Faça Parte

Retorno de van Persie é visto por alguns como prejudicial à equipe

A (in)esperada volta do atacante holandês divide opiniões no lado vermelho de Manchester

“Robin van Persie está voltando”, essas palavras trariam conforto e otimismo aos torcedores do Manchester United na temporada passada, mas a realidade agora é outra: o time tem jogado melhor sem ele.

O atacante é um dos homens de confiança de van Gaal.
O "Holandês Voador", como é chamado (graças ao seu gol antológico contra a Espanha na Copa do Mundo), tem seu retorno previsto para o próximo dia 12, no derby contra o City, em Old Trafford, após ficar de fora do elenco devido a uma lesão no tornozelo, mas a sua volta pode não ter tanta importância quanto parece, já que o United vem de duas ótimas vitórias, contra Tottenham e Liverpool (respectivamente). Com Rooney voltando a marcar gols em sua posição de origem e um meio de campo muito equilibrado e compacto, composto por Herrera, Fellaini, Mata e Young, van Gaal parece ter finalmente elaborado um sistema tático que corresponde ao que o seu elenco tem a oferecer, porém, tudo isso coincidiu com o período da lesão do atacante holandês. Estatisticamente falando, o United conquistou 2.4 pontos por jogo sem van Persie, contra 1.8 pontos com o atacante em campo, este obviamente será um fator determinante para van Gaal decidir se dará ou não ao seu compatriota um lugar nos 11 iniciais.

van Persie em ação contra o Chelsea no Old Trafford.
É bom relembrar que van Persie se juntou ao United já com 29 anos, sem nenhuma perspectiva de evolução, um jogador já consagrado e que chegaria para ajudar o clube a ser campeão, foi o projeto de Sir Alex Ferguson para conquistar seu 13° título da Premier League, (o 20° do maior campeão inglês de todos os tempos). Entretanto, a queda de rendimento do jogador após uma frustrante temporada com David Moyes afetou, de certa forma, seu desempenho na temporada atual. Mesmo com o time “renovado” e com um treinador com quem já vinha trabalhando em sua seleção, van Persie claramente não é o mesmo jogador que era nos tempos de Ferguson.

Já com 31 anos, Robin van Persie não está mais em seu auge, mas também não se tornou um jogador descartável, pelo contrário, continua sendo de extrema importância para o Manchester United, apesar de ter uma queda natural de rendimento e estar cada vez mais vulnerável a lesões. Não deixa de ser um artilheiro nato, de nível mundial, com características e atributos que o colocaria na linha de frente de qualquer outro gigante europeu.

O camisa 20 celebra após marcar pelos Red Devils.
O que nos leva a concluir que, sendo bom ou ruim, van Gaal tem de volta um de seus artilheiros em um momento de empolgação do time, e irá precisar mais do que nunca de toda a sua experiência no comando para tratar com cautela dessa questão e continuar a presentear os torcedores com bons resultados e performances empolgantes. 

Postar um comentário

0 Comentários