Faça Parte

A relação de amor entre o Grêmio e a Copa do Brasil

Um dos times mais copeiros do Brasil, o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, inicia nesta quarta-feira (01/04), mais precisamente às 22h no estádio Amigão em Campina Grande na Paraíba, a sua trajetória na Copa do Brasil 2015. O maior campeão da competição, ao lado do Cruzeiro (são 4 títulos para cada), conta ainda com a experiência de Felipão, treinador que já venceu o campeonato também por quatro vezes.  Sem dúvidas, o técnico que melhor conhece a Copa do Brasil e um importante aliado do Tricolor na busca pelo penta.


No ano de 1989 aconteceu a 1ª edição da Copa do Brasil e também o 1º título do Grêmio na competição. O Tricolor, então comandado por Cláudio Duarte, enfrentou o Ibiraçu do Espírito Santo na 1ª fase e venceu os dois jogos por 1-0 e 6-0. Nas oitavas, o adversário foi o Mixto de Mato Grosso, e mais vitórias, por 5-0 e W.O. (o time do Mixto não compareceu ao jogo, querendo evitar um vexame maior, sendo assim 1-0). Nas quartas contra o Bahia, mais resultados positivos com 1-0 e 2-0. Semifinal e venho o grande teste: o Flamengo; 2-2 e 6-1 e então chegamos a final! Contra o Sport. Depois de um 0-0 em Recife, o Grêmio venceu no Olímpico por 2-1 (Gols de Assis e Cuca, e ainda um gol contra de Mazaropi). O primeiro de quatro títulos.


O segundo título tricolor na Copa do Brasil foi em 1994, sob o comando de Felipão. Na primeira fase veio a classificação contra o Criciúma com 2-2 e 2-1. Nas oitavas de final, o adversário foi o Corinthians, após 2-2 e 2-0, veio a classificação para as quartas de final. Nas quartas, o adversário foi o Vitória e uma dupla vitória por 1-0. Na semifinal o jogo foi contra o Vasco, 0-0 e 2-1. O time chegou na final e teve como adversário o Ceará, 0-0 em Fortaleza e 1-0 no Olímpico, gol de Nildo. Os torcedores alvinegros reclamam até hoje de um pênalti não marcado em Sério Alves, que poderia ter mudado o rumo da partida.

O terceiro título gremista na Copa do Brasil foi em 1997. Na primeira fase, o time comandado, novamente, por Evaristo de Macedo  teve como adversário o Fortaleza, com 3-2 e 3-1. Nas oitavas veio a Portuguesa com resultados de 2-1 e 1-1. De novo nas quartas o adversário foi o Vitória e mais uma classificação com 3-0 e 3-3. A semifinal foi contra o Corinthians, 2-1 e 1-1 e chegamos a outra final! Desta vez, contra o todo poderoso Flamengo, 0-0 e 2-2 e calando um Maracanã com mais de 90 mil pessoas! Gols de João Antônio e Carlos Miguel.

O quarto e último título veio no ano de 2001, com o técnico Tite comandando o time. Na primeira fase o tricolor enfrentou o Villa Nova de Minas Gerais e perdeu por 3-2, mas na volta venceu por 4-1. Na segunda fase contra o Santa Cruz novamente o Grêmio perdeu, dessa vez por 1-0 e na volta venceu por 3-1. Nas oitavas o adversário foi o Fluminense sendo os placares 0-0 e 1-0. Quartas e venho o São Paulo, 2-1 e 4-3. Semifinal e enfrentamos o Coritiba, vencendo os jogos por 3-1 e 1-0. Mais uma final e contra o Corinthians. Primeiro jogo no Olímpico foi tenso, mas terminou em 2-2. Na volta em um Morumbi lotado, o Grêmio sem tomar conhecimento vencer por 3-1 com gols de Marinho, Zinho e Marcelinho Paraíba, sagrando-se tetracampeão da Copa do Brasil!



O Felipão, que assim como o Grêmio tem quatro títulos da Copa do Brasil, é experiente na competição, o que já lhe rendeu o apelido de “Rei das Copas”. O primeiro título do treinador foi no comando do Criciúma, em 1991, quando, surpreendentemente, o time catarinense derrotou o Grêmio na final. No ano de 1993, Luiz Felipe Scolari chegou no Grêmio e conquistou um vice-campeonato naquele ano. Entretanto, já na temporada seguinte o final foi diferente e o técnico sagrou-se campeão pela equipe gaúcha. O terceiro título foi em 1997. Então treinador do Palmeiras, levou o time à decisão onde venceu o Cruzeiro. Em 2012, também no comando do Palmeiras, Felipão conquistou o seu quarto título, em uma final contra o Coritiba.


Na temporada passada, a eliminação precoce na competição teve um gostinho amargo e na oportunidade o futebol ficou em segundo plano. Lamentavelmente, enquanto o Grêmio perdia pelo placar de 2 a 0, meia dúzia de torcedores proferiram ofensas raciais ao goleiro Aranha, jogador do então adversário Santos. Infelizmente, quem pagou o pato foi o Grêmio. Os atos destes torcedores fizeram o clube ser excluído da competição.

O adversário do Grêmio na primeira fase da Copa do Brasil deste ano é o Campinense. O time da Paraíba, que foi eliminado da Copa do Nordeste pelo Bahia no último sábado, se prepara para a 7ª participação na competição, neste ano em que completa seu centenário. Ousado, o técnico da equipe se mostra confiante, segundo ele “empate em casa terá sabor de derrota” e o mesmo promete que irá dobrar Felipão no jogo. O principal trunfo na manga do treinador paraibano é a velocidade de seu time, aliada às dimensões do gramado, que são maiores que as da maioria dos estádios.


            Para podermos pensar em algo maior, é necessário passar pelo Campinense. O time teve um começo de ano extremamente conturbado. Mas aos poucos tudo está se ajeitando. É cedo pra pensar em título, para o Grêmio sempre é. Os times raçudos, vitoriosos e competitivos da década de 90 deixam muita, muita saudade, mas quem sabe será esse o ano que os gremistas, sedentos de títulos, poderão voltar a fechar a Goethe. 

Henrique Charão | @ocharao 
Janaína Wille | @janainawille

Postar um comentário

0 Comentários