Faça Parte

Entenda o Draft da NFL

O palco do Draft 2015, no Auditorium Theatre em Chicago
Nesta quinta-feira (30/04) terá início um dos eventos mais importantes da offseason da NFL: o DRAFT! Durante três dias, em uma sala televisionada e com a presença de torcedores, as 32 franquias da NFL poderão escolher os jovens jogadores que querem em seu elenco na temporada. 


O Draft 2015 da NFL começa na quinta e vai até o sábado (02). A ESPN transmitirá ao vivo a primeira rodada, no dia 30, a partir das 21h. A novidade nesse ano é a inédita transmissão da ESPN também para o segundo dia do Draft, 1º de maio, às 20h. 

Afinal, o que é o Draft?
As equipes da NFL desenvolvem seus plantéis de jogadores através três métodos:
1-    Contratando jogadores com passe livre (Free Agency);
2-    Trocando seus jogadores com os de outros times;
3- Recrutando jogadores de universidade que se declararam prontos para o recrutamento da NFL (o Draft). Nesse recrutamento, todas as 32 equipes se revezam na seleção desses jogadores.

Além de suprir necessidades pontuais, no draft as franquias também recrutam jogadores que possuem potencial para dar uma resposta positiva a médio/longo prazo, desenvolvendo tais atletas para que eventualmente se tornarem franchise players. É o caso, por exemplo, de Jimmy Garoppolo, que foi draftado ano passado pelo Patriots e tudo indica que está sendo treinado para ser o sucessor de Tom Brady, portanto, não muito utilizado atualmente nas partidas.

OBS: vale lembrar que no Draft o jogador inscrito deve ter concluído o ensino médio (high school) há pelo menos 3 anos.


Como funciona o Draft?
         O Draft é composto de sete rodadas (rounds) e as 32 franquias da NFL têm direito a selecionar um atleta por rodada. A ordem é baseada no desempenho dos times na temporada anterior, de forma que a franquia cujo time terminou com a pior campanha geral fica com a primeira escolha de cada rodada e o vencedor do último Super Bowl receberá a 32ª (e última) escolha de cada rodada. Sendo assim, os 20 times que não se classificaram para os Playoffs recebem as 20 primeiras escolhas de cada rodada do Draft do ano seguinte, os quatro que foram eliminados na rodada de Wild Card recebem as picks 21-24, os quatro eliminados no Divisional Round recebem as picks 25-28, os perdedores das finais de Conferência recebem as picks 29 e 30, o vice-campeão do Super Bowl recebe a 31ª escolha e o campeão recebe a 32ª.


Portanto, cada franquia tem direito a um total de sete escolhas no Draft. No entanto, esse número varia de acordo com trocas que podem ser feitas. Os times podem negociar com outro antes e durante do draft o direito de escolher um jogador a mais em certa rodada. Por exemplo, um time pode incluir escolhas de drafts futuros em troca de um jogador que queiram adquirir no período de trocas. Por isso, times podem ter nenhuma ou diversas escolhas em uma rodada.

Há ainda as chamadas compensatory picks, que são escolhas dadas pela NFL a franquias que perderam algum jogador importante na temporada anterior, seja por meio de trocas ou no Free Agency. Tais escolhas são colocadas ao final de qualquer uma das cinco últimas rodadas do Draft e não podem ser trocadas.

Cada franquia tem um tempo pré-estabelecido para fazer sua escolha ou mesmo tentar uma troca desta escolha com outra franquia.O tempo limite varia de rodada a rodada:
·         Primeira Rodada: 10 minutos
·         Segunda Rodada: 7 minutos
·         Terceira a Sétima Rodadas: 5 minutos.

Se um time não realiza sua decisão no tempo limite, ele ainda pode enviar sua escolha após o tempo ter acabado, mas o próximo time pode escolher antes, assim sendo possível "roubar" um jogador que o time pode estar desejando.

Qual a importância do draft?
Basicamente, é importante para a renovação dos times e descoberta de novos talentos. Além disso, é uma forma que a NFL encontra de equilibrar as franquias, já que a ordem de escolha é de acordo com o desempenho na última temporada. O draft possibilita que as equipes que vêm mal na competição possam planejar seu futuro com jovens talentos. Em resumo: uma escolha bem feita poderá definir o futuro da franquia pelos próximos anos. 

 Janaína Wille | @janainawille


Postar um comentário

0 Comentários