupavam a posição no glorioso. Marcelo Benevenuto já é uma realidade há um tempo. O velocista fez um belo primeiro semestre e pode ser cada vez mais um líder desse elenco. Kanu vem fazendo boas partidas. Jovem, apresenta segurança e pode se tornar peça importante no elenco, revesando com Rafael Foster, que para mim é de fato uma incógnita. Confesso não acompanhar de perto o futebol búlgaro para ter uma opinião concreta sobre o defensor.
    O meio é uma das partes que mais me deixa ansioso. Se Autuori conseguir imprimir ainda mais seu modelo de jogo e o time conseguir ter mais a bola, vejo bastante qualidade ali. Caio Alexandre é um belo valor da base alvinegra. Joga para frente e arrisca lançamentos, além de um bom chute de longa distância, pode ser cada vez mais crucial para as jogadas de ataque conforme vá amadurecendo. Como já comentei sobre o Honda, vamos falar do 10 com o sorriso mais bonito do Brasil: Bruno Nazário. O meia chama a responsabilidade, faz gols e tem feito belas partidas. Acredito muito que ele possa ser um jogador que faça a diferença em alguns momentos. Não é o melhor camisa 10 do Brasil, mas sua canhotinha pode nos proporcionar boas alegrias nesse ano. 
Nazário quase marcou um golaço de bicicleta contra o Fluminense.

    No ataque, Pedro Raul é a esperança de gols. O atacante não voltou bem da parada, mas ainda acho que ele pode garantir pontos importantes no Brasileirão. Olho em Matheus Babi, jovem que veio do Macaé e promete fazer sombra ao atacante gaúcho. Na outra ponta, um que não tenho certeza se continua ou não para o campeonato nacional: Luis Henrique vem sendo especulado em alguns times europeus e pode render um bom dinheiro ao time, garantindo alguns meses de salários para o elenco. Seria uma pena, pois o ponta é um destaque e uma joia bruta a ser lapidada. Se ficar, espero que renda o que se espera dele. Aos 18 anos, o garoto não tem medo de partir para cima do adversário e pode desequilibrar no 1x1. Melhorando sua tomada de decisão, pode ser um dos melhores do Brasil na posição.
    O experiente treinador é o melhor que temos. Com um baixo salário, ele tem feito muito melhor que Alberto Valentim. Acredito que ele pode encaixar bem e fazer um brasileirão digno conosco. Enxergo ele escalando o time num 4-3-3, com: Gatito, Marcinho, Benevenuto, Kanu e Vitor Luis; Caio Alexandre, Honda e Nazário; Kalou, Pedro Raul e Luis Henrique. 
    O que pode atrapalhar, como sempre, é o atraso de salários. Se eles estiverem em dia, fazemos um campeonato. Se não, podemos ter uma pequena dose de sofrimento.
    Vamos em frente, torcedor botafoguense! A fé que dias melhores virão continua, com a profissionalização e a Botafogo S/A. 

Saudações Alvinegras!

Guilherme Abizaid David

Twitter: @guiabizaid
Siga o Linha nas redes sociais! 
Twitter: @LF_site
Instagram: @linhadefundo

Postar um comentário

0 Comentários