Faça Parte

Arerê

 

Foto: Twitter ECBahia

Eles tentaram, tentaram, bateram na trave, mas agora conseguiram. O Esporte Clube Bahia está rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro, após 5 anos seguidos na série A. Os culpados? A lista é grande, mas os dois maiores estampam esse texto, e eles não podem dizer que ninguém avisou.

Vamos aos fatos: O Bahia não consegue ter regularidade positiva no campeonato brasileiro desde o primeiro turno de 2019, lá o time de Roger Machado conseguia jogar futebol de forma efetiva e convincente, mas veio o segundo turno e o time desabou. Em 2020 o time escapou da queda nas últimas rodadas, e acabou como uma das piores defesas da competição. Em 2021, Bellintani prometeu a maior reformulação feita sob seu mandato, e de fato vários jogadores foram dispensados, outros foram contratados, a defesa foi quase completamente mudada, e o resultado foi novamente uma das piores defesas da competição. Reunindo esses fatos, só podemos concluir que essa diretoria não entende nada de futebol, isso se quisermos ser bonzinhos ainda.

2021 não começou mal, tendo em vista que o Bahia voltou a ser campeão da Copa do Nordeste com uma virada sensacional no castelão, e dispensando a dupla cearense (que hoje manda e desmanda no nordeste). Parecia que esse ano seria diferente, que teríamos alegrias no final, mas o que se viu foi a saída de dois jogadores colocar o time ladeira abaixo. A reposição não veio, quatro treinadores passaram e o último (o menos culpado) quase conseguiu salvar a pele dessa diretoria mais uma vez. Infelizmente, o esforço deles foi muito grande, e no fim não deu outra.

Vale ressaltar que outros fatores externos, incluindo a suposta "arbitragem brasileira" prejudicaram a equipe nessa reta final de campeonato, mas não é possível atribuir uma queda a estes fatores, principalmente quando Lucas Drubscky e companhia limitada destilam sua incompetência dentro do clube. 

A torcida sempre estará com o Bahia, mas o Bahia parece não gostar de reciprocidade. Após o jogo que decretou a queda, foi difícil dormir depois de ler o relato de uma torcedora cujo pai teve um infarto fulminante e infelizmente veio a óbito após o descenso. Desejo de todo o meu coração que ela e toda a família encontrem um conforto nesse momento tão difícil, e que isso nunca se repita com torcedor de time algum. Quem está lá não merece um torcedor tão fiel e apaixonado, e não vale a saúde de ninguém.


Até a próxima, saudações tricolores,

Matheus Freitas. 


Já conhece o Podcast do Linha de Fundo? Venha conferir, os debates dos principais temas do esporte, episódio toda semana. Confira aqui.

Postar um comentário

1 Comentários