Faça Parte

Quanto vale o clássico 405 para o Grêmio?

Não é segredo para ninguém que a conquista de um título virou obsessão para os gremistas. E o Gauchão, que, inclusive, o Grêmio não ganha desde 2010, é uma boa oportunidade para o clube “fazer as pazes” com a torcida. Mesmo não sendo um título de grande expressão, é um começo. Não dizem que “as grandes conquistas começam com pequenas ações”?





     
O Charmoso Gauchão de 2015 será decidido em dois Gre-Nais. O primeiro jogo da decisão, o clássico 405, será domingo, às 16h, na Arena. Enquanto os tricolores preocupam-se somente com a final, colorados dividem sua atenção com a Copa Libertadores. E é justamente esse foco que é o principal trunfo dos gremistas no duelo. Se formos analisar, os últimos clássicos foram decididos nos erros dos adversários e, entrando mais focado, o time gremista tem tendência a errar menos. Os próprios jogadores falam, desde o início, que o Campeonato Gaúcho é uma Copa do Mundo para o Grêmio. Há uma gigantesca mobilização azul, preta e branca.

Além disso, muitos dirigentes estão querendo “oferecer” a conquista ao presidente multicampeão Fábio Koff, que deu entrada no hospital, na quarta-feira, com um quadro de inflamação nas vias respiratórias. O próprio executivo de Futebol, Rui Costa, se emocionou ao afirmar que o Grêmio vai buscar o título e dedicá-lo ao ex-presidente. O treinador Felipão também já se manifestou e comemorou a melhora no estado de saúde de Koff.

Falando no comandante, Felipão, ao contrário de Aguirre, já confirmou o time que vai a campo. Segundo ele, será o mesmo que venceu o Juventude. Quanto ao time do Inter, ninguém sabe se o time titular irá começar jogando (não que isso faria grande diferença, pois o time titular do co-irmão é uma incógnita).

Claro que dentro de campo tudo pode mudar. Até porque o colorado possui jogadores tecnicamente melhores. Acredito que não exista um favorito. E mesmo que existisse, o favoritismo muitas vezes acabava nem se confirmando. Todos sabemos que clássico é clássico (e vice-versa, como diria o grande pensador contemporâneo Jardel). O confronto já derrubou técnicos, já instaurou crises e também já mascarou problemas. Em resumo: o Gre-Nal consagra ou arrasa.

Todos os 30,9 mil ingressos destinados à torcida gremista já foram vendidos. Os destinados à torcida do Inter também. Espera-se que a Arena esteja lotada. Restam apenas alguns ingressos para a área da torcida mista. O espaço onde gremistas e colorados assistem juntos ao jogo já foi um sucesso quando as equipes se encontraram na primeira fase da competição, no estádio Beira-Rio. Agora, há grande expectativa para ver como se comportará a torcida mista em uma decisão. Mais um grande passo para a civilidade nos estádios.



Não querendo subestimar o adversário, tampouco tirar seus méritos de ter chegado à final, mas o Grêmio merece muito a vitória e o título. Um time totalmente desacreditado teve uma enorme evolução e conseguiu dar a volta por cima, basicamente com as peças do grupo e uma “mudança de mentalidade”. Foi de ameaçado de rebaixamento à finalista. Esperamos que os jogadores honrem o manto sagrado, a história vitoriosa do clube e a torcida, que esteve presente em peso durante todo o campeonato. É de extrema importância que o tricolor consiga abrir uma boa vantagem em casa para o segundo jogo, que será no Beira-Rio.

Janaína Wille | @janainawille
Linha de Fundo: Twitter | Facebook

Postar um comentário

0 Comentários