Faça Parte

Goiás Esporte Clube: 72 anos

Nessa segunda-feira (06/04), o Goiás Esporte Clube, maior e mais amado clube do Centro-Oeste brasileiro, completa 72 anos. Como colunista desse grande clube nesse blog, essa matéria foi feita não só para os esmeraldinos, mas para os torcedores de todo o Brasil conhecerem um pouco da história deste clube, que apesar de ser direcionado hoje por pessoas incompetentes, que não ligam para o torcedor, é ainda o mais querido e respeitado da região e tem uma história de vencedores.


No dia 6 de abril de 1943, um grupo de amigos se organizaram e resolveram fundar um clube, que logo seria conhecido como Goiás Esporte Clube. Na época, dois clubes em Goiânia comandavam o futebol goiano: Atlético Clube Goianiense e Goiânia Esporte Clube, e não foi fácil para o pequeno clube esmeraldino se destacar, isso levou bastante tempo.

A história do Goiás começou na calçada, e assim até se tornar um pequeno time, e jogar a primeira partida de sua história, contra o Atlético Goianiense. O interessante é que o Goiás não tinha recursos suficientes nem para ter uniformes, foi então que o América Mineiro doou algumas camisas verdes com listras horizontais brancas, porém os mineiros só puderam doar nove camisas e foi preciso completar com duas inteiras brancas.

Apesar da recente criação, o Goiás participou pela primeira vez do Campeonato Goiano um ano depois de ter sido fundado, em 1944, porém ainda era uma equipe amadora, e não conseguia ter grandes campanhas na competição. No início, o Goiás começou com apenas 33 torcedores, por isso, era conhecido como "Clube dos 33", além da fama de impopular, era conhecido como um clube perdedor, que por anos correu o risco de rebaixamento, e o o único destaque do time era o atacante Tão Segurado, o primeiro artilheiro da história do Goiás, e chegou a ser o artilheiro do Campeonato Goiano em 1956.

Tão Segurado era considerado o "Herói dos 33 torcedores"
Em 1951, o Goiás fez uma boa campanha no Campeonato Goiano e chegou a decidir o título contra o Goiânia, empatando a primeira partida e vencendo a segunda, mas o time alvinegro entrou na justiça, e o título só foi decidido 6 anos depois, onde o Goiás foi derrotado por 3 a 2. Em 1960, O Goiás conseguiu adquirir o terreno da Serrinha, onde era uma fazenda, algo que foi muito significativo para o clube, porém, o Verdão continuava passando por dificuldades no Campeonato Goiano, tanto que em 1965, quase foi rebaixado, escapando no último jogo com uma vitória em cima da extinta Sociedade Esportiva Riachuelo. 

Um ano depois de ter passado sufoco, em 1966, o Goiás conquistou pela primeira vez um título do Campeonato Goiano, o que lhe deu o direito de participar pela primeira vez de um torneio nacional, a Taça Brasil, mas não consegue a classificação. Nos anos de 1971 e 1972, o Goiás se destaca e consegue o seu bicampeonato goiano, vencendo também a Taça Governador e o torneio Goiás-Pará. Em 1973, o Goiás disputou pela primeira vez o Campeonato Brasileiro, e consegue sua primeira vitória na competição em cima do Flamengo, por 1 a 0, com um gol de Lincoln, e fica em 13º lugar em um torneio de 40 clubes.

Nos anos de 1974 e 1975, o Goiás conquista seu segundo bicampeonato goiano e coincide com a inauguração do estádio Serra Dourada. O Goiás fez sua estréia no estádio pelo Brasileiro contra o Santos, numa partida que terminou 0 a 0. 


Goiás e Santos empatam em 0 a 0 no estádio Serra Dourada

O ano de 1983 foi grande para o time esmeraldino, que conquistou mais um título em cima da Anapolina, e negociou o craque Luvanor com o Catania, numa das primeiras negociações internacionais da história do clube. O Verdão ainda fez uma excursão para a Itália. Em 1987, foi convidado a participar da Copa União, que foi um torneio organizado pelo "Clube dos 13", e no ano seguinte, aplica a maior goleada de sua história diante da Jataiense, vencendo por 12 a 0.


Equipe do Goiás em 1988
Em 1989, outra grande campanha do Goiás no Campeonato Goiano, que conquista o título mais uma vez, fica em 10º lugar no Campeonato Brasileiro e chega ás semifinais da Copa do Brasil, além disso, forma o seu primeiro artilheiro no Brasileiro, que é Túlio Maravilha, que marcou 11 gols na competição. No ano seguinte, em 1990, o Goiás chega á final da Copa do Brasil, mas em um 'arte-manha' feita pela CBF, a Seleção Brasileira resolve convocar o melhor lateral do time, Lima, e o tirando da decisão contra o Flamengo. Resultado: Título dos cariocas.


Primeiro jogo da decisão da Copa do Brasil em 1990
Túlio Maravilha com o manto esmeraldino.
O primeiro clube de sua carreira!

Em 1991, o Goiás conquista o tricampeonato goiano, porém, no ano seguinte, faz uma péssima campanha, deixando o tetracampeonato escapar, e só não foi rebaixado no Brasileiro por conta de uma virada de mesa, mas em 93, o clube não escapou da má campanha e teve de amargar pela primeira vez a disputa do Campeonato Brasileiro da Série B, porém, retornou a elite em 94 conquistando o vice-campeonato da segundona e mais um Campeonato Goiano para a sua lista de troféus. Em 95, o Goiás fica entre os oito melhores da competição nacional e inaugura o estádio da Serrinha. A estréia foi num amistoso contra o Kashima Antlers, do Japão.


Documento histórico do amistoso de estréia da Serrinha
Em 96, o time faz bela campanha e chega ás semifinais do Campeonato Brasileiro e consegue a conquista de mais um estadual. Em 97, chega ao bi estadual e revela novos craques do futebol brasileiro como Araújo, Josué e Marquinhos, e em 98, o Goiás conquista o tricampeonato goiano, porém, é rebaixado no Brasileiro pela segunda vez na história, mas em 99, o Verdão conquistou o seu primeiro tetracampeonato goiano e o conquistou o primeiro título nacional de sua história, o Campeonato Brasileiro da Série B.


Goiás conquista o Campeonato Brasileiro da Série B em 1999
No ano de seu primeiro título nacional, o Goiás passou a revelar grandes craques em sua história como o atacante artilheiro Dill e o ídolo Fernandão, que foi protagonista de um dos gols mais bonitos do Serra Dourada, e que anos depois, se tornaria campeão mundial pelo Internacional. O meia Danilo, hoje no Corinthians, também começou no Goiás.


Fernandão conversando com Hélio dos Anjos, treinador da equipe.
Fernandão é até hoje, ídolo da torcida esmeraldina.
Que Deus o tenha!
Dill e Araújo em treino do Goiás.
Grandes artilheiros da história do clube.

Danilo vestiu a camisa esmeraldina de 1999 á 2003.
Mais tarde, ele brilharia vestindo a camisa do Corinthians.

Em 2000, o Goiás continua crescendo e conquista o pentacampeonato goiano, se tornando o único clube do estado á ter essa conquista e ultrapassando o Vila Nova, que era apenas tetracampeão. O Verdão também conquistou a Copa Centro-Oeste e o torneio seletivo á Copa dos Campeões, ambos de forma invicta. Pelo Brasileiro, caiu nas oitavas de final, mas deixou Dill como o artilheiro da competição com 20 gols marcados.

No ano de 2001, o Goiás conquista o bicampeonato da Copa Centro-Oeste, mas não consegue ser campeão estadual e faz campanha regular no Brasileiro. Em 2002, o Goiás voltou a conquistar o Campeonato Goiano e conquistou o tricampeonato da Copa Centro-Oeste. Em 2003, o Verdão conquistou o bi estadual, semifinalista da Copa do Brasil, e conquista e consegue se reerguer no Brasileiro saindo da lanterna para o 9º lugar da competição, e formando uma temida linha de frente no ataque com Dimba, Araújo e Grafite. O atacante Dimba foi o artilheiro da competição nacional com 31 gols.


Dimba foi o artilheiro do Brasileirão 2003 pelo Goiás.


Grafite é outro jogador revelado pelo Verdão.
Jogador já vestiu a camisa da Seleção Brasileira.

Em 2004, o Goiás participou pela primeira vez de uma competição internacional, a Copa Sul-Americana, e eliminou o Atlético Mineiro, mas parou no Cruzeiro. No Campeonato Brasileiro, fez mais uma bela campanha e terminou na 6ª posição. Em 2005, teve um ano glorificado, apesar de ter perdido o título do estadual para o Vila Nova nos pênaltis, conseguiu fazer uma grande campanha no Brasileiro onde disputou o título simbólico do 1º turno, se mantêm nas primeiras posições e termina o campeonato em 3º lugar se classificando pela primeira vez para a Copa Libertadores da América. A última partida foi histórica no Serra Dourada, onde o Verdão derrotou o Corinthians por 3 a 2, mas com a derrota do Internacional, o título acabou ficando com o time paulista. 


Paulo Baier disputa a bola na última partida do Brasileirão 2005
Tévez, hoje na Juventus-ITA, enfrentou o Goiás quando
ainda jogava pelo Corinthians.
Em 2006, o Goiás foi bem na fase de grupos da Libertadores e foi o melhor classificado no geral do torneio, mas acabou caindo nas oitavas de final para o Estudiantes, da Argentina, terminando a competição em 9º lugar. Apesar disso, teve o atacante Souza como o artilheiro do Campeonato Brasileiro no ano.


Romerito foi um dos destaques do Goiás na Libertadores de 2006.
Apesar da grande crescente do Goiás, o ano de 2007 foi de grandes dificuldades para o clube esmeraldino, que acabou perdendo o título do estadual para o Atlético Goianiense. No Brasileiro, fez uma campanha muito ruim e acabou jogando uma "decisão" contra o Corinthians onde a partida terminou em 1 a 1, com o Goiás perdendo um pênalti. Na última rodada, o Goiás conseguiu superar o Internacional de virada no Serra Dourada, e com a derrota do Corinthians para o Grêmio, o time paulista acabou rebaixado, algo que até hoje é muito comemorado pelos esmeraldinos.


Com Fernandão do outro lado, Goiás vence Internacional
e rebaixa o Corinthians para a Série B.

Em 2008, o Goiás foi surpreendido no Campeonato Goiano e perdeu o título para o Itumbiara. No Brasileiro, fez uma boa campanha e terminou na 8ª colocação e se classificou para a Copa Sul-Americana. No ano seguinte, em 2009, montou um grande time com Hélio dos Anjos, onde conquistou o Campeonato Goiano e fez boa campanha no Brasileiro, mas vacilou na reta final e ficou fora do grupo classificatório para a Libertadores. Os destaques do time em 2009 foram Léo Lima, Iarley e também Fernandão, que retornou ao clube após 10 anos. 

Em 2010, o Goiás fez péssima campanha no Goianão e ficou fora da final, algo que não ocorria á muito tempo. No Brasileirão, o time foi rebaixado para a Série B em 19º lugar, quando foi derrotado pelo Santos por 4 a 1, onde Neymar marcou 3 gols. A Copa Sul-Americana era algo que poderia dar esperança ao torcedor esmeraldino no mesmo ano, onde o clube conseguiu despachar o Palmeiras em pleno Pacaembu e foi á final contra o Independiente, da Argentina. No primeiro jogo, vitória por 2 a 0 no Serra Dourada lotado, mas no segundo jogo, os "erros" de arbitragem prejudicaram o Verdão e o clube perdeu o jogo por 3 a 1, culminando na derrota nos pênaltis para o time argentino. O seu destaque na temporada foi Rafael Moura.


Goiás consegue eliminar o Palmeiras nas semifinais da Copa Sul-Americana.
Goiás perde título nos pênaltis para o Independiente, da Argentina.
Ainda com o trauma de ter perdido o título que seria o mais importante da história do clube, o Goiás não faz uma boa campanha em 2011, quando perdeu o título do estadual para o Atlético Goianiense mais uma vez, e chegou á ser ameaçado de rebaixamento para a Série C do Campeonato Brasileiro, mas graças a Enderson Moreira, o time escapou do rebaixamento, porém, não conseguiu o acesso de volta á elite do futebol brasileiro. O atacante Iarley e o lateral Douglas ajudaram o time a se reerguer na competição.


Também revelado pelo Goiás, Douglas foi um dos destaques
do time na Série B em 2011. Hoje, o jogador está no Barcelona.
Em 2012, o Goiás montou um novo time com novos craques como Ricardo Goulart, Egídio, Walter e Iarley, onde o time, após conquistar o Campeonato Goiano, conseguiu o título da Série B pela segunda vez na história terminando a competição com 78 pontos. Na última partida, a torcida esmeraldina lotou o Serra Dourada com 40 mil pessoas e o Verdão venceu o Joinville por 2 a 1, com gols de Walter e Iarley e retornando á elite.


Goiás conquista o bicampeonato brasileiro da Série B em 2012.
Em 2013, o Goiás conquistou mais um bicampeonato goiano e fez boa campanha no brasileiro e na Copa do Brasil com o atacante Walter liderando o time. Na Copa, o Flamengo foi mais uma vez ajudado pela arbitragem e eliminou o Goiás da competição, porém, o Verdão tinha tudo para ir á Libertadores pelo Campeonato Brasileiro, mas foi derrotado pelo Santos por 3 a 0 no Serra Dourada e ficou sem a vaga.

Walter se tornou ídolo do Goiás e da torcida esmeraldina.
O ano de 2014, foi bem difícil para o Goiás, que estava amarrado nas dívidas. No estadual, estava invicto até o último minuto da decisão contra o Atlético Goianiense, mas tomou um gol de cabeça e perdeu o título e o tricampeonato goiano. No Brasileiro, era um dos favoritos para cair, mas fez campanha mediana e ficou no meio da tabela. O destaque do time na temporada foi Erik, que foi eleito revelação do Campeonato Brasileiro.

Erik foi eleito "Revelação do Campeonato Brasileiro"
no ano passado.

Finalmente chegamos em 2015, o ano em que a diretoria esmeraldina que hoje conta com o presidente Sérgio Rassi, o ídolo e ex-goleiro Harlei e agora com o novo treinador Hélio dos Anjos, novamente de volta ao cargo. O Goiás já está classificado para as semifinais do Campeonato Goiano e disputará o Brasileirão Série A, Copa do Brasil e Sul-Americana.

O torcedor esmeraldino sabe dos problemas que o time sofre hoje. Hélio dos Anjos não foi um bom nome escolhido para treinar o Goiás, que precisa de novos ares e não da mesma filosofia de um treinador que na minha visão, está ultrapassado. É certo que Hélio fez muito pelo Goiás e sabe como motivar o torcedor esmeraldino e jogadores, porém, o Verdão precisa mudar, precisa de uma nova filosofia de trabalho e principalmente de reforços.

Apesar de todas essas dificuldades, quero parabenizar o Goiás Esporte Clube, o maior e mais glorioso clube desta região! Parabéns pelos seus 72 anos!

"Onde você jogar
Eu vou de coração
Com o meu manto sagrado
Camisa do Verdão
Maior do Centro-Oeste
Nossa Torcida é show
Cantando e vibrando
Pedindo mais um gol
Sou Verdão, Sou Verdão
Sou Verdão de coração!"

Postar um comentário

0 Comentários